jobs glup

Há quase um mês o Tecnoblog noticiou que Steve Jobs, CEO da Apple, não participaria de seu tradicional keynote durante a MacWorld 2009. Eu mesmo escrevi: “ou Steve Jobs decidiu pendurar os iPods (…), ou seu estado de saúde não permite mais que ele participe desse tipo de coisa”. Parece que a pior das hipóteses se confirmou.

Mesmo depois de escrever uma carta na qual tranquilizava os funcionários e clientes da Apple de que tudo estava indo muito bem e de que o tratamento para seu distúrbio hormonal seria simples, muita gente não acreditava na história. Hoje tudo se complicou mais uma vez, a partir do momento que Steve Jobs redigiu uma nova carta, na qual informa estar se afastando da Apple até o fim de junho.

Em tradução livre, o primeiro parágrafo da carta diz o seguinte:

Eu tenho certeza que todos vocês viram na última semana minha carta compartilhando algo muito pessoal com a comunidade da Apple. Infelizmente, a curiosidade sobre minha saúde continua a ser não só uma distração para mim e minha família, mas para todos da Apple. Além disso, durante a semana passada eu tomei conhecimento de que meus problemas de saúde são mais complexos do que eu inicialmente imaginei.

Na mesma carta, Steve Jobs informa que o responsável pelas operações da Apple será Tim Cook, que já cuida de um departamento com essa finalidade e também da divisão de Mac. Ele ressalta que o conselho administrativo da Apple apóia a decisão dele.

Analisando as informações, a gente percebe que a Apple ainda não aprendeu que transparência é fundamental ao lidar com o público e a imprensa, ainda mais quando estamos falando da saúde de Steve Jobs. Quem nos garante que essa decisão já estava tomada, e que só esperaram a MacWorld passar para divulgar a carta?

Por falar em transparência, em nenhum momento a carta fala sobre o que Steve Jobs tem, quais são as expectativas dos médicos, como o tratamento será feito. Se Jobs acredita mesmo que vai simplesmente sumir do mapa e ninguém vai procurar, está enganado

A repercussão dessa história nós vamos conhecer amanhã, quando a Nasdaq abrir.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados