Windows 11 ganha ações de IA no Explorador de Arquivos

Função em testes libera ferramentas de edição visual e deve incluir suporte a documentos em breve, como resumos e criação de listas

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado às 13:35
Resumo
  • A Microsoft está testando atalhos para IA no Explorador de Arquivos do Windows 11, com foco em edições visuais.
  • Imagens passam a contar com recursos para ofuscar fundo e apagar objetos no Fotos, além de remoção de fundo no Paint e busca via Bing.
  • Por enquanto, a funcionalidade foi liberada em uma versão de testes voltada a desenvolvedores.
  • Neste mês, o app Configurações também recebeu um assistente de IA, que entende pedidos escritos em linguagem comum.

A Microsoft começou a incluir atalhos para inteligência artificial no Explorador de Arquivos do Windows 11. Ao clicar com o botão direito do mouse em um item, o sistema dá acesso rápido para estas ações. Por enquanto, o recurso foi liberado apenas em uma versão de testes voltada a desenvolvedores.

Inicialmente, são quatro opções, todas disponíveis somente para imagens: fazer busca visual no Bing, ofuscar o fundo e apagar objetos usando o app Fotos, e remover o fundo usando o Paint.

Segundo o Verge, a Microsoft planeja testar ações semelhantes para arquivos do Office, como resumir documentos ou criar listas. Estas tarefas, no entanto, serão limitadas a assinantes do plano comercial do Microsoft 365 com uma licença do Copilot.

Quais são as outras novidades de IA no Windows 11?

As ações de IA são a mais recente adição a uma longa lista de recursos do tipo no Windows 11. Também neste mês (maio de 2025), a Microsoft passou a testar um assistente no app Configurações, capaz de entender pedidos escritos em linguagem comum e sugerir qual alteração deve ser feita para resolver a questão.

O sistema também ganhou um atalho de teclado para falar com o Copilot, ainda em fase de testes. Com ele, basta apertar e segurar a combinação Alt + barra de espaço para conversar com a IA. O recurso serve como um substituto para o botão dedicado ao assistente, que passou a ser padrão em máquinas mais novas.

E não para por aí: PCs com a certificação Copilot+ ganharam alguns recursos exclusivos. Um deles é o Click to Do: segure o botão do Windows, selecione uma informação na tela e veja algumas tarefas que podem ser feitas usando IA. Outro é a polêmica ferramenta Recall, que “lembra” o que o usuário fez no computador e pode ajudar na hora de encontrar novamente informações.

Com informações do Verge

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.