10 jogos do 007 nos consoles e PCs

O icônico Bond, James Bond, já participou de muitos jogos em sua carreira como o agente secreto 007; conheça 10 títulos diferentes

Ricardo Syozi
Por

Enfrentar vilões em nome da rainha da Inglaterra não é uma tarefa para muitos. Porém, James Bond consegue fazê-lo em grande estilo. O personagem criado pelo autor Ian Fleming faz parte da história da cultura pop há muitas décadas, aparecendo em filmes, livros e, por quê não, nos games. Na lista a seguir você vai conferir 10 jogos do 007 lançados para consoles e PCs. Será que o seu favorito vai aparecer?

007 jogos
Pode apostar que GoldenEye 007 está na lista (Imagem: Divulgação)

1. 007: License to Kill

Licence to Kill
O primeiro nível de Licence to Kill (Imagem: YouTube / AL82 Retrogaming Longplays)

Desenvolvido para os computadores da época, esse game segue boa parte da narrativa do filme de mesmo nome. A jogabilidade traz uma visão aérea da ação, com 007 enfrentando os inimigos a pé, nadando e dentro de veículos como helicópteros e carros. Ao todo são seis fases similares, mas que oferecem muita ação para fãs do filme e do gênero de jogos de tiro. Mesmo sendo curto, vale a conferida.

  • Ano de lançamento: 1989
  • Plataformas: DOS, Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, BBC Micro, Commodore 64, MSX, ZX Spectrum

2. James Bond 007: The Duel

James Bond the Duel
Tela inicial da versão de Master System do game (Imagem: YouTube / World of Longplay)

Com uma jogabilidade que mistura plataforma com run ‘n gun em 2D, essa aventura do agente secreto tem como foco os filmes com o ator Timothy Dalton. São cinco fases que passam pelo Caribe e por florestas densas. O herói precisa resgatar pessoas e ainda armar uma bomba para derrubar os vilões. Os gráficos são típicos para a época, porém com pouco destaque em comparação a outros jogos dos consoles da Sega.

  • Ano de lançamento: 1993
  • Plataformas: Master System, Game Gear, Mega Drive

3. GoldenEye 007

GoldenEye 007
Famosa capa do filme e do jogo (Imagem: Divulgação)

Provavelmente o maior clássico dessa lista. Para quem viveu na década de 90, não tinha como não curtir uma jogatina multiplayer de quatro jogadores nesse jogão. Estratégias e muita ação eram garantidas no console da Nintendo, com cada pessoa se divertindo com seu personagem favorito da franquia de James Bond.

Além disso, a campanha é envolvente, trazendo vários momentos marcantes do longa-metragem com Pierce Brosnan. Falando nisso, vale conhecer melhor toda a cronologia dos filmes do 007.

  • Ano de lançamento: 1997
  • Plataformas: Nintendo 64

4. 007 Racing

007 jogos
Tela do jogo de PlayStation 1 (Imagem: YouTube / Longplay Archive)

Saindo da jogabilidade mais clássica da franquia, 007 Racing foi feito para os entusiastas pelos carros que o agente secreto dirige nos filmes. Toda a aventura traz vários veículos famosos como o Aston Martin DB5, o BMW Z3, o Lotus Esprit, entre outros. Durante cada missão, James Bond pode fazer uso de um extenso arsenal de armas para derrubar os carros inimigos. Sem dúvida, um dos jogos do 007 mais diferentes dessa lista.

  • Ano de lançamento: 2000
  • Plataformas: PlayStation 1

5. Nightfire

007 Nightfire
Mais um jogo em primeira pessoa de James Bond (Imagem: YouTube / Aberukun)

Trazendo de volta o estilo em primeira pessoa que fez tanto sucesso nos jogos da franquia, Nightfire tem uma história original feita especialmente para o game. Além das partes em FPS, a aventura também oferece estágios nos quais Bond pilota alguns carros. Com 12 fases no total, esta não é uma obra inesquecível, mas consegue divertir o tempo todo, especialmente os fãs da geração do Nintendo 64.

  • Ano de lançamento: 2002
  • Plataformas: PlayStation 2, Nintendo GameCube, Game Boy Advance, Microsoft Windows, macOS, Xbox

6. Everything or Nothing

YouTube video

Com uma certa necessidade de mudar a cara dos jogos do 007 que estavam ficando muito semelhantes entre si, a Electronic Arts decidiu criar uma história original e usar atores famosos nessa empreitada. Em Everything or Nothing, jogamos com a personificação de Pierce Brosnan no papel do agente do MI6.

A jogabilidade é em terceira pessoa, cheia de momentos de ação e desafios incríveis. As 29 missões levam o protagonista a locais como Rússia, Peru e Egito. O game recebeu um poderoso marketing na época, figurando em todas as revistas e sites. Dessa forma, acabou sendo um grande sucesso de crítica e vendas.

  • Ano de lançamento: 2003
  • Plataformas: PlayStation 2, Nintendo GameCube, Game Boy Advance, Xbox

7. GoldenEye: Rogue Agent

YouTube video

Eu admito, estou trapaceando neste aqui. GoldenEye: Rogue Agent não tem James Bond como protagonista, mas sim um ex-agente da MI6 que passa a trabalhar com o vilão Auric Goldfinger. A partir daí, o jogador recebe habilidades únicas a partir de seu olho mecânico, enquanto enfrenta muitos inimigos icônicos de 007.

Toda a jornada ocorre em primeira pessoa em vários estágios repletos de inimigos e ação. A minha parte favorita é a ambiguidade de jogar como um anti-herói, ao lado de um importante vilão enfrentando outros importantes vilões.

  • Ano de lançamento: 2004
  • Plataformas: PlayStation 2, Nintendo GameCube, Xbox, Nintendo DS

8. From Russia With Love

YouTube video

Uma grata surpresa, este jogo foi totalmente baseado no longa-metragem homônimo de 1963 estrelando Sean Connery. A jogabilidade é similar a Everything or Nothing, trazendo fases com veículos e ainda com Bond usando um jet pack para voar por alguns cenários.

A melhor parte é que o grande ator escocês fez toda a voz do protagonista, dando um charme especial ao jogo.

  • Ano de lançamento: 2005
  • Plataformas: PlayStation 2, PSP, Nintendo GameCube, Xbox

9. Quantum of Solace

YouTube video

Com partes da narrativa dos filmes Casino Royale e Quantum of Solace, este jogo do 007 foi o primeiro da franquia a ser publicado pela Activision. Nos consoles em HD, o game é um FPS, enquanto nas versões de Nintendo DS e PS2, ele traz uma jogabilidade em terceira pessoa. Mesmo não sendo considerado uma obra de sucesso, o título oferece bons momentos para quem gostou dos dois filmes.

  • Ano de lançamento: 2008
  • Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 2, Microsoft Windows, Xbox 360, Wii, Nintendo DS

10. Blood Stone

YouTube video

Se passando entre os longas Quantum of Solace e Skyfall, Blood Stone é um jogo que traz uma narrativa própria e que se conecta com todo o universo de filmes com o ator Daniel Craig. Sua jogabilidade é em terceira pessoa na qual muitos equipamentos famosos do personagem acabam surgindo.

A temática mais séria e realista dos filmes é mantida, oferecendo inúmeros momentos de violência e drama durante os sete locais da aventura de Bond, James Bond.

  • Ano de lançamento: 2010
  • Plataformas: PlayStation 3, Microsoft Windows, Xbox 360, Nintendo DS

Deu para notar que a lista seguiu uma ordem cronológica, sendo assim acabei conseguindo manter uma variedade do começo ao fim. Qual desses jogos do 007 você já jogou? Não deixe de participar da comunidade do Tecnoblog com a sua opinião!

Com informações: James Bond Fandom.

Ricardo Syozi

Repórter

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Relacionados

Relacionados