YouTube testa função que torna vídeos populares com ajuda dos usuários

Função Hype permite que usuários "votem" para um vídeo aparecer em destaque na seção Explorar; recurso do YouTube está em teste no Brasil

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 semanas
YouTube
YouTube (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O YouTube começou a testar uma nova forma de ajudar vídeos a se tornarem populares na plataforma. O Hype, como é chamado, é um recurso que permite ao usuário “votar” para que um vídeo apareça em destaque em Explorar e, assim, seja visto por mais pessoas.

A lógica é simples: quanto mais “hypado” um vídeo for, maiores são as chances de ele aparecer bem-posicionado na seção Em Alta, dentro da guia Explorar.

Para ajudar um vídeo por meio dessa função, o usuário precisa apenas clicar ou tocar no botão Hype, que aparece abaixo da publicação. Mas, pelo menos nesta fase de testes, há algumas limitações importantes.

Teste no Brasil, Turquia e Taiwan

Por ora, a função Hype tem aparecido somente para alguns usuários do YouTube no Brasil, Turquia e Taiwan, explica o 9to5Google. Só podem ser classificados vídeos que foram publicados nos últimos sete dias.

Além disso, só estão qualificados para o recurso vídeos de canais selecionados que tenham menos de 500 mil inscritos e seguem as diretrizes de comunidade da plataforma.

Em uma página de ajuda, o próprio YouTube relata que esse é “um novo recurso que vai ajudar criadores menores a receber apoio da comunidade e também serem descobertos por novos públicos”. Isso explica a exclusão de canais com mais de 500 mil inscritos.

Ícone do YouTube em celular Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Ícone do YouTube em celular Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como esse é um experimento, o YouTube ainda não decidiu se o Hype vai ser lançado como recurso oficial e, portanto, liberado de modo amplo. Se esse dia chegar, podemos esperar por youtubers pedindo não só likes e comentários nos vídeos, como também “hypes”.

Mas o próprio YouTube enfatiza: a função Hype só ajuda vídeos a serem destacados na área Explorar. O recurso não faz os vídeos aparecerem com destaque nas buscas ou nas sugestões para os usuários. Pelo menos não neste momento.

Este é apenas um dos recursos em teste na plataforma. Outro, talvez mais importante, é um modo que permite a usuários adicionarem alertas em vídeos com desinformação ou dados descontextualizados.

Relacionados