Xiaomi 14T é apresentado com lente da Leica e sensor da Sony

Smartphone tem estilos Leica pré-configurados e modos especiais para vídeos. O aparelho já foi homologado pela Anatel

Isabela Giantomaso
• Atualizado há 1 semana
Xiaomi 14T tem câmera tripla com lente Leica e configurações avançadas para fotos (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)
Xiaomi 14T tem câmera tripla com lente Leica e configurações avançadas para fotos (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)
Resumo
  • O Xiaomi 14T foi lançado globalmente, com foco em fotografia, por 649 euros.
  • Conta com câmera tripla Leica, sendo a principal de 50 MP, e modos fotográficos avançados.
  • Grava vídeos em 4K com HDR e possui modos Filme e Diretor.
  • Equipado com tela AMOLED de 6,67 polegadas, bateria de 5.000 mAh e carregamento rápido de 67 W.
  • Processador MediaTek Dimensity 8300 Ultra e memória RAM de 12 GB, com opções de armazenamento de 256 GB ou 512 GB.

(Direto de Berlim, na Alemanha) A Xiaomi lança globalmente nesta quinta-feira (26) o Xiaomi 14T, celular indicado para os amantes de fotografia, que sai pelo preço sugerido de 649 euros. Ele tem três lentes, quatro distâncias focais, tira fotos de até 50 megapixels e ainda conta com estilos criados pela Leica.

No Brasil, o smartphone tem preço sugerido de R$ 5.999 na versão com RAM de 12 GB e armazenamento de 512 GB, conforme divulgado pela Xiaomi em 2 de outubro.

Quais as câmeras do Xiaomi 14T?

Quem se aventura na fotografia já deve ter escutado o nome Leica, uma renomada fabricante de câmeras fotográficas e responsável pela lente mais cara do mundo. A marca assina outras linhas da Xiaomi, como a 13T e a Xiaomi 14, e agora chega a mais aparelhos para, segundo a Xiaomi, “redefinir a fotografia noturna”.

O sensor de imagem é o Sony IMX906, que funciona em conjunto com o sistema de câmera tripla, que conta com quatro distâncias focais – elas variam de 15 mm a 100 mm. A câmera principal é de 50 megapixels com abertura de f/1,7 e lente óptica Leica Summilux. A teleobjetiva também tem 50 MP, enquanto a ultra wide tem 12 MP com distância focal equivalente a 15 mm. Já a câmera frontal do 14T tira fotos de 32 MP.

Para facilitar as configurações, é possível optar pelos modos Leica Autêntico, Leica Vibrante e Leica Retrato. Assim, quem não tem familiaridade com configurações avançadas, como ajuste de ISO e abertura da lente, ainda tem chances de conseguir fotos de alta qualidade com filtros já aplicados.

Câmera principal do Xiaomi 14T tem 50 megapixels com modos Leica para filtros (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)
Câmera principal do Xiaomi 14T tem 50 megapixels com modos Leica para filtros (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

Vídeos cinematográficos

O Xiaomi 14T grava vídeos no modo Filme e no modo Diretor, que oferece ajustes mais avançados. Ainda é possível capturar vídeos em resolução 4K, com HDR e 30 fps no modo MasterCinema.

Inteligência artificial

Segundo a Xiaomi, outro destaque do 14T é a integração com ferramentas de IA avançadas pra ajudar na produtividade e criatividade do dia a dia. O smartphone já vem com o aplicativo Google Gemini instalado, além de recursos como o AI Interpreter (para conversas em idiomas diferentes), AI Notes (para anotações) e AI Recorder (para transcrições de falas). Há ainda opções para edições de imagens.

Design do Xiaomi 14T

O novo smartphone da Xiaomi tem tela CrystalRes AMOLED de 6,67 polegadas e brilho com pico de 4.000 nits. O Xiaomi 14T tem visual metálico em cinza, preto, azul e verde limão. Esta última fabricada em material de base biológica com camadas que incorporam fibra de limão e PET 100% reciclado.

Conforme já virou padrão nos smartphones premium, este aparelho da Xiaomi também possui certificação IP68 contra entrada de água e poeira.

Xiaomi 14T foi lançado globalmente nesta quinta-feira (26) em Berlim, na Alemanha (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)
Xiaomi 14T foi lançado globalmente nesta quinta-feira (26) em Berlim, na Alemanha (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

Bateria e armazenamento

Destaque de outros produtos da Xiaomi, a recarga rápida HyperCharge de 67 W marca presença no Xiaomi 14T. A bateria tem 5.000 mAh, igual ao antecessor 13T. A memória RAM é de 12 GB, com armazenamento de 256 GB ou 512 GB. O processador para segurar todo este uso – principalmente da câmera – é o MediaTek Dimensity 8300 Ultra.

Xiaomi 14T Pro e Mix Flip

Por enquanto, o 14T é o único modelo com especulações de chegar ao Brasil, já que passou por homologação da Anatel. A gigante chinesa aproveitou o lançamento na Alemanha para apresentar o Xiaomi 14T Pro e o Xiaomi Mix Flip, ambos com tecnologia fotográfica da Leica. O último tem formato dobrável para competir com o Flip da Samsung e o Razr 40 da Motorola.

Xiaomi Mix Flip não tem previsão de lançamento no Brasil (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)
Xiaomi Mix Flip não tem previsão de lançamento no Brasil (Foto: Isabela Giantomaso/Tecnoblog)

Confira a ficha técnica do Xiaomi 14T

TelaCrystalRes AMOLED de 6,67 polegadas
Câmera traseira 50 MP + 50 MP + 12 MP
Câmera frontal32 MP
ProcessadorMediaTek Dimensity 8300-Ultra
Software Android 14 + Xiaomi HyperOS
Memória RAM12 GB
Armazenamento256 GB ou 512 GB
Bateria5.000 mAh com HyperCharge 67W
Conectividade5G, Dual SIM, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4, NFC
Dimensões160,5 mm x 75,1 mm x 7,80 mm
Peso195 gramas
CoresCinza, preto, azul e verde

Isabela Giantomaso viajou para a Alemanha a convite da Xiaomi

Relacionados

Escrito por

Isabela Giantomaso

Isabela Giantomaso

Isabela Giantomaso é jornalista e trabalha com tecnologia e redes sociais há 9 anos. No Tecnoblog, atuou como Community Manager entre 2023 e 2024. Passou pelas editorias de Vida Digital e Eletrônicos no TechTudo (Globo), cobriu Política no Estadão e ficou 4 anos no Twitter cuidando dos Moments e Trending Topics. Em 2023, teve uma rápida passagem pela ByteDance, dona do TikTok.