O IOF baixou: qual a melhor opção nesse cenário?

O Congresso Nacional derrubou o recente aumento das alíquotas do IOF. Essa é uma das razões para você abrir uma conta internacional na Nomad.

Avatar photo
Por

No final de junho, o Congresso Nacional derrubou os decretos 12.466/2025 e 12.467/2025, que aumentavam as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Essas “idas e vindas”, bem como as oscilações do dólar, fazem muita gente se perguntar se ainda vale a pena ter uma conta internacional.

Saiba desde já que a resposta é “sim”. O momento é bom para abrir esse tipo de conta. Isso porque, com a derrubada dos decretos, o IOF na compra de moeda por pessoas físicas volta de 3,5% para 1,1%. Já o IOF para investimentos no exterior, também por pessoas físicas, saiu de 1,1% e voltou a ficar em 0,38%.

Mas é importante que a sua conta internacional seja aberta em uma instituição séria e que respeita o seu dinheiro. Respeito, aqui, significa oferecer serviços financeiros de modo transparente, sem taxas abusivas ou ocultas que, como tal, podem até anular os benefícios da suspensão dos aumentos no IOF.

Nesse sentido, criar uma conta internacional na Nomad pode ser a melhor escolha, por uma série de razões. Para começar, ao se tornar cliente da Nomad, você tem acesso a uma conta baseada no dólar comercial. Já cartões de crédito ou casas de câmbio convencionais tendem a trabalhar com o dólar PTAX, que é mais caro.

Essa é uma excelente vantagem se você está se programando para fazer uma viagem internacional, seja no curto, médio ou longo prazo, ou até mesmo comprar algum produto de tecnologia no exterior. Para você ter ideia, a prática da Nomad de seguir o dólar comercial pode fazer o cliente economizar, em média, 5% em cada transação.

Para completar, cada operação de compra de dólar na Nomad é feita com uma taxa convidativa, que muitas vezes não passa de 1%. E não há cobrança de taxa de manutenção, abertura ou anuidade, de modo que você sempre saberá quanto vai gastar.

Tem mais: a conta da Nomad é totalmente digital e pode ser movimentada facilmente pelo aplicativo, o que te permite escolher o momento certo para comprar dólar e até usar a atual tendência de queda na cotação a seu favor.

Como? Você pode, como exemplo, enviar dinheiro para a sua conta na Nomad sempre que o valor do dólar cair e, assim, fazer uma reserva para a sua viagem internacional de férias sem se preocupar com um eventual aumento na conversão.

E se o IOF aumentar de novo?

O cenário político e econômico é turbulento no Brasil, razão pela qual a preocupação com um possível retorno do IOF aos patamares anteriores é pertinente. Não por acaso, a decisão do Congresso já está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal.

Mas, como a Nomad oferece vários benefícios aos seus clientes, o impacto de uma possível retomada das alíquotas do IOF pode ser atenuado.

Começa com o fato de que, além de evitar taxas abusivas de cartões de crédito, a Nomad opera com a cotação do dólar comercial e do dia, convertendo para a moeda local (não causando susto na fatura do final do mês). Os demais benefícios incluem:

  • cartão internacional aceito em mais de 35 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, sem anuidade ou taxa de ativação
  • sala VIP no Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos
  • Nomad Chip com 1 GB grátis
  • Nomad Trip, que permite buscar por voos e hospedagem
  • Café Nomad em frente ao consulado dos Estados Unidos em São Paulo (por lá, clientes Nomad podem guardar seus pertences gratuitamente)
  • Nomad Outlet, um espaço físico em Orlando com área de descanso e descontos exclusivos para clientes

Mas a Nomad é segura?

Sim, a Nomad é uma plataforma segura e confiável, por vários motivos. Um deles é o fato de a fintech ser regulada por instituições de renome internacional, a exemplo da Community Federal Savings Bank.

De modo complementar, ao abrir uma conta na Nomad, você passa a contar com a segurança e solidez de uma instituição com sede nos Estados Unidos, país que tem uma regulamentação financeira bastante robusta.

Isso explica o fato de a Nomad já contar com mais de 3 milhões de clientes, registrar ótima pontuação no Reclame Aqui e ter seus cartões aceitos em estabelecimentos de mais de 180 países.

Abra sua conta na Nomad e ganhe cashback

Existe mais um bom motivo para a abrir a sua conta internacional na Nomad: cashback. Para ter acesso a esse benefício, você só precisa aplicar o cupom TECNOBLOG.

Com esse cupom, você recebe até US$ 20 de cashback. Basta adicionar saldo em reais à sua conta e, em até 15 dias, fazer a sua primeira conversão para dólares por meio do aplicativo. O cashback cai em até um dia útil.

Baixe o app da Nomad agora mesmo e aproveite 😉

Relacionados

Escrito por

Nomad

Nomad