WikiTok: site imita TikTok e mostra feed infinito de artigos da Wikipédia

Projeto surgiu de conversa no X, foi criado em menos de duas horas com ajuda de IA e rejeita algoritmos para se manter totalmente aleatório.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado 10/02/2025 às 09:52
Resumo
  • Um novo site combina conteúdo da Wikipédia com uma interface de feed infinito e rolagem vertical, semelhante ao TikTok.
  • Chamado WikiTok, a criação de Isaac Gemal foi feita em menos de duas horas, usando IA e um código do GitHub.
  • O site não usa algoritmos de recomendação, exibindo artigos de forma totalmente aleatória.

O desenvolvedor Isaac Gemal criou um site que é uma mistura da Wikipédia com TikTok. Da primeira, vem o conteúdo, com artigos dos mais variados assuntos. Do segundo, vem a interface, com um feed infinito e rolagem vertical. Junto, tudo isso forma o WikiTok.

A cada passada de dedo ou scroll do mouse no WikiTok, surge o trecho de um novo artigo da Wikipédia, com uma imagem de fundo e link para ler mais. O site tem um botão para adicionar páginas a uma lista de favoritos e outro para compartilhar. Também é possível configurar o idioma.

Como surgiu o WikiTok?

A ideia nasceu na segunda-feira (03/02), a partir de uma publicação do desenvolvedor Tyler Angent no X (antigo Twitter), sugerindo colocar a Wikipédia inteira em uma página de rolagem infinita. O post ganhou algumas centenas de interações e chegou até Gemal.

Na terça-feira (04/02), Gemal começou a trabalhar no projeto às 0h30. Com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial, como o Claude e o Cursor, da Anthropic, ele terminou o protótipo por volta de 2 da manhã.

“A coisa toda tem só algumas centenas de linhas de código, e o Claude escreveu a maioria delas”, explicou o criador ao site Ars Technica. “A IA me ajudou a entregar tudo muito, muito rápido e aproveitar o tweet viral.”

O código do WikiTok está no GitHub, disponível para quem quiser modificar ou colaborar. A invenção usa a API da Wikipédia.

Desenvolvedor não quer algoritmo de recomendação

A navegação pelo WikiTok é completamente aleatória, sem algoritmos direcionando a navegação. Em alguns segundos, apareceram para mim os artigos sobre o município paulista de Arco-Íris, a galáxia espiral NGC 4534 e rodovia estadual 212 de Indiana. É aleatório mesmo.

Essa é uma diferença importante para o TikTok e outras redes sociais, que se destacam por ter recomendações bastante precisas sobre o que o usuário gosta — tão precisas que acabam sendo viciantes.

Gemal, porém, quer fazer diferente. “Muita gente me manda mensagem ou pede no GitHub um algoritmo maluco”, diz o desenvolvedor. “Eu tenho que bater o pé e dizer que já somos controlados por algoritmos implacáveis e sem transparência todos os dias; não dá para ter só um cantinho sem eles?”.

Com informações de Ars Technica

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.