10 recursos do Mac OS que talvez você não conheça

Rodrigo Muniz
Por

Todo sistema que se preze, com interface gráfica ou não, tem seus recursos para usuários avançados que gostam de atalhos para algumas ações do dia-a-dia (ou mesmo coisas simples para impressionar os amigos). Aqui vai uma lista com dez dicas para o Mac OS X.

Calculadora no Spotlight

Para fazer cálculos básicos você não precisa abrir a calculadora do Mac, é só digitar diretamente no campo de busca do Spotlight. Sempre lá no canto direito superior da tela.

Zoom em imagens no Quick Look

Clique para ampliar

O Quick Look é definitivamente o recurso que mais sinto falta quando estou em outro sistema operacional tentando visualizar rapidamente documentos em pastas. E para imagens ele possui um detalhe escondido: zoom. Ao visualizar alguma imagem nele, pressione Option e vai notar que o cursor do mouse transforma-se em uma lupa. Já com o Shift-Option a lupa serve para diminuir o zoom.

Ajuste fino de volume

Pressione Option-Shift-Tecla de Volume para conseguir um ajuste mais preciso no nível de áudio.

Descobrir a pronúncia de uma palavra em inglês

Todo Mac é nativo na língua inglesa. Para descobrir a pronúncia daquela palavra nova é só abrir o Terminal e digitar say seguido da palavra ou frase que você deseja ouvir. Exemplo:

say Scarlett Johansson is the most beautiful woman alive

Mover todas as janelas de uma programa entre Spaces

Spaces em ação | Clique para ampliar

Se você usa o Spaces para estender seu desktop, saiba que é possível mover todas as janelas de um programa rapidamente para outro “Space”. Exiba-os e, pressionando a tecla Command, arraste uma das janelas da aplicação que quer mover. As outras janelas do mesmo programa irão junto.

Desligar o monitor sem precisar diminuir o brilho

Simples e rápido: pressione Control-Shift-Eject.

Criar arquivos de textos sem precisar copiar, colar e salvar

Se você está em um aplicativo que permite selecionar um trecho do texto, você não precisa copiar, abrir o Editor de Texto, colar e depois salvar o trecho como arquivo .txt. Em vez disso, selecione o trecho e arraste-o para a Mesa ou qualquer outra pasta aberta.

Pular categorias no menu de resultados do Spotlight

Ao realizar uma busca no Spotlight, se você pressionar Command-Seta para cima/para baixo vai pular rapidamente entre as categorias de resultados.

Agendar liga/desliga

Boa noite... | Clique para ampliar

Se você é daqueles que gosta de ser disciplinado pelas máquinas, agende um horário para que o Mac desligue e force-o a ir dormir, por exemplo. 🙂 Nas Preferência do Sistema vá até Economizador de Energia > Programação, onde estão as opções para agendar não só o desligamento, como colocar seu Mac em repouso e reiniciá-lo num horário marcado. É lá também que é possível agendar a hora para seu Mac iniciar sozinho.

Impressão de envelopes com seus contatos

Clique para ampliar

Certo, ninguém aqui usa papel como antigamente, porém em alguns momentos ele ainda é útil. Digamos que você precise enviar correspondência para alguns de seus contatos. É só abrir a aplicação Agenda, selecionar os contatos que você vai usar e seguir o menu Arquivo > Imprimir (Command-P). São várias opções, desde envelope a etiquetas com endereço ou mesmo uma agenda rápida de bolso.

EXTRA: Só para quem é dono dos novos modelos de MacBook branco e Macbook Pro 13”

A saída de fone de ouvido na lateral do seu aparelho também é a entrada para microfone externo. Se você quer usar um microfone mais profissional que tem esse tipo de conexão p2, é só plugar e escolher via software indo em Preferências do Sistema > Som > Entrada > Entrada de Linha.

E você, tem alguma dica rápida para aumentar nossa coleção?

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Relacionados

Relacionados