Como ver as informações de privacidade de aplicativos na App Store

Privacidade de aplicativos na App Store: com mais detalhes e linguagem acessível, seção indica os tipos de dados coletados

Gabrielle Lancellotti
Por
• Atualizado há 1 ano
Privacidade de aplicativos na App Store em detalhes (Imagem: Reprodução/Apple)
Privacidade de aplicativos na App Store em detalhes (Imagem: Reprodução/Apple)

As informações de privacidade dos aplicativos da App Store, da Apple, ficaram mais acessíveis. A seção “Privacidade do app”, presente na página de cada produto, busca tornar mais fácil a compreensão de quais dados do usuário são coletados e como são usados. Nesse espaço, o desenvolvedor esclarece algumas das práticas de privacidade do aplicativo. É possível ver que tipo de dados são recolhidos e quais são vinculados à sua identidade.

Como ver os dados de privacidade dos apps na App Store

  1. Abra a App Store, busque e selecione um aplicativo para download;
  2. Na página de produto do app, role a tela até a seção “Privacidade do app”, que fica logo abaixo de “Classificações e avaliações”;
  3. Toque em “Ver detalhes” para checar informações mais completas.
Seção de privacidade de aplicativos da App Store (Imagem: Reprodução/App Store)
Seção de privacidade de aplicativos da App Store (Imagem: Reprodução/App Store)

Tipos de dados: quais informações os apps podem coletar?

Veja alguns dos tipos de informações que podem ser coletadas por apps. Vale destacar que você pode gerenciar as permissões de uso de dados nos ajustes do iPhone.

Tipos de dadosQuais informações podem ser coletadas?Tipos de dadosQuais informações podem ser coletadas?
Informações de contatoNome, e-mail, número de telefone e endereço físico, por exemplo.Histórico de pesquisaInformações sobre pesquisas feitas na barra de busca do app.
Informações financeirasNúmero de cartão de pagamento, número da conta bancária, pontuação de crédito, rendimentos, etc.Dados identificadoresID da conta, nome de usuário, número do cliente; qualquer tipo de ID para identificar a pessoa ou a sua conta.
LocalizaçãoLocalização precisa ou aproximada.ID do dispositivoID para identificar o dispositivo usado.
Informações sensíveisOrientação sexual, etnia, informações sobre gravidez ou maternidade, opiniões políticas, informações genéticas, crenças religiosas e dados biométricos.Histórico de comprasCompras já feitas ou tendências de compra.
Saúde e fitnessDados de saúde e informações médicas; dados de fitness e exercícios.Dados de anúnciosAnúncios que o usuário visualizou.
ContatosLista de contatos.Dados de utilizaçãoInformações acerca da atividade do usuário no app, como dados de reprodução de música e visualização de vídeos.
Conteúdo do usuárioFotos, vídeos, gravações de voz ou som, conteúdos de e-mails e mensagens de texto, entre outros dados gerados pelo usuário.Dados de diagnósticoRegistros de falha do app, consumo de energia, e outras informações para medição de diagnósticos técnicos.

Com informações de: Apple¹, Apple² e Apple³

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre App Store na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gabrielle Lancellotti

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.

Relacionados