Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

10 dicas do WhatsApp para ONGs e governos locais

WhatsApp para ONGs; versão business do app tem recursos extras para compartilhar mais informações sobre prestação de serviços

Gabrielle Lancellotti

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Whatsapp, para organizações sem fins lucrativos (ONGs) e governos locais, pode ser uma alternativa para manter a comunicação com a população, durante a pandemia da COVID-19 — doença causada pelo novo coronavírus.

WhatsApp/Pixabay/Gerd Altmann

O fechamento provisório de setores comerciais, devido a necessidade de isolamento social para impedir a transmissão do vírus, traz prejuízos a muitos trabalhadores.

A vulnerabilidade social e financeira de algumas pessoas pode ser intensificada, durante o período de quarentena. Contexto que aumenta as demandas de atendimento das ONGs e que requer a atenção e a ação das instituições governamentais.

WhatsApp para ONGs e governos locais [Dicas]

1. Crie uma conta no WhatsApp Business

O WhatsApp Business é pensado para atender às necessidades de pequenas empresas. Por isso, essa versão do mensageiro tem ferramentas adicionais, em comparação ao app “tradicional” — como as respostas rápidas e a possibilidade de criar um catálogo que exibe seus produtos ou serviços.

Esses recursos extras contribuem para a organização das informações e para a otimização do tempo de atendimento de quem está prestando algum serviço. Sendo assim, o uso do app também é adequado para ser um canal de comunicação com o público, no caso das ONGs e instituições governamentais, por exemplo.

2. Apresente sua organização

No perfil comercial do mensageiro, é possível adicionar um texto explicativo, indicando as causas defendidas pela sua organização, a localização física da sede da instituição, site oficial e horários de atendimentos presenciais.

WhatsApp para ONGs: perfil informativo/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

3. Informe seus serviços

O recurso de catálogo, uma espécie de vitrine virtual, pode ser usado para descrever os tipos de serviços oferecidos à comunidade — como ajuda humanitária, aconselhamentos, programas locais de educação sanitária e assistência médica emergencial em parceria com outras instituições.

WhatsApp para ONGs: catálogo de serviços/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

4. Compartilhe conteúdos educativos

O status do aplicativo pode ser aproveitado para compartilhar dicas de como evitar a disseminação do novo coronavírus. Nesse espaço são permitidos vídeos, fotos e textos informativos, que permanecem visíveis por 24 horas.

WhatsApp Business: status/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

5. Responda à perguntas frequentes rapidamente

A versão do app para empresas oferece o recurso de respostas rápidas. Ou seja, é permitido criar atalhos para as mensagens que são enviadas mais vezes.

Também é possível organizá-las em formato de lista, com base em palavras-chave e frequência de uso. Com essa ferramenta, dúvidas repetidas podem ser respondidas com mais agilidade.

WhatsApp Business: respostas rápidas/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

6. Crie um link curto para divulgar seu canal

O link curto, compartilhado por e-mail ou disponível nos perfis do Facebook e do Instagram, pode ser usado para começar uma conversa com você.

Também é possível ativar e configurar uma mensagem padrão para esse recurso. Ou seja, ao clicar e abrir o seu link, as pessoas podem enviar mensagens padrão preestabelecidas.

WhatsApp Business: link curto/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

7.  Informe quando estará disponível

Em períodos de muita demanda, atendimentos via WhatsApp podem não ser uma prioridade. Sendo assim, é possível configurar uma mensagem de ausência automática para informar quando a organização estará disponível para atendimentos e responder possíveis dúvidas, novamente.

WhatsApp Business: mensagem de ausência/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

8. Faça videochamadas com a sua equipe

A comunicação interna — entre a equipe de trabalho — pode ser feita por meio de chamadas de vídeo em grupo. Vale destacar que até 8 pessoas podem participar das videochamadas feitas pelo aplicativo de mensagens.

WhatsApp: chamadas de vídeo em grupo/Reprodução

9. Aumente a segurança

Com o fluxo intenso de arquivos importantes no mensageiro, adicionar uma camada extra de segurança é recomendável. O bloqueio por impressão digital, no celular, é uma opção para evitar que terceiros tenham acesso ao app.

Esse recurso ainda permite selecionar um intervalo de tempo para que a autenticação por impressão digital seja solicitada novamente.

Bloqueio WhatsApp Impressao Digital

10. Use a versão do aplicativo para PC

A interface do WhatsApp Web pode ser mais prática para gerenciar um alto volume de mensagens. Sem contar que, caso já esteja trabalhando pelo computador, é mais fácil fazer todas as tarefas em um só lugar.

WhatsApp Web QR Code/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

Com informações de: WhatsApp