O que é torrent?

Você sabe o que é torrent, ou como ele funciona? Explicamos o que você precisa saber antes de adotar o formato

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Imagem - definição o que é Torrent
O que é torrent? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O torrent é usado por muitas pessoas diariamente, mas poucos sabem o que ele é, como ele funciona, como (ou se) é possível usá-lo de forma legal, e se há a possibilidade de responder na Justiça por um filminho ou game pirateado no seu computador. Neste artigo, explicamos o que você precisa saber sobre o torrent, mas não tinha para quem perguntar.

1. O que é torrent?

Torrent é a extensão dos arquivos compatíveis com o protocolo de compartilhamento BitTorrent, uma tecnologia criada pela empresa também chamada BitTorrent, introduzida em 2001. Ela funciona criando uma rede P2P entre todos os usuários do protocolo, com o intuito de distribuir arquivos entre todos os usuários da rede.

Funciona assim: em um modelo de rede cliente-servidor, um computador ou servidor fica responsável por armazenar e distribuir os dados em uma rede, enquanto os usuários, ou clientes, o acessam para utilizar as informações que procuram.

A computação em nuvem nada mais é do que o modelo cliente-servidor aplicado à internet, onde o fornecedor do armazenamento atua como o repositório dos dados.

Rede baseada em servidor e modelo P2P / torrent
Modelo cliente-servidor (esq.) e modelo P2P (dir.)

No modelo P2P (de peer-to-peer, ou ponto-a-ponto), não existe um servidor dedicado, porque todos os usuários são também servidores. Cada um deles detêm os dados dos arquivos compartilhados, e ao mesmo tempo estão baixando e mantendo os arquivos disponíveis para outros na rede.

2. Como o torrent funciona?

No protocolo BitTorrent, o usuário que disponibiliza o arquivo completo na rede é o servidor original (ou seed, que é termo padrão), e os que começam a baixar os dados são os primeiros clientes (ou peers). Com o tempo, os peers começam a também enviar fragmentos dos arquivos de volta para a rede, mesmo que o download não esteja completo.

Uma vez que ele termine, o peer automaticamente se torna mais um seed, apenas enviando os dados de volta e não baixando mais nada. A lógica por trás do BitTorrent é que quanto mais seeds um arquivo tenha, mais usuários o estão disponibilizando, e logo, o download é mais rápido e eficiente.

Para usar o torrent, você precisa de:

  1. Um software BitTorrent no computador, celular Android ou navegador;
  2. O arquivo .torrent, que contém os dados do conteúdo que você deseja baixar, ou…
  3. O link Magnet, uma sequência alfanumérica disponível em alguns casos.

Para baixar um conteúdo via torrent, você pode usar o arquivo .torrent ou o link Magnet, mas não os dois para o mesmo conjunto de dados. A diferença é que com o link Magnet, você não precisa baixar nenhum arquivo adicional, e pode inclusive só clicar nele, se seu cliente BitTorrent estiver configurado para reconhecê-lo.

Por outro lado, abrir um arquivo .torrent permite que o usuário escolha quais conteúdos ele deseja baixar, o que é útil em casos de pacotes de dados muito grandes.

O que é torrent - Imagem - símbolo pirata
Cuidado com os piratas (Imagem: Mateusz Dach/ Pexels)

Sim, mas vamos por partes.

O protocolo BitTorrent foi criado para facilitar a comunicação de dados entre redes internas e externas, e é inclusive utilizado por companhias de grande porte, como o Facebook e o Twitter, para troca de arquivos entre os funcionários no ambiente de trabalho.

Há várias formas dentro da lei de usar o torrent de maneira legal, como fornecer distribuições Linux, arquivos governamentais para consulta pública, dados de acervo da internet livres de direitos autorais, compartilhar artigos acadêmicos entre universidades (desde que não os protegidos por paywalls de publicações), e muito mais.

O grande problema do BitTorrent, no entanto, é sua facilidade de uso, o que lhe permitiu se tornar uma poderosa ferramenta de pirataria. Existem inúmeros sites na internet (inclusive na Dark Web), que fornecem arquivos torrent com conteúdos protegidos dos mais diversos, como filmes, séries, games, livros, músicas, programas de computador pagos, dados sigilosos vazados por hackers… a lista é quase infinita.

O torrent é um programa legal, mas usá-lo para baixar conteúdo pirata, não é.

No Brasil, de acordo com o Artigo 184 do Código Penal, a violação de direitos autorais é crime, e pode resultar em penas de três meses a um ano de prisão, ou multa, para quem baixa ou distribui conteúdos protegidos sem lucro envolvido. Logo, pense bem antes de baixar um torrent de um filme, série ou game que acabou de sair.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre torrent na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados