YouTube libera fóruns e dublagem automática para canais
Plataforma anunciou nesta quarta novidades para criadores. Comunidades é novo espaço de interação dos youtubers com fãs e funciona como um fórum
Plataforma anunciou nesta quarta novidades para criadores. Comunidades é novo espaço de interação dos youtubers com fãs e funciona como um fórum
O YouTube anunciou nesta quarta-feira (18) novidades para os canais da plataforma. Entre essas novidades estão a criação de comunidades nos canais e opção de dublagem automática — sim, usando IA. Por falar em IA, criadores também ganharam uma ferramenta para gerar novos planos de fundo em vídeos do Shorts.
As comunidades já foram liberadas para alguns canais do YouTube. A plataforma espera liberá-la para mais criadores até o fim do ano. Com as comunidades, os youtubers terão um novo espaço para interagir com inscritos, que poderão até postar imagens — praticamente um fórum.
Como explica a plataforma, a novidade permite uma maior interação entre o canal e o seu público. Os canais podem escolher ativar ou não a comunidade em seu canal.
A dublagem automática tem a proposta de ampliar o alcance dos canais. Assim, um criador da língua portuguesa poderá ter seu conteúdo traduzido para inglês ou espanhol — por exemplo. O YouTube não detalhou quais idiomas estarão disponível neste primeiro momento.
Contudo, a plataforma já adiantou que espera ampliar a disponibilidade de idiomas nos próximos meses. Além de ampliar o alcance de criadores, essa ferramenta também pode ajudar quem está aprendendo uma nova língua.
O YouTube revelou ainda que espera lançar no futuro uma dublagem capaz de imitar a entonação do criador. Isso visa deixar a dublagem mais natural, mudando de tom quando ele deseja dar mais ênfase em alguma parte.
Antes dessa novidade o YouTube já contava com a opção de faixa de áudio. Esse recurso permite que você escolha, por exemplo, ver os vídeos do canal oficial da F1 com a narração da transmissão brasileira.
Criadores de conteúdo ganharão uma ferramenta para criar imagens de fundo no Shorts. A Tela Fantástica, assim como os recursos anteriores, já estava em teste desde o ano passado, mas agora chega de forma oficial.
O recurso usará o Veo, modelo de geração de vídeos mais recente da DeepMind. A Tela Fantástica ainda pode criar clipes de até 6 segundos para completar uma gravação.
Ainda na parte de IA, a plataforma terá um assistente para auxiliar na criação de thumbnails, títulos e roteiros.
O YouTube também liberou o Hype, uma função que permite que os espectadores impulsionem algum vídeo que eles acharam legal. O Hype só funcionará em vídeos que estão no ar a menos de 7 dias e em canais com menos de 500 mil inscritos.
No momento, é possível “hypar” apenas três vídeos por semana. Mas sim, o YouTube confirmou que pretende vender pacotes de hypes para os espectadores no futuro.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}