10 documentários imperdíveis para ver no Amazon Prime Video

De One Child Nation a Mussum: Um Filme do Cacildis, veja uma lista de documentário nacionais e gringos, disponíveis no Amazon Prime Video

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
10 documentários imperdíveis para ver no Amazon Prime Video / Prime Video / Divulgação
One Child Nation (Imagem: Divulgação / Amazon Prime Video)

Para quem gosta de histórias reais, o catálogo do Amazon Prime Video tem ótimas opções. Tanto longa-metragens quanto séries documentais estão disponíveis no streaming, que conta, inclusive, com produções originais do gênero. Para te poupar de ficar navegando pela plataforma, listamos 10 documentários incríveis para assistir no Amazon Prime Video que merecem a sua atenção. Confira nossas indicações e prepare a pipoca!

1. O Último Narc

Série documental original do Prime Video, O Último Narc mostra em detalhes a investigação comandada por Hector Berrellez a respeito do crime cometido contra Enrique “Kiki” Camarena, em 1985. Agente do DEA, a divisão antidrogas dos EUA, Camarena foi sequestrado, torturado e morto pelos traficantes mexicanos, tendo sua história revelada ao mundo apenas 35 anos depois de seu assassinato.

2. Mussum: Um Filme do Cacildis

Documentário sobre uma figura lendária da TV brasileira, Mussum: Um Filme do Cacildis se debruça sobre a carreira do artista Mussum, que começou como vocalista do grupo Os Originais do Samba e fez muito sucesso no país com o humorístico Os Trapalhões. Narrado por Lázaro Ramos e feito por meio de entrevistas e imagens de arquivo, o título relembra também sua vida pessoal e sua personalidade tão marcante, que o mantém até hoje como um ícone pop, mesmo após mais de vinte anos de sua morte.

3 More Than a Game

Um presente para quem é apaixonado por basquete, More Than a Game é uma produção sobre a história de ascensão da estrela da NBA, LeBron James, e outros quatro jovens esportistas, Dru Joyce III, Romeo Travis, Sian Cotton e Willie McGee. Mostrando sua trajetória nas quadras desde a infância, o documentário mostra como juntos e apoiados por seu treinador, os amigos conseguiram levar a equipe de Ohio até o topo do basquete juvenil nos EUA.

4. One Child Nation

Mais um documentário original do Amazon Prime Video, One Child Nation mostra as consequências sociais da política de filho único implementada na China. Em vigor entre 1979 e 2015 devido ao aumento populacional, essa lei proibia casais chineses de terem mais de um filho, sob o risco de receberem vultuosas multas. Uma imposição que levou a inúmeros abortos, crianças abandonadas e desequilíbrio de gênero na população.

5. Gleason

Lançado no Festival de Cinema de Sundance, Gleason é um longa-metragem sobre o ex-jogador de futebol americano Steve Gleason, que aos 34 anos descobriu ser portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que possui uma expetativa de vida de 2 a 5 anos. Às vésperas de ser pai e como registro para seu filho, Gleason gravou desde o diagnóstico até momentos diários de sua luta, dando origem a este documentário que cobre os cinco primeiros anos de progresso da doença.

6. Cidade Cinza

https://www.youtube.com/watch?v=svFLNSQevag

Produção brasileira de 2013, Cidade Cinza gira em torno dos grafiteiros Os Gêmeos, Nunca e Nina e do trabalho por eles realizados nas ruas de São Paulo. Analisando sua influência e prestígio fora do país – e, em contrapartida, sua falta de valorização na época em território nacional -, o documentário parte da ação tomada em 2008 pela Prefeitura de São Paulo, em que diversas obras dos artistas foram apagadas em prol de uma suposta limpeza urbana, e mostra a repintura de um desses enormes murais.

7. Humano – Uma viagem pela vida

Dirigido pelo ativista ambiental e fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, Humano – Uma viagem pela vida é uma extensa reflexão sobre algumas das grandes questões do mundo – como as guerras, a desigualdade social, o amor e o preconceito -, vistas através dos olhos de mais de duas mil pessoas, vindas de 60 países. Por meio de relatos de indivíduos que vão desde trabalhadores fabris, até refugiados, aborígenes e soldados, o documentário mostra a diversidade de culturas e entendimentos da natureza humana. Tudo isso, tendo como pano de fundo paisagens assustadoras e belíssimas.

8. False Confessions

Título que não podia faltar em uma lista de documentários para ver no Amazon Prime Video, False Confessions segue a luta da advogada de defesa Jane Fisher-Byrialsen contra o uso de táticas de interrogatório criminal, que, mesmo dentro da lei, manipulam inocentes a confessarem crimes que não cometeram. Seguindo quatro casos nos quais a advogada está envolvida e mostrando como funcionam as estratégias policiais nessas ocorrências, o documentário mostra também o impacto devastador dessas ações na vida dos condenados.

9. Time

Indicado ao Oscar 2021 de Melhor Documentário, Time foi premiado no Festival de Cinema Sundance. O título gira em torno de Fox Rich, a matriarca de uma família de seis filhos, que após cumprir pouco mais de três anos de prisão, luta agora para ver seu marido sair detrás das grades, após ser condenado há 60 anos de encarceramento devido a um assalto a banco à mão armada.

10. Rich Hill

Vencedor do Grande Prêmio do Júri em Sundance, Rich Hill é um documentário tocante sobre a vida de três garotos. Moradores de uma cidade que entrou em profunda depressão econômica devido à escassez do carvão, os garotos vivem em um lugar esquecido pelo mundo, em meio a pobreza e problemas familiares, tentando não perder sua doçura e nem os sonhos que os movem.

E você, recomenda outros documentários para assistir no Amazon Prime Video? Compartilhe com a gente os seus favoritos!

Receba mais sobre Prime Video na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados