10 jogos exclusivos indispensáveis para PlayStation 4

Confira alguns dos melhores jogos de Playstation 4 em uma lista composta por Horizon Zero Dawn, The Last of Us entre outros títulos de peso

André Leonardo
Por

O PlayStation 4 foi um sucesso para a Sony na oitava geração de consoles. Contudo, isso aconteceu principalmente devido aos títulos desenvolvidos com exclusividade para o console e que posteriormente chegaram ao PC. Conheça uma lista com 10 dos melhores jogos exclusivos para PlayStation 4.

The Last of US Part II sai por R$ 200 (Imagem: Sony)
The Last of Us Part II (Imagem: Reprodução/ Naughty Dog)

A exclusividade citada no texto é relacionada aos consoles, pois a Sony segue com a estratégia de lançar seus games nos PCs, após o lançamento no Playstation como aconteceu com God of War, Marvel’s Spider-Man e Horizon Zero Dawn.

A lista é focada em jogos exclusivos para consoles, embora certos games tenham recebido versões para PC. Alguns nomes de sucesso como Call of Duty e Red Dead Redemption 2 ficaram de fora por serem multiplataforma. Remasters e remakes também não entraram na lista, afinal a ideia era apresentar títulos novos.

Sim, foi triste ter que cortar as versões de The Last of Us e Shadow of the Colossus para PS4, mas precisamos seguir algumas regras.

10. Concrete Genie

Concrete Genie (Imagem: Divulgação/PixelOpus/Sony Interactive Entertainment)
Concrete Genie (Imagem: Divulgação/PixelOpus/Sony Interactive Entertainment)

Concrete Genie coloca o jogador no papel de Ash, um garoto talentoso com desenhos que sofre bullying e mora em uma cidade decadente. Ao parar em um farol misterioso, Ash recebe a habilidade de dar vida aos monstros de sua imaginação através de um pincel mágico. 

Os monstros, chamados Genies usam elementos como fogo e eletricidade para ajudar Ash a resolver quebra-cabeças e trazer a harmonia de volta à cidade. Apesar de curto, Concrete Genie é uma experiência interessante e diferente por tratar de temas como abandono e isolamento. Além disso, é uma boa opção para fugir dos jogos mais mainstream.

9. Infamous Second Son

Melhores jogos playstation 4 imagem infamous second son
inFamous: Second Son (Imagem: Divulgação/ Sucker Punch)

Infamous Second Son é o terceiro game da série desenvolvida pela Sucker Punch. O jogo tem como protagonista, o jovem Delsin Rowe.

Diferente de Cole, o antigo protagonista que contava com poderes bem definidos baseados em eletricidade, fogo e gelo, Delsin consegue copiar as habilidades de outros personagens, sendo basicamente uma esponja de poder e trazendo um ar de novidade para a franquia.

8. Street Fighter V

Como jogar Street Fighter V
Ryu em Street Fighter V (Imagem: Divulgação/Capcom)

A lista não poderia ficar sem um jogo de luta. Street Fighter V ocupa essa posição. 

Apesar do lançamento conturbado, com falta de conteúdo e problemas no modo online. A Capcom fez atualizações que deixaram o título mais completo, como a inclusão do modo arcade (que deveria estar presente desde o início), modo campanha, melhorias na conexão do modo online, mais lutadores e um maior equilíbrio entre todos os personagens.

Atualmente o título se encontra completo e oferece uma experiência de qualidade para quem gosta de umas lutinhas.

7. Marvel’s Spider-Man

Marvel's Spider-Man / PS4 / PS4 ou Xbox One
Marvel’s Spider-Man (Imagem: Reprodução/ Insomniac Games)

O Homem-Aranha talvez seja um dos poucos heróis que contam com número grande de jogos de qualidade. Marvel’s Spider-Man é uma aventura em mundo aberto, divertida, com boa duração, um sistema de combate que lembra os games da série Batman Arkham

A atmosfera e o roteiro se assemelham aos atuais filmes da Marvel, o que pode ganhar rapidamente a simpatia dos jogadores. O jogo recebeu uma expansão de muita qualidade com o jovem Miles Morales como protagonista que também merece a sua atenção. Se precisar de uma ajudinha, você pode conferir o guia com dicas de Marvel’s Spider-Man.

6. Bloodborne

Melhores jogos playstation 4 imagem Bloodborne
Bloodborne é um dos melhores jogos de playstation 4 (Imagem: From Software/ Divulgação)

Bloodborne foi o lançado pela FromSoftware em 2015 e por mais que o título tenha influências de jogos como Dark Souls e Demon’s Souls, sua estrutura funciona de forma diferente, principalmente devido à jogabilidade mais ágil e o uso de armas de fogo. Contudo, assim como na série “souls”, prepare-se para morrer bastante, pois o game é desafiador.

Apesar disso, o jogo é justo e oferece ferramentas para que o jogador consiga avançar, como as armas que contam com duas formas de combate e habilidades desbloqueáveis. Embora Bloodborne tenha um início difícil, o título se torna recompensador quando você entende suas mecânicas. 

5. Uncharted 4: A Thief’s End

Imagem Capa Uncharted 4
Uncharted 4: A Thief’s End (Imagem: Divulgação/ Playstation)

O último capítulo da série protagonizado por Nathan Drake oferece uma aventura maior e mais ambiciosa do que os demais títulos da saga. Os cenários são maiores, com espaço para exploração e também mais variações estratégicas, gerando a possibilidade de jogar de maneira mais agressiva ou furtiva.

