12 melhores mods para usar em Skyrim

Quer dar uma incrementada no seu gameplay? Então dá uma olhada nessa seleção de mods para usar em Skyrim

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 10 meses
skyrim
12 melhores mods para usar em Skyrim (Imagem: Divulgação/Bethesda)

The Elder Scrolls V: Skyrim foi lançado em 2011 e até hoje se mantém vivo, prova disso são os vários portes que já recebeu ao longo dos anos e ainda uma edição de aniversário. Grande parte dessa longevidade deve-se à própria comunidade do game, que está sempre melhorando e adicionando mais conteúdo ao mundo do jogo por meio de modificações. Inclusive, há centenas de upgrades disponíveis para baixar gratuitamente. Na lista, a seguir, selecionamos alguns dos melhores mods para Skyrim.

Alguns avisos sobre mods

Antes de instalar qualquer modificação no seu jogo (e essa dica vale para outros games também), não se esqueça de fazer backup do seu save e da pasta de dados (Data). Dessa forma, você poderá retornar o game ao seu estado original se precisar. Evite também instalar vários mods ao mesmo tempo. Instale um, teste, veja se está tudo funcionando bem e, aí sim, siga para o próximo (se quiser). 

Caso não tenha muita prática com modificações para games ou nunca tenha instalado algo assim antes, não se preocupe tanto nesse caso. Ao menos em relação a Skyrim, para grande parte dos mods o processo é simples no PC graças a integração do jogo com o Steam Workshop. Essa ferramenta facilita tanto para instalar quanto para ativar mods. Se desejar usar uma modificação mais avançada, elas serão colocadas numa pasta especial.

Para os mods listados abaixo, e que estejam hospedados no próprio Steam, basta clicar no link disponibilizado e, depois, em “Inscrever-se” ou “Instalar já”. O download será feito e aplicado ao seu jogo (que precisa já estar instalado). Alguns mods, entretanto, não estão no Steam Workshop. Nesse caso, há links para o Skyrim Nexus também. O processo de instalação será um pouco diferente, por isso, siga atentamente a cada instrução do criador.

Atenção: alguns mods mais avançados (geralmente adicionados manualmente) podem não funcionar se sua cópia de Skyrim estiver instalada em Program Files (Arquivos de Programas). Você terá que mover o diretório Steam para fora de lá. Há um passo a passo da própria plataforma que explica o processo. Novamente, faça backup antes!

Melhores mods para Skyrim

1. Skyrim Script Extender

Com tantos mods que já foram lançados para Skyrim até hoje, os criadores têm desenvolvido projetos cada vez mais ambiciosos. E isso demanda comandos mais complexos também. Então, para que alguns mods funcionem corretamente, é interessante ter o Skyrim Script Extender instalado, para o caso queira utilizar modificações mais elaboradas. 

2. Relighting Skyrim

Se você sempre achou que Skyrim era escuro demais ou que um pouco mais de brilho poderia dar um tom mais vivo a vilas, cômodos ou mesmo armas e armaduras, o mod Relighting Skyrim acende a luz para você. A modificação reprograma as fontes de iluminação do jogo dando um tom o mais natural possível a sombras e reflexos. 

Relighting Skyrim mod (Imagem: Reprodução/Steam)

3. Sounds of Skyrim 

Sounds of Skyrim traz um combo com três pacotes: The Dungeons, The Wilds e Civilization. Você pode se inscrever em todos para baixar de uma só vez ou selecionar qual você prefere, em separado. O mod adiciona mais de 460 efeitos de som ao game o que eleva ainda mais a imersão, além de dar um jeito nos incômodos “silêncios do nada” em algumas transições de ambientes. Os efeitos mudam também de acordo com a hora do dia.

4. Quality World Map 

Esse mod vai te fazer ter gosto de olhar o mapa do jogo. Com o Quality World Map, muitos detalhes visuais foram inseridos, como estradas mais destacadas, texturas em montanhas e colinas, vegetação, uma sensação melhor de relevo e etc. A modificação acompanha ainda o mapa de Solstheim, do DLC Dragonborn

Quality World Map mod (Imagem: Reprodução/Steam)

5. SkyUI

Após tantos anos, você já até pode ter se acostumado a usar os menus do jogo sem problemas, mas convenhamos que acessar itens e magia poderia ser mais ágil e claro. O mod SkyUI remodela toda a interface de menus do game tornando-a mais adaptada para o uso com teclado e mouse, podemos assim dizer. Uma segunda opção é o iEquip que insere um sistema de atalhos na tela, o que vai te ajudar a não ter que ir no menu o tempo todo.

6. Towns and Villages Enhanced 

Esse mega pacote de 15 mods (novamente, você pode baixar todos de uma vez ou escolher alguns) traz melhorias visuais para cada cidade e vila de Skyrim. Os upgrades vão desde um detalhamento melhorado de árvores, a grama mais realistas e estradas. Ah… E a população de galinhas aumentará consideravelmente também.

Towns and Villages Enhanced mod (Imagem: Reprodução/Steam)

7. Climates of Tamriel

Este mod irá recalibrar o clima e atmosfera de Skyrim tornando o game uma experiência bem mais realista (ou o mais próximo disso possível). Será possível notar melhorias nas nuvens, chuva, coloração do amanhecer/entardecer/anoitecer, neblina e etc. Apenas um detalhe: instale esse mod apenas se o seu PC aguentar todo esse processamento extra.

8. Lightweight potions

Os perigos em Skyrim são quase que constantes e é sempre bom levar um bom estoque de poções na bolsa. O problema é que cada uma pesa 0.5 e carregar muitas delas pode atrapalhar guardar outros itens importantes para o seu personagem. Com o mod Lightweight potions, todas as poções têm o peso reduzido para 0.1, como uma pena.

Lightweight potions mod (Imagem: Reprodução/Steam)

9. Interesting NPCs 

Não acontece só em Skyrim, mas geralmente em jogos de mundo aberto chega um momento que não há mais ninguém interessante para conversar ou os papos são bem chatos e totalmente robóticos. O mod Interesting NPCs traz uma redublagem de mais 250 NPCs, um trabalho realizado por 80 dubladores.

10. The Dance of Death

O mod The Dance of Death acrescenta vários movimentos extras para finalizar diferentes inimigos, seja a natureza te atacando ou adversários com armas ou magias. Se você quiser tornar a experiência dos combates em Skyrim mais brutal, pode valer a pena checar essa modificação.

The Dance of Death mod (Imagem: Reprodução/Steam)

11. Camping Kit

Quer ter uma verdadeira experiência de explorador? Com o mod Camping Kit você pode simplesmente levantar acampamento onde achar melhor (ou com uma vista mais bonita). Sua tenda será um bom lugar para se proteger de inimigos ou do clima. Não se preocupe com bandidos te caçando a noite, a sua fogueira te aquecerá, mas o criador do mod jura que ninguém vai te achar por conta da luz.

12. Engineering 

No lore de Skyrim os dwarves (anões) não existem mais, no entanto, ainda é possível encontrar ruínas da sua civilização e também suas invenções. Com o mod Engineering, você poderá criar várias máquinas com matéria-prima dwarf para te ajudar em batalhas.

Engineering mod (Imagem: Reprodução/Steam)

Curtiu as dicas? Conhece algum mod incrível para Skyrim que ficou de fora? Compartilha com a gente nos comentários!

Com informações: PC Games N e PC Gamer

Receba mais sobre Skyrim na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados