Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

5 aplicativos para quem gosta de fazer trilhas

Para quem curte a natureza das trilhas, há muitos aplicativos que ajudam a melhorar toda a experiência; conheça cinco opções

Ricardo Syozi

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Se você já faz ou quer começar a fazer trilhas, usar um app pode ser de grande valia para ajudar durante os percursos. Um mapa organizado, níveis de dificuldade e, até mesmo, a distância da caminhada são informações importantes para esse hobby. Nas linhas abaixo você vai conhecer cinco aplicativos para curtir ainda mais as trilhas.

aplicativo trilhas
Fazer trilhas é um hobby bem satisfatório (Imagem: Unsplash / Joel & Jasmin Førestbird)

1. eTrilhas

eTrilhas
Aplicativo do eTrilhas (Imagem: Tecnoblog)

Trazendo as principais informações para quem faz trilhas, esse aplicativo é uma ótima opção dentre os listados aqui. Ele apresenta a distância a ser percorrida, uma média de duração de tempo e ainda permite o compartilhamento de imagens pelos usuários. Assim, ninguém entra na trilha sem saber o que o aguarda.

Há caminhos para os entusiastas por todo o país, sendo assim, o app faz uso da localização do smartphone. O usuário pode fazer check-in e deixar avaliações com relatos completos. Uma das partes que mais gostei é a sessão de dicas e cuidados na hora de praticar o hobby. Tudo funciona com rapidