X bloqueia links do app de mensagens Signal em DMs e posts

Rede social de Elon Musk marca endereço como spam, atividade maliciosa ou conteúdo nocivo. Signal é usado para mensagens que demandam mais privacidade.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado 18/02/2025 às 09:33
Resumo
  • O X está bloqueando links do Signal em DMs e posts, classificando-os como spam ou conteúdo nocivo.
  • O bloqueio foi identificado pelo pesquisador Tommy Mysk e, até o momento, não há uma explicação oficial.
  • A principal suspeita é que a restrição esteja relacionada ao novo cargo de Elon Musk no Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, possivelmente para dificultar denúncias feitas de forma segura.

A rede social X (antigo Twitter) não permite que seus usuários publiquem, enviem por mensagem direta (DM) ou adicionem à biografia do perfil links com a URL signal.me. Este endereço é usado para que pessoas entrem em contato usando o aplicativo Signal.

O bloqueio foi notado no domingo (16/02) pelo pesquisador de cibersegurança Tommy Mysk e não tem uma explicação oficial até o momento, mas existe a suspeita de que seja uma forma de suprimir denúncias.

Como ocorre o bloqueio?

De acordo com Mysk e outras publicações, como Verge e TechCrunch, mensagens e publicações com links signal.me são identificadas como spam, conteúdo nocivo ou atividade maliciosa. Além disso, ao clicar em um link, o usuário é advertido com uma mensagem de que o endereço pode não ser seguro.

Links para outros domínios do Signal, como .org, .group e .link, ainda podem ser enviados ou publicados. Outros mensageiros, como o Telegram, não são afetados.

Não existe, até o momento, uma explicação oficial sobre o motivo pelo qual os links signal.me não podem ser enviados ou publicados.

O Signal é um mensageiro conhecido por sua criptografia e privacidade. Por isso, ele é uma forma de contato usada por quem quer fazer denúncias ou expor histórias para a imprensa. Bloquear os links seria uma forma de dificultar comunicações deste tipo.

Esta suspeita existe porque Elon Musk, dono do X, está no comando do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos (Doge, na sigla em inglês). O órgão fechou agências governamentais e teria demitido cerca de 10 mil funcionários públicos federais.

Mesmo assim, ainda é possível divulgar ou enviar seu nome de usuário do Signal usando o X, para que outras pessoas entrem em contato.

Qualquer que seja o motivo, não é a primeira vez que o X passa a bloquear ou esconder links. Isso já aconteceu com o Mastodon, o Threads e o Substack, concorrentes da rede social de Musk.

Com informações de TechCrunch, Verge e Bleeping Computer

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.