Xiaomi deve criar função no HyperOS 2.0 que detecta câmeras escondidas
Modo Camera Scan para rastrear câmeras ocultas pode fazer parte do HyperOS 2.0, nova versão do sistema operacional da Xiaomi baseado no Android
Modo Camera Scan para rastrear câmeras ocultas pode fazer parte do HyperOS 2.0, nova versão do sistema operacional da Xiaomi baseado no Android
A Xiaomi anunciou o HyperOS em 2023 como um sistema que substitui a interface MIUI 14. Menos de um ano depois, há rumores de que o HyperOS 2.0 já está em desenvolvimento. Um dos recursos que a nova versão deve trazer é uma função que detecta câmeras ocultas no ambiente.
O assunto tem relevância porque não são raros os relatos de pessoas que encontram câmeras escondidas em quartos de hotel, imóveis alugados via Airbnb, salas de espera ou banheiros públicos, por exemplo.
De acordo com o XiaomiTime, o HyperOS 2.0 vai ter um recurso chamado Camera Scan que “detecta câmeras escondidas para proteger a sua privacidade e a sua segurança pessoal”.
Não está claro como o novo recurso funcionará. Aparentemente, o usuário terá que abrir a ferramenta e, por meio dela, usar a câmera do celular para fazer uma varredura no ambiente. Quando o procedimento terminar, a novidade informará se sinais de alguma câmera foram encontrados.
É possível que, com o procedimento, a ferramenta tente detectar sinais de luz infravermelha que podem ser emitidos por câmeras eventualmente ocultas.
A nova função também deverá analisar a rede Wi-Fi local para identificar outros dispositivos conectados a ela que podem corresponder a câmeras ou microfones.
Somente com testes é que saberemos se o provável novo recurso da Xiaomi funcionará a contento. Se os rumores estiverem corretos, o modo Camera Scan fará parte do HyperOS 2.0, previsto para ser anunciado oficialmente em outubro de 2024. A primeira versão do HyperOS foi anunciada em outubro de 2023.
A nova versão deverá ter como base o Android 15, mas é possível que celulares não compatíveis com essa versão recebam uma variação do HyperOS 2.0 baseada no Android 14.
Contudo, ainda não há informação sobre quais smartphones da Xiaomi serão atualizados para o HyperOS 2.0, tampouco se o recurso que localiza câmeras ocultas será disponibilizado em escala global.
Para quem não quer esperar ou tem um celular de outra marca, há alguns macetes que ajudam a identificar câmeras escondidas em imóveis reservados via Airbnb ou em outros ambientes.