Windows Hello não funciona no escuro? Microsoft diz que é normal

Microsoft alterou funcionamento do Windows Hello após atualização, fazendo reconhecimento facial não funcionar em ambientes escuros.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 19:02
Resumo
  • O Windows Hello passou por uma atualização e agora não permite mais o reconhecimento facial em ambientes escuros.
  • Não é um bug: a Microsoft afirma que a mudança é intencional e serve para aprimorar a segurança do sistema.
  • Alguns usuários descobriram que desativar a webcam pode permitir o uso somente de sensores de infravermelho, o que funcionaria no escuro, mas isso pode limitar outras funções da câmera.

Atualizações de software servem para corrigir falhas, melhorar ou acrescentar funções, mas há exceções. Uma delas ocorreu com o Windows Hello. Uma alteração implementada em abril no Windows fez a ferramenta de autenticação biométrica da Microsoft deixar de funcionar em ambientes escuros.

Aqui, estamos falando do modo de reconhecimento facial, não da autenticação por impressões digitais do Windows Hello. A atualização em questão impede o login pelo primeiro meio em ambientes escuros por mudar os requisitos necessários para isso, como descreve a Microsoft:

Após instalar esta atualização ou uma atualização posterior do Windows, para maior segurança, o reconhecimento facial do Windows Hello exige que câmeras coloridas vejam um rosto visível ao fazer login.

Para fazer login, o Windows Hello usava sensores de infravermelho para fazer uma mapeamento tridimensional do rosto, e isso permitia que o mecanismo de login funcionasse no computador mesmo se o usuário estivesse em uma sala sem iluminação, por exemplo.

Mas, para corrigir uma vulnerabilidade relacionada ao Windows Hello, a Microsoft passou a exigir as tais câmeras coloridas atuando em conjunto com os sensores de infravermelho no momento do login. Normalmente, essas câmeras não funcionam a contento na ausência de luz.

Eis a consequência: depois da atualização, muitos usuários perceberam que não conseguem mais fazer login no Windows Hello via reconhecimento facial em ambientes escuros, devendo digitar um PIN ou senha para esse fim.

Tem como forçar o Windows Hello a funcionar no escuro?

Até tem. Alguns usuários descobriram que, se você desativar a webcam do computador no Gerenciador de Dispositivos do sistema operacional, o Windows Hello voltará a usar somente sensores de infravermelho para fazer reconhecimento facial.

O problema é que, com a desativação, a câmera não poderá ser usada para mais nenhuma outra atividade. Isso obrigaria o usuário a ter que reativar a câmera toda vez que precisasse participar de uma reunião online via Microsoft Teams ou Zoom, por exemplo.

Resta esperar que a Microsoft implemente uma solução. Mas, até o momento, não há nenhum anúncio da companhia sobre isso, até porque a limitação é reconhecida como um efeito esperado da atualização, não como uma falha de software.

Com informações de Windows Central

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.