Windows 11 prepara integração entre Android e PC parecida com Mac
Usuários poderão continuar no computador tarefas iniciadas no celular. Recurso foi demonstrado durante evento para desenvolvedores.
Usuários poderão continuar no computador tarefas iniciadas no celular. Recurso foi demonstrado durante evento para desenvolvedores.
A Microsoft desenvolve um recurso no Windows 11 que permite continuar tarefas de apps Android iniciadas no celular diretamente no PC.
A demonstração ocorreu na Build 2025, mas foi removida do vídeo oficial, indicando lançamento ainda distante.
O recurso amplia a integração do Windows com Android, complementando funções do app Vincular ao Celular.
A Microsoft está trabalhando em um recurso para continuar no Windows 11 tarefas iniciadas em aplicativos do celular. Em uma demonstração, o sistema sugere abrir o Spotify no computador, voltando ao ponto onde o usuário parou em um smartphone Android.
Nas imagens, o ícone do aplicativo aparece ao lado dos atalhos da barra de tarefas. Isso lembra o Handoff, disponível em produtos da Apple. Se você abre uma página da web no iPhone, por exemplo, o macOS mostra um ícone na dock que permite acessar aquele mesmo site no desktop.
A integração apareceu em um vídeo da empresa na Build 2025, voltado a desenvolvedores.
“Eu abro o Spotify e estou instantaneamente de volta à mesma música, agora tocando no meu PC”, explica Aakash Varshney, diretor de produto responsável pela sessão do evento. “Não preciso fazer uma busca ou começar de novo. É uma transição suave, com apenas um clique, sem interromper a música e a experiência do usuário”, completa.
Após disponibilizar o vídeo, o trecho em que a demonstração aparece foi cortado, sem maiores explicações. Isso indica que a Microsoft não quer que ele seja divulgado e pode demorar a ser liberado para testes.
De acordo com o usuário do X XenoPanther, que participa do programa Windows Insider, o WhatsApp também foi mencionado em um material de aprendizagem da Microsoft sobre a integração entre apps.
Não é a primeira vez que o Windows tenta melhorar a integração entre PC e celular. Em 2016, a Microsoft começou a desenvolver uma plataforma com o codinome Project Rome, que funcionaria com apps conectados em diferentes dispositivos, mas a iniciativa teve pouca adesão.
Outra tentativa foi com o Continuum, que funcionaria com apps unificados entre smartphone e desktop. A derrocada do Windows Phone, porém, impediu que essa ideia chegasse à maioria dos usuários.
Nos últimos anos, a Microsoft vem se aproximando do Android por meio do app Vincular ao Celular (também conhecido como Phone Link). Já é possível, por exemplo, acessar arquivos, receber notificações e responder mensagens.
Com informações do Verge e do Windows Central
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}