Windows 11 vai permitir que múltiplos apps usem a webcam ao mesmo tempo
Versões de teste do futuro Windows 11 24H2 trazem configuração para uso simultâneo da câmera do PC por mais de um aplicativo
Versões de teste do futuro Windows 11 24H2 trazem configuração para uso simultâneo da câmera do PC por mais de um aplicativo
Se você já tentou usar a webcam do seu computador Windows em mais de um aplicativo ou serviço ao mesmo tempo, deve ter percebido que só o primeiro tem acesso a ela. Felizmente, há indícios de que a próxima grande atualização do Windows 11, o pacote 24H2, vai acabar com essa limitação.
Não que seja muito comum alguém usar a webcam em aplicações simultâneas. Mas isso pode acontecer sob determinadas circunstâncias.
Ocorreu comigo recentemente. Precisei entrar em uma reunião no Google Meet, mas não conseguia acessar a webcam no serviço. Isso porque ela já estava aberta no aplicativo Câmera, do próprio Windows, que usei para ajustar a iluminação do ambiente. Só resolvi o problema fechando o app, obviamente.
Isso acontece porque o Windows 11 e versões anteriores bloqueiam o acesso à câmera enquanto ela estiver sendo acessada por outro aplicativo. Por quê? Provavelmente, o uso múltiplo da câmeras poderia causar problemas de desempenho no sistema operacional. Mas, hoje, esse tipo de limitação não faz muito sentido.
De acordo com o Windows Latest, as compilações mais recentes das versões de teste do Windows 11 24H2 trazem suporte para um modo chamado Câmera Multiaplicativo (em tradução livre), nas configurações do recurso.
Quando ativada, a opção permite que a webcam seja acessada por dois ou mais softwares ao mesmo tempo. A própria função avisa de uma limitação, porém: se habilitado, o recurso permitirá que ajustes de parâmetros como brilho sejam feitos somente nessa tela de configuração.
Por ali também há outra opção: o Modo Câmera Básica, que faz a webcam funcionar de forma simplificada para solucionar problemas com ela que não foram resolvidos por outro métodos.
Se a nova opção de configuração for mesmo liberada no Windows 11 24H2, provavelmente teremos acesso a ela em um futuro próximo. Esse pacote de atualização está previsto para ser liberado em versão final a partir de setembro de 2024.
Um pouco depois, em outubro, a Microsoft deverá liberar o polêmico Windows Recall para testes públicos.