YouTube corrige bug que exibia vídeos em baixa resolução

Bug impedia que usuários aumentassem qualidade do vídeo para mais de 360p. Problema teve seus primeiros relatos do no dia 20 de março.

Felipe Freitas
• Atualizado às 15:30
Resumo
  • O YouTube corrigiu um bug que limitava a resolução dos vídeos a 144p e 360p, independentemente da conexão.
  • O problema surgiu em 20 de março e afetou iOS, desktop e smart TVs.
  • A plataforma não divulgou detalhes sobre a correção.

O YouTube publicou nessa segunda-feira (24/03) a correção do bug que carregava vídeos em resoluções baixas mesmo em conexões rápidas. Os relatos desse problema iniciaram no dia 20 de março. A falha afetava usuários no iOS (iPhone e iPad), desktop e smart TVs.

Em uma atualização no blog post em que reconhecia o bug, o Google apenas diz que o problema foi resolvido e os usuários verão os vídeos rodando normalmente. Assim, conseguirão visualizar os conteúdos da plataforma na maior qualidade possível caso desejem.

A empresa não deu mais detalhes sobre o problema, nem mesmo explicou se a correção já está funcionando para todos os usuários afetados ou será liberada gradualmente. A atualização do texto não informa quando a correção foi feita.

Relembre o problema com o YouTube

No dia 20 de março, usuários relataram que a plataforma não estava exibindo vídeos com qualidade superior a 360p. Apenas essa resolução e 144p funcionavam para usuários do YouTube no iPhone, iPad, desktop e smart TVs.

Conforme relatos no Reddit e outras redes sociais, ao tentar subir a qualidade para resoluções maiores, como 720p ou 1080p, o vídeo parava e ficava carregando indefinidamente, com a animação do buffering rodando sobre o player de vídeo.

O problema ocorria mesmo com usuários que estavam com sua conexão à internet funcionando perfeitamente, sem nenhuma instabilidade, e com altas velocidades. Nem todos os usuários do YouTube no desktop passaram por esse problema.

Para tentar resolver o problema, usuários assinantes do YouTube Premium poderiam baixar os vídeos na qualidade desejada. Assistir aos vídeos no Android ou no Chromecast também funcionava como solução temporária.

Felizmente, o problema com a qualidade de vídeos do YouTube ocorreu depois do Google corrigir a pane no Chromecast. Do contrário, alguns usuários seguiriam sem vídeos em alta qualidade na plataforma e sem acesso ao dispositivo do Google.

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.