Windows 11 passa a apagar os pontos de restauração após 60 dias
Mudança no Windows 11 24H2 define um prazo fixo para a exclusão automática de backups do sistema. Antes, período era incerto e podia variar de 10 a 90 dias.
Mudança no Windows 11 24H2 define um prazo fixo para a exclusão automática de backups do sistema. Antes, período era incerto e podia variar de 10 a 90 dias.
A Microsoft confirmou que o Windows 11 vai apagar automaticamente os pontos de restauração do sistema depois do prazo de 60 dias. A mudança vale a partir da atualização de segurança de junho, para a versão 24H2 do Windows.
A ferramenta, que funciona como uma rede de segurança ao criar backups do sistema, permite reverter o PC a um estado anterior em caso de problemas com drivers, atualizações ou instalação de aplicativos.
A nova política estabelece um prazo fixo para a criação desses pontos. Conforme apurado pelo portal Windows Latest, a Microsoft não possuía, até o momento, uma padronização clara quanto ao tempo de validade dos pontos de restauração no Windows 11.
Segundo o site, desde o lançamento do Windows 11, o tempo de vida de um ponto de restauração podia variar de apenas 10 até 90 dias em algumas máquinas.
Em sistemas operacionais mais antigos, como o Windows 10, a regra aparentemente era diferente. De acordo com a documentação citada pelo Windows Latest, o prazo padrão era de 90 dias. A redução silenciosa desse período no Windows 11 pegou muitos usuários de surpresa.
Dessa forma, a nova política de 60 dias acaba sendo uma melhoria em relação ao prazo inconsistente e frequentemente curto que vinha sendo observado. A Microsoft afirma que o limite de 60 dias será padrão para as futuras versões do Windows 11 24H2.
É importante notar que, mesmo com o novo prazo, o sistema ainda pode deletar todos os pontos de restauração caso o dispositivo esteja com pouco espaço de armazenamento livre.
Com a confirmação do prazo de 60 dias, o Windows Latest recomenda a criação manual de pontos de restauração.
Para isso, pesquise “Criar ponto de restauração” no menu Iniciar. Clique no botão “Configurar” e verifique se a proteção está ativada. Com ela ativa, clique no botão “Criar…”, dê um nome ao ponto de restauração e clique novamente em “Criar”.
Com informações do Windows Latest
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}