Por que estratégias de backup são tão importantes para as empresas

Profissionais de TI autônomos que participam do Dell Expert Network ficam por dentro das melhores soluções de backup e proteção de dados

Avatar photo
Por
• Atualizado há 1 semana
Por que estratégias de backup são tão importantes para as empresas (imagem: divulgação/Dell)
Por que estratégias de backup são tão importantes para as empresas (imagem: divulgação/Dell Technologies)

É importante que toda empresa, independentemente do porte, cuide bem de seus dados. Isso envolve adotar procedimentos e tecnologias de backup (cópia de segurança). Ao participar do programa Dell Expert Network, você pode, como profissional de TI, indicar as melhores soluções aos seus clientes.

Por que o backup é tão importante?

Porque os dados são um patrimônio do negócio. Imagine o que aconteceria se uma loja perdesse o seu banco de dados de pedidos ou o sistema de contas a pagar e receber, por exemplo. Dependendo da empresa, a perda dessas informações pode inviabilizar a continuidade das operações.

O comprometimento de dados pode acontecer por diversos motivos, entre eles:

  • falha humana, como quando alguém apaga dados importantes por engano ou execução incorreta de procedimentos;
  • ação de malwares, principalmente ransomwares, que “sequestram” dados ou sistemas;
  • ataques cibernéticos, como quando um agente externo invade um sistema e apaga ou altera os registros existentes ali;
  • falha de hardware, quando equipamentos que armazenam dados sofrem danos físicos ou apresentam defeitos.

Diante de tantos riscos, a organização deve criar uma rotina de backup que garanta não só que dados importantes para o negócio tenham cópias de segurança, como também permita acesso em tempo hábil a eles sempre que necessário.

Como implementar uma rotina de backup

A implementação de uma rotina de backup requer a análise das operações da empresa e a adoção de estratégias condizentes com elas.

Dependendo da criticidade ou dos volumes de dados a serem protegidos, bem como da velocidade com a qual eles devem ser recuperados, uma organização pode adotar soluções baseadas em servidores com capacidade de armazenamento escalável ou em appliances (equipamentos específicos para backup).

Também é importante escolher um software versátil para fazer o backup, de preferência, que tenha capacidade de automatizar essa tarefa, tecnologia de compressão de dados e suporte a deduplicação (eliminação de duplicidades de dados).

Soluções de backup Dell Technologies

Há numerosas soluções de backup no mercado. Como profissional de TI, é importante que você conheça as principais para saber qual é mais indicada para o negócio do seu cliente.

A Dell Technologies está entre as companhias que oferecem as soluções de backup mais robustas e avançadas do setor. Como participante do Dell Expert Network, você consegue se manter informado sobre elas, bem como pode receber orientações sobre implementação e utilização.

As principais soluções de backup da Dell Technologies envolvem uma combinação de servidores robustos com softwares de backup eficientes. Exemplos notáveis são os equipamentos da linha PowerProtect Data Domain. Eles foram projetados para realizar backups e restaurações rápidas, e oferecerem recursos de segurança.

Linha PowerProtect Data Domain (imagem: reprodução/Dell Technologies)
Linha PowerProtect Data Domain (imagem: reprodução/Dell Technologies)

Para você ter ideia, a geração mais atual da linha PowerProtect Data Domain oferece backups até 38% mais rápidos, reduz o consumo de energia em até 11% e implementa várias camadas de segurança Zero Trust para garantir a integridade dos dados.

As capacidades de armazenamento útil podem ir de 1 terabyte a 1,5 petabyte em um único rack, o que deixa claro que as soluções PowerProtect Data Domain atendem a demandas de backups de organizações de todos os portes. Para completar, esses equipamentos são compatíveis com os principais softwares de backup do mercado.

Para as empresas que preferirem, um sistema de backup também pode ser baseado em servidores Dell Technologies. Um bom ponto de partida para isso é a linha de servidores PowerEdge R550, que suporta grande capacidade de armazenamento local de dados.

Uma grande vantagem das soluções de servidores Dell Technologies é que elas são flexíveis, ou seja, podem ser dimensionadas de acordo com a necessidade do cliente.

Servidor Rack PowerEdge R550 (imagem: divulgação/Dell Technologies)
Servidor Rack PowerEdge R550 (imagem: divulgação/Dell Technologies)

Participe do Dell Expert Network

O Dell Expert Network é um programa de relacionamento criado pela Dell Technologies para ajudar profissionais de TI autônomos a gerar negócios. Como participante, você terá acesso a consultorias gratuitas e personalizadas com um gerente de contas da companhia.

O profissional de TI participante também pode ter acesso a treinamentos e informações sobre produtos Dell Technologies, incluindo a ampla variedade de soluções de backup da marca.

Tem mais. As indicações de soluções Dell Technologies convertidas em vendas geram pontos para o profissional de TI que podem ser trocados por notebooks, desktops, monitores, mochilas e outros produtos.

Conheça mais detalhes do Dell Expert Network e cadastre-se gratuitamente. Se você for elegível para o programa, um gerente da Dell Technologies entrará em contato para concluir a sua inscrição.

Relacionados

A Dell Technologies e o respectivo grupo de empresas ("Dell") gostariam de manter contato e lhe enviar atualizações sobre produtos, serviços, soluções, propostas exclusivas e eventos especiais. Para obter mais detalhes sobre as nossas práticas de informações, leia a nossa Declaração de Privacidade. Você pode anular a inscrição a qualquer momento. Aqui você encontra mais informações sobre a Dell Technologies e seu grupo de empresas.