Os diferentes formatos de livros digitais [EPUB, MOBI e AZW]

Sua biblioteca ao alcance das mãos; o que significam e onde usar os diferentes formatos de livros digitais: EPUB, MOBI e AZW

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 11 meses
Os diferentes formatos de livros digitais EPUB, MOBI ou AZW
Os diferentes formatos de livros digitais EPUB, MOBI ou AZW (Imagem: Perfecto Capucine/Unsplash)

Pensando em adquirir um dispositivo de leitura (e-reader) e carregar menos peso no dia a dia? Decidiu o dispositivo, mas ainda não conhece os diferentes formatos de livros digitais: EPUB, MOBI e AZW? Antes de realizar uma compra, leia neste artigo e faça a escolha certa, de acordo com o dispositivo ou uso desejado.

EPUB

EPUB é um padrão aberto para e-books do International Digital Publishing Forum (IDPF) e significa publicação eletrônica. O formato é um sucessor do antigo padrão Open eBook (OED) e ganhou popularidade como um formato de e-book baseado em XML independente de fornecedor.

Pode ser lido pelo Kobo eReader, dispositivos BlackBerry, aplicativo iBooks da Apple em execução em computadores Macintosh e dispositivos iOS, aplicativo Google Play Livros em execução em dispositivos Android e iOS, Barnes & Noble Nook, Amazon Kindle Fire, Sony Reader, BeBook, Bookeen Cybook Gen3 (com firmware v2 e superior), Adobe Digital Editions, Lexcycle Stanza, FBReader, PocketBook eReader, Aldiko, o complemento do Mozilla Firefox EPUBReader, Lucifox, Okular e outros aplicativos de leitura.

Adobe Digital Editions usa o formato .epub para seus e-books, com proteção de gerenciamento de direitos digitais (DRM) fornecida por meio de seu mecanismo ADEPT proprietário. A estrutura ADEPT e os scripts foram submetidos a engenharia reversa para contornar este sistema DRM.

Existem dois tipos de EPUBs: Relowable e Install-Layout.

O Reflow-enabled EPUB é o formato usado no romance comum. Eles são chamados de “fluidos” porque não estão vinculados a um número de página específico – o texto flui por quantas páginas forem necessárias. Se você aumentar o tamanho da fonte de um EPUB otimizado, menos palavras aparecerão na tela. Portanto, é claro que o livro tem mais páginas.

O Fixed-layout EPUB é exatamente o que parece. O livro é estático, como um arquivo PDF. Tudo é definido em uma posição específica: texto, imagens, áudio, etc. Nada se move e o texto não pode ser redimensionado, portanto, esses arquivos EPUB podem ter números de página no cabeçalho ou rodapé. Um livro infantil ilustrativo, por exemplo.

MOBI

MOBI (formato de e-book Mobipocket) é o formato baseado no padrão Open eBook usando XHTML e pode incluir JavaScript e frames. Ele também suporta consultas SQL nativas para serem usadas com bancos de dados incorporados. Existe um leitor de e-book correspondente. Uma versão anterior de .MOBI é o formato .PRC, que não é mais relevante na prática.

O Mobipocket Reader possui uma biblioteca de home page. Os leitores podem adicionar páginas em branco em qualquer parte de um livro e adicionar desenhos à mão livre. Anotações – destaques, marcadores, correções, notas e desenhos – podem ser aplicadas, organizadas e recuperadas de um único local. As imagens são convertidas para o formato GIF e têm um tamanho máximo de 64K, suficiente para telefones celulares com telas pequenas, mas restritivas para gadgets mais recentes. Mobipocket Reader possui marcadores eletrônicos e um dicionário embutido.

O leitor possui um modo de tela inteira para leitura e suporte para muitos PDAs, comunicadores e smartphones. Os produtos Mobipocket suportam a maioria dos sistemas operacionais Windows, Symbian, BlackBerry e Palm, mas não a plataforma Android. Usando o WINE, o leitor funciona no Linux ou Mac OS X. Aplicativos de terceiros como Okular e FBReader também podem ser usados ​​no Linux ou Mac OS X, mas funcionam apenas com arquivos não criptografados.

O Amazon Kindle pode ler arquivos .mobi desprotegidos, assim como o aplicativo Kindle da Amazon para Windows e MacOS. A Amazon também desenvolveu um conversor de .epub para .mobi chamado KindleGen, e ele suporta o formato EPUB IDPF 1.0 e IDPF 2.0.

AZW

AZW (Amazon Kindle)

O formato AZW só é lido por dispositivos Kindle e oferece sua própria tecnologia DRM. Ele também pode ser lido em tablets e computadores desktop com um aplicativo gratuito correspondente. AZW é tecnicamente baseado no formato MOBI. Enquanto isso, há um desenvolvimento adicional com KF8 e AZW3.

AZW3 / KF8 (formato Kindle 8)

AZW3 ou também chamado de KF8 é um formato de arquivo mais recente para dispositivos mais recentes (por exemplo, Kindle Paperwhite) e é tecnicamente baseado no formato EPUB. O novo formato de eBook permite várias opções de design. Por exemplo, o texto pode ser facilmente movido para além das imagens. Mesmo representações gráficas complexas e até mesmo interações são possíveis.

Agora que você já conhece os diferentes formatos de livros digitais, já pode seguir mais leve por aí. EPUB, MOBI ou AZW: não importa a sua preferência. Leia.

Com informações: Ein Buch schreiben, Kobo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Kindle File Format na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Canal Exclusivo

Relacionados