5 aplicativos de livros para descobrir e organizar leituras

Prefere ler digitalmente? Então veja alguns aplicativos para livros que te ajudam a organizar melhor sua leitura

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 9 meses
5 aplicativos de livros para descobrir e organizar leituras (Imagem: Divulgação/Pexels)

Por questões espaciais para guardar impressos ou mesmo pela praticidade do digital, muitas pessoas preferem ler livros, revistas e quadrinhos usando um smartphone ou tablet. Existem apps gratuitos e pagos que ajudam o leitor a organizar sua coleção e ainda permitem fazer marcações no texto para não perder onde parou, definir metas e etc. Dá uma olhada em alguns aplicativos de livros para Android e iOS.

Alguns aplicativos para livros

1. Amazon Kindle [Android e iOS]

O Kindle talvez seja um dos aplicativos de leitura para livros mais conhecidos e a Amazon faz questão de investir na sua popularidade. O app para Android e iOS é gratuito para baixar e oferece uma grande variedade de diferentes títulos, como: livros, revistas, quadrinhos e jornais. A interface é fácil de usar e organizar e você não precisa ter um aparelho Kindle para usar. Há opções de publicações gratuitas como pagas. Basta navegar tanto pelo app quanto pelo site da Amazon para escolher seu livro.

2. Skoob [Android e iOS]

O Skoob deixa claro que não é um leitor de ebooks, mas sim um “assistente literário” e também uma “rede social para leitores”. O app, que é gratuito, disponibiliza ferramentas para te ajudar a organizar sua própria estante virtual. Dessa forma, é possível saber quais livros já foram lidos, quais estão na fila e, ainda, criar sua lista de desejos.

Como rede social, o aplicativo promete interligar leitores em português que escrevem notas de leitura, fazem avaliações de títulos, recomendações e outros comentários. Segundo o Skoob, são mais de 7 milhões de pessoas deixando suas contribuições. 

Skoob é gratuito para Android e iOS (Imagem: Divulgação/Skoob)

3. Goodreads [Android e iOS]

O aplicativo Goodreads é gratuito, mas contém anúncios (essa informação está no aviso da própria página do app). Por ele é possível encontrar, ler e compartilhar seus títulos preferidos. O app afirma ser o maior site para se encontrar livros e recomendações de leitura, com mais de 75 milhões de membros que já adicionaram a expressiva soma de mais de 2.2 bilhões de livros em suas estantes. 

4. Cabeceira [Android e iOS]

O app Cabeceira é de graça para baixar e permite, além de registrar seus livros, também acompanhar o progresso da sua leitura e ver quanto tempo, em média, é necessário para terminar um livro. Há a possibilidade de definir metas (o que pode ser interessante para desenvolver o hábito de leitura), ganhar conquistas por cumprir objetivos e descobrir novos títulos.

Cabeceira permite calcular o tempo de leitura (Imagem: Divulgação/Cabeceira)

5. Minha Leitura: Organizador [Android]

Com o Minha Leitura é possível planejar sua rotina separando, por exemplo, uma quantidade de páginas para ler por dia ou mesmo determinar uma data para fechar um livro, que você esteja enrolando há tempos. É possível também acompanhar seu desempenho, inserir anotações, definir os melhores horários para ler e etc.

O app é gratuito para baixar e usar, mas também conta com uma versão Premium e paga, que dá direito a criar sua própria estante virtual e favoritar os livros que mais gosta. Ao se tornar Premium, você também pode ganhar um brinde da equipe do Minha Leitura.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados