Windows 11: Ferramenta de Captura poderá criar GIFs da tela
Utilitário recebeu diversas melhorias, incluindo corte de vídeo, leitura de tabelas e inteligência artificial para remover partes da imagem.
Utilitário recebeu diversas melhorias, incluindo corte de vídeo, leitura de tabelas e inteligência artificial para remover partes da imagem.
A Microsoft vai acrescentar uma opção para exportar gravações de tela como GIFs animados na Ferramenta de Captura do Windows 11 (também conhecida como Snipping Tool). Até agora, só era possível criar arquivos de vídeo, no formato MP4, o que pode ser pesado demais para algumas situações.
Por enquanto, a Microsoft ainda não anunciou oficialmente a nova funcionalidade, e ela não apareceu nos registros de alterações (changelogs) das versões de teste do Windows 11. Por isso, não se sabe quando ela começará a ser liberada para os usuários.
O novo recurso foi demonstrado no X pelo usuário phantomofearth. No vídeo compartilhado, após fazer uma gravação da tela, o usuário clica no novo botão “GIF”, que aparece na barra superior da Ferramenta de Captura após gravar a tela.
First look at a new Snipping Tool feature coming soon to Windows 11: the ability to quickly create GIFs from screen recordings!
— phantomofearth 🌳 (@phantomofearth) May 22, 2025
You'll get options to export/copy the GIF, with a choice between low and high quality. This menu can also be accessed with a keyboard shortcut, Ctrl+G. pic.twitter.com/kBsvkHMDtK
O aplicativo oferece duas opções de exportação, com qualidade alta ou baixa, bem como informações sobre o arquivo a ser gerado, como tamanho, duração e taxa de quadros por segundo.
Após escolher a qualidade, a Ferramenta de Captura permite salvar ou copiar o GIF — este segundo caminho é bem prático para colar em uma conversa e enviar, por exemplo.
Apesar de ter uma qualidade de imagem inferior à de vídeos, GIFs podem ser mais leves e práticos, permitindo compartilhar informações rapidamente, como mostrar um erro ou explicar como realizar determinada tarefa.
A Microsoft tem dado uma atenção especial para seu utilitário. Recentemente, a Ferramenta de Captura ganhou a opção para selecionar o trecho desejado da gravação e cortar o restante. Na parte de imagens, o reconhecimento de caracteres agora permite copiar textos como tabelas — assim, fica mais fácil colar no Excel, por exemplo.
Outra novidade, porém, é exclusiva para PCs com a certificação Copilot+: é a “captura perfeita”, ainda em fase de testes. Ela usa inteligência artificial para selecionar elementos visuais da tela, excluindo automaticamente partes indesejadas da imagem.
Com informações do Windows Latest e do Neowin
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}