O jogo conta com um modo cooperativo online com chefes desafiadores e um modo competitivo com níveis que garantem combates rápidos e com muita ação.

Para quem ficou curioso, também temos um artigo ranqueando todos os jogos da franquia para você saber qual é o melhor Uncharted.

4. Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima
Ghost of Tsushima (Imagem: Divulgação/ Sucker Punch)

Em Ghost of Tsushima controlamos Jin, um samurai que luta para defender a ilha de Tsushima contra a invasão mongol. 

Apesar de usar a fórmula de jogos de mundo aberto com muitas missões, em Ghost of Tsushima os elementos funcionam de forma orgânica, sem dar impressão que o conteúdo está lá apenas para deixar o jogo maior.

O sistema de combate faz uma boa mistura entre habilidades de luta com espadas características de um samurai, com uso de ferramentas e habilidades especiais que garantem ao guerreiro um belo arsenal para acabar com adversários.

O game recebeu um modo online cooperativo para até quatro jogadores, mais focado no lado fantasioso da trama em que é possível jogar com quatro classes diferentes de personagens. Se quiser saber um pouco mais sobre o jogo, nós temos um review de Ghost of Tsushima.

3. Horizon Zero Dawn

Melhores jogos playstation 4 imagem Horizon Zero dawn
Horizon Zero Dawn também está entre os melhores jogos de Playstation 4 (Imagem: Reprodução/ Guerrilla Games)

Em Horizon Zero Dawn controlamos Aloy, uma jovem de origem misteriosa vivendo em um mundo pós-apocalíptico em que máquinas que parecem animais dominam a superfície do planeta. 

O game mistura elementos de RPG, aventura e ação em um mundo aberto sobre os destroços da civilização. Conforme avança no jogo, Aloy descobre o que levou a sociedade ao colapso. Ao ganhar mais habilidades a protagonista fica apta a enfrentar todo tipo de máquina. 

A variedade de armas como lançadores de cordas, que diminuem a mobilidade dos inimigos, e flechas que, destroem pontos específicos dos alvos, ajudam a compor o arsenal para combates, quais envolvem não apenas máquinas, mas também humanos. 

Se precisar de uma ajuda para começar, nós temos um guia com dicas de Horizon Zero Dawn. O jogo recebeu uma sequência chamada Horizon Forbidden West lançada em fevereiro de 2022.

2. God of War

Melhores jogos playstation 4 imagem Kratos God of War
Kratos e Atreus em God of War (Imagem: Reprodução / Santa Monica Studio)

God of War lançado em 2018, pode ser encarado como uma sequência e um reboot para a franquia. Afinal, a mitologia nórdica é outro universo, mas Kratos traz consigo todas as lembranças dos fatos ocorridos na Grécia em que ele basicamente aniquilou os maiores deuses. 

O novo título mostra o amadurecimento do espartano, que não é mais aquele homem raivoso e sedento por vingança. O protagonista, mesmo envolvido em uma situação caótica, procura fazer com que seu filho seja alguém melhor do que ele. Você pode entender melhor a história do game neste texto sobre a cronologia de God of War.

Entretanto, não pense que o jogo ficou chato. Apesar da premissa madura, God of War segue com seus combates violentos em que Kratos conta com a ajuda de seu filho para derrotar todo tipo de inimigo. 

O jogo extrai o máximo das capacidades do PS4 com seus cenários detalhados com muitos pontos de exploração e missões opcionais. Os combates são ligeiramente diferentes dos jogos clássicos, mas podem ser bem criativos quando você aprende a utilizar o machado de Kratos e suas habilidades.

1. The Last of Us Part II 

Melhores jogos playstation 4 imagem Ellie The Last of Us Part II
Ellie em The Last of Us Part II (Imagem: Reprodução/ Naughty Dog)

Apesar de ser um título bastante divisivo entre os fãs por tratar de temas como luto e vingança, as jornadas de Ellie e Abby são tecnicamente impressionantes e contam com uma narrativa instigante e bem construída. 

Nos aspectos de jogabilidade, o game tem ambientes maiores que garantem não apenas mais possibilidades de exploração, mas ajudam a tornar a atmosfera mais densa, com muitos detalhes da história sendo perceptíveis para olhares atentos.

O sistema de criação de itens foi aprimorado, novas e perigosas criaturas surgiram, assim como novas ameaças pelo lado dos humanos.

The Last of Us Part II é um dos melhores jogos exclusivos do PlayStation 4 e merece ser jogado. Aqui você pode conferir a análise do game e um guia de estratégias para The Last of Us Part II.

Essa lista pode ser alterada (ou aumentada) no futuro com os lançamentos de Horizon Forbidden West e God of War Ragnarok, já que ambos têm potencial para superarem seus antecessores e fazerem parte do hall dos melhores jogos de Playstation 4. Contudo, vamos esperar para ver o que o futuro revela.

A ordem da lista não está relacionada com a qualidade dos jogos. Aproveite os comentários para deixar a sua versão da lista.

André Leonardo

Analista de Conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo antes de entrar para o Tecnoblog, em 2020. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados

Relacionados