12 coisas que podem derrubar a stream no Twitch [Banimento]

De infringir a lei até trapaças em jogos; veja 12 coisas que podem derrubar a stream no Twitch levando ao banimento

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Faça sua stream com responsabilidade (Imagem: Ella Don/Unsplash)
Faça sua stream com responsabilidade (Imagem: Ella Don/Unsplash)

A Twitch é a maior plataforma de streaming de jogos, atualmente. Hoje, a empresa está sob controle da Amazon e redefiniu suas políticas e diretrizes. Veja abaixo, 12 coisas que podem derrubar a stream no Twitch e levar ao banimento permanente na plataforma.

As restrições estão bem maiores agora, o que pode ser visto como “chato” por alguns streamers, poderá impedir comportamentos nocivos dentro da Twitch. Uma coisa é clara, a maioria das restrições já são praticadas pelo bom senso. Como não é possível exigir isso de todos, as regras e restrições se fazem necessárias.

1.Infringir a Lei

O primeiro caso já é de bom senso, o streamer deve conhecer suas leis locais, estaduais e nacionais. Qualquer atitude que seja considerada crime em sua região de origem, pode ser denunciada e levar ao banimento.

  • Incentivar, oferecer ou solicitar uma atividade ilegal (Exploração sexual, comércio de drogas ou remédios, em alguns países até o consumo de álcool);
  • Roubo de propriedade pública ou privada, utilizar sem a devida autorização (Não dá para colocar aquela música que você gosta sem autorização do artista).

2.Burlar suspensão

Significa que o streamer suspenso, deve cumprir a suspensão até ser liberado novamente pela Twitch, isso inclui: utilizar outras contas para acessar o canal, utilizar a conta de outro usuário para aparecer. Essa atitude piora a suspensão, podendo chegar até o tempo indefinido.

Streamers que não estão suspensos, não podem dar espaço, nem em vídeo ou áudio para alguém que tenha sofrido punição. Deve-se tomar cuidado para não divulgar outro que tenha sido punido. Caso contrário, o segundo streamer também sofrerá punições ou banimento.

3.Comportamento autodestrutivo

Esse tipo de atitude é potencialmente incentivador para outros usuários repetirem os atos. O que é considerado autodestrutivo para a Twitch: ameaça de suicídio (a tentativa em si é crime no Brasil), gerar lesões físicas intencionalmente, utilizar drogas ilícitas, consumo ilegal ou perigoso de bebidas alcoólicas. 

A Twitch afirma que não abre exceções para piadas ou brincadeiras com esse conteúdo, justamente, por serem potencialmente perigosos para quem faz ou é incentivado pelo streamer.

4.Violência e ameaças

Não somente é proibido praticar violência contra si, mas também contra terceiros. A política é de tolerância zero, essas atividades levam a suspensão indefinida do canal pela plataforma. 

  • Tentativa ou ameaça de agressão física e/ou morte à outra pessoa;
  • De hackear fazendo ataque DDOS ou SWAT em outras pessoas;
  • Usar armas para ameaçar ou ferir outras pessoas;
  • Retratar, glorificar ou incentivar o terrorismo. Não pode vincular nenhum conteúdo de violência ou terrorismo mesmo com o intuito de denúncia;

5.Conduta de ódio ou assédio

A definição de conduta de ódio pela Twitch é: “É considerada conduta de ódio qualquer conteúdo ou atividade que promove, incentiva ou facilita discriminação, difamação, objetificação, assédio ou violência com base em raça, etnia, nacionalidade, religião, sexo, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, idade, deficiência, condição médica grave ou status de veterano.”

Trocando em miúdos, você não pode emitir opiniões que tenham por objetivo simplesmente, discriminar, falar mal, ou praticar violência verbal por conta de raça, nacionalidade, religião, gênero e suas variações ou oprimir qualquer minoria. 

O Bullying está incluso na proibição, não pode gerar qualquer situação que seja ameaçadora ou hostil para alguém, evite derrubar sua stream.

6.Compartilhamento de informações privadas

É proibido compartilhar conteúdos que possam revelar informações pessoais sobre indivíduos ou sobre suas propriedades privadas sem autorização. Para ficar mais simples, não divulgue informações de ninguém, inclusive de redes sociais.

Neymar foi banido por deixar vazar um número de telefone em sua transmissão, sem autorização. Muito cuidado para não fazer por acidente. Não revele conteúdo de redes sociais que estão com publicações privadas, para a Twitch conta como invasão de privacidade.

7.Se passar por outra pessoa

Mesmo que por brincadeira, o streamer não pode se passar por uma outra pessoa, ou membro de uma organização. Isso não fica claro quanto a imitações e paródias, mas por via das dúvidas é melhor evitar. 

Tentar se passar por um membro ou representante da empresa Twitch é ban instantâneo, mas claro isso é crime por si, falsidade ideológica.

8.Spam, fraude e conduta maliciosa

Essa regra é sobre condutas éticas, o streamer não pode obter vantagem com divulgação ou manipulação de informações falsas, vão derrubar sua stream.

  • Publicar informação falsa: como fingir sofrimento, postar metadados enganosos ou erro intencional na classificação do canal (não pode “pagar” de coitado para receber bits ou subs);
  • Revender os serviços do Twitch: tais como status de moderador do canal (não pode terceirizar o que não é seu);
  • Fraudar um sistema de recompensas da Twitch (como os sistemas Drops ou Pontos do Canal), não somente é fraude como é roubo;
  • Espalhar malware ou vírus (de fato, não sei por qual motivo alguém faria isso com sua audiência);
  • Phishing: colocar links que façam redirecionamento externo para sites enganosos ou para manipular dados de acesso (por favor, não pratique o estelionato).

9.Conteúdos sexuais

Nada relacionado a sexo pode ser vinculado, filmes pornográficos, fotos de nudez, a nudez mesmo que acidental do streamer, atos sexuais ao vivo ou oferecimento desse tipo de serviço. Exploração ou sexualização de menores, além do banimento, terá denúncia as autoridades locais. 

10.Direitos de propriedade intelectual

O streamer não pode compartilhar nada que não tenha sido feito por ele, ou tenha autorização por escrito para vincular durante sua transmissão. O controle passou a ser bem restrito e pode derrubar sua stream. Não deve utilizar:

  • Conteúdo de outros streamers;
  • Jogos pirateados ou servidores privados não autorizados;
  • Conteúdo de outros sites;
  • Filmes, programas de televisão e transmissões esportivas;
  • Músicas que não sejam próprias ou sem autorização do artista.

11.Trapaça em jogos online

Não seja cheater, simples assim, principalmente se for na stream da Twitch. 

É proibida qualquer atividade como fraude, pirataria, bots ou adulteração que dá ao proprietário da conta uma vantagem desleal em um jogo multiplayer online. 

Utilizar da transmissão de outro jogador para perturbá-lo no jogo também é passível de punição para a Twitch.

12.Jogos Alfa, Beta e pré-lançamento

Jogos que ainda não foram lançados oficialmente, estão em versões iniciais, não podem ser transmitidos. Alfa e Beta somente se forem abertos. 

Seguindo essas normas propostas pela Twitch, sua stream não será derrubada. Algumas das normas não se aplicam somente à plataforma, podendo constituir crime na vida real. Fique atento e produza conteúdos de qualidade, bons streamers não precisam ser apelativos.

Com informações: Twitch.tv.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Twitch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados