Início / TB Responde / Saúde /

5 acessórios ergonômicos importantes para o dia a dia no trabalho

Já dizia aquele velho ditado: “prevenir é melhor do que remediar”; conheça 5 acessórios ergonômicos que vão fazer a diferença no seu dia a dia

Janaína Dantas

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Falar em ergonomia é essencial para qualquer ambiente de trabalho, principalmente para quem fica o dia inteiro sentado em frente ao computador. Além da postura correta — que é super importante quando se fala sobre o assunto — existem diversos acessórios ergonômicos que podem te ajudar a prevenir lesões e trabalhar em um espaço mais seguro.

Acessórios ergonômicos em uma estação de trabalho. (Imagem: Samule Sun/Unsplash)
Acessórios ergonômicos em uma estação de trabalho. (Imagem: Samule Sun/Unsplash)

Quando se fala em ergonomia em um escritório, é normal pensar em uma boa cadeira, mesa, teclado e mouse, mas, este ainda não é o kit completo. Como falei acima, existem outros acessórios que podem te ajudar ainda mais. Confira abaixo alguns deles:

Suporte para gabinete

O gabinete armazena os principais componentes do seu computador como a CPU e a placa-mãe, ao mesmo tempo que é conectado com hardwares como monitor, mouse e teclado. 

O suporte evita que o gabinete fique no chão e facilita o acesso às conexões e portas na parte traseira do seu PC. Isso vai diminuir as chances de movimentos incorretos e lesões relacionadas a isso (como acontece quando você abaixa para pegar alguma coisa e nunca mais consegue levantar).

Braços de monitor ergonômicos

Você já deve ter escutado por aí que o topo da tela do seu computador deve estar sempre ao nível dos olhos ou pouco abaixo dele (coisa de 15 a 20 graus) — e é por isso que usar os braços de monitores pode ser uma boa. 

Ele é ajustável e se fixa na mesa. Assim, você consegue ajustar a profundidade, a altura e o ângulo das telas de acordo com a postura. Isso quer dizer que o uso desse item vai ajudar a reduzir o cansaço dos ombros, da parte inferior das costas e dos olhos.

Suporte para notebook

Seguindo a linha de raciocínio anterior, quem tem notebook também deve se preocupar em manter a tela na posição correta. Existem diversas opções de suporte para notebook no mercado que, além de ajustar a altura do aparelho, também permitem ao usuário escolher o nível de inclinação.

Outro benefício desse acessório é o prolongamento da vida útil do seu notebook. Isso porque ao usar o suporte você evita que seu computador fique em contato direto com a mesa e, consequentemente, ameniza o calor naturalmente gerado pela falta de refrigeração.

Notebook em uso sem suporte. (Imagem: Joseph Frank/Unsplash)
Notebook em uso sem suporte. (Imagem: Joseph Frank/Unsplash)

Mousepad ergonômico

Dores na palma da mão, pulso e ombro são outros sintomas que acometem quem fica muito tempo mexendo no computador. O objetivo de um mousepad ergonômico é justamente evitar lesões desse tipo.

Normalmente, com um apoio para o pulso em gel, ele acomoda sua mão de forma correta durante o período que estiver em frente à tela e usando um mouse.

Apoio de pés

Outro acessório ergonômico muito importante, principalmente quando falamos sobre manter a postura correta, é o apoio de pés. Deixá-los elevados é bom para a região lombar e ajuda também no relaxamento dos músculos da perna. Existem alguns modelos maleáveis que permitem o movimento de subir e baixar os pés ajudando também na circulação. 

Se você já adicionou algum desses itens na sua listinha de compra, fique de olho no Achados do TB. Nosso papel é encontrar os melhores produtos com as melhores condições (preços baixos, cupons de desconto e cashback) e trazer economia para o seu bolso.

Com informações: CMD e Autonomus