Primeira falha do iPad: só carrega em Macs e tomadas [atualizado]

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 anos

O mágico tablet-que-faz-tudo da Apple foi lançado hoje. E apenas algumas horas depois do lançamento o blog Consumer Reports já reporta a primeira grande falha do gadget: ele só pode ser carregado usando o plug para tomada que vem na caixa ou ao conectar em computadores Macs. PCs rodando Windows não conseguem recarregar sua bateria. O caso é o mesmo para hubs USB.

Alguns Mac fanboys desprovidos de lógica podem argumentar que se a Apple enviou um plug para tomadas junto com o iPad, ele pode ser carregado em qualquer lugar com uma tomada, tornando o PC com Windows desnecessário. Mas esse não é o ponto. Uma grande parte dos consumidores que compraram o iPad terão apenas PCs nas suas residências. E se a bateria acabar no meio de uma sincronização com o iTunes? Os dados serão corrompidos? O que acontece quando ocorrer um pique de energia e o tablet da Apple estiver carregando? Ele corre o risco de explodir e com a força da explosão (dado o tamanho da sua bateria), acertar uma pessoa do outro lado da casa, matando-a instantaneamente? Ok, talvez o último exemplo tenha sido um pouco dramático demais, mas ainda assim.

O que nos resta é confabular sobre a possibilidade desse ser um daqueles casos “that’s not a bug, it’s a feature” (isso não é uma falha, é uma característica), em que Steve Jobs especificamente pediu aos seus engenheiros que isso fosse feito, ou se o iPad precisa de mais energia do que a fornecida por máquinas rodando Windows ou hubs USB.

Qualquer que seja o motivo, a Apple deve consertar logo essa falha ou ela corre o risco de ver vários clientes descontentes fazendo manifestações com tochas e panfletos no meio das ruas norte-americanas. Ok, novamente com o drama. Parei.

[Atualização às 21:11]: Como aponta o nosso leitor Felipe Cepriano nos comentários, um artigo na Macworld confirma que é necessário uma porta USB high-powered (que transmite mais eletricidade do que o normal) para carregar o iPad. Tais portas estão presentes nos novos Macs, mas são praticamente inexistentes em PCs. O artigo também aponta que o iPad irá carregar ao ser conectado em PCs com Windows mas apenas quando estiver desligado e bem mais lentamente do que se estivesse conectado à uma tomada. O problema é o aviso de “Not charging” (não carregando) que aparece ao ligar o aparelho. Algo me diz que essa novela só vai ser resolvida com um firmware update.

[via TUAW]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados