Xiaomi anuncia versão de corridas do carro elétrico SU7
Fabricante chinesa quer bater recorde de tempo do circuito alemão de Nordschleife na categoria de sedãs elétricos, que hoje é do Porsche Taycan
Fabricante chinesa quer bater recorde de tempo do circuito alemão de Nordschleife na categoria de sedãs elétricos, que hoje é do Porsche Taycan
A Xiaomi segue investindo no ramo de carros elétricos. Meses após lançar o EV SU7, a fabricante chinesa agora anunciou o SU7 Ultra, um protótipo preparado para corridas. No anúncio feito por Lei Jun, CEO da Xiaomi, a empresa afirma que quer buscar recordes no circuito de Nordschleife, uma das pistas mais icônicas do automobilismo.
Atualmente, o recorde da categoria do SU7 Ultra (carros executivos elétricos) é de um Porsche Taycan Turbo GT adaptado para corridas. O piloto Lars Kern marcou o tempo de 7:07s55 no circuito de 20,8 km. Já o recorde de EV mais rápido na pista alemã é do Volkswagen ID.R, um protótipo de corrida, que fez uma volta em 6:05s336.
Contudo, apesar do CEO da Xiaomi revelar os planos de buscar um recorde de Nordschleife, ainda não foi anunciado quando as tentativas serão feitas — nem quem pilotará o SU7 Ultra.
O SU7 Ultra, segundo a Xiaomi, tem 1.548 cavalos de potência — mais que o dobro do SU7 Max, versão mais luxuosa e potente à venda do EV da marca. Toda essa potência vem de três motores (elétricos, óbvio), um a mais do que SU7 Max. A versão para pistas do carro faz de 0-100 km/h em 1,97 segundos e tem velocidade máxima de 350 km/h.
Sendo um protótipo e fabricado para um único objetivo, é natural faltarem algumas informações sobre o SU7 Ultra. Por exemplo, não foi comentado se o carro será vendido para o público.
O modelo base e o SU7 Max tiveram as vendas esgotadas e, segundo relatos, tem uma fila de espera de 50 mil clientes. Visto que a China tem mais de 6 milhões de milionários, não seria maluquice imaginar que o SU7 Ultra também esgotasse no país.
O SU7 Ultra também tem alterações no design. O carro é mais baixo, possui para-lamas maiores (para proteger os pneus mais largos e diminuir o arrasto), difusores na traseira, entrada de ar no capô e uma asa traseira grande — digna de GTs do Mundial de Endurance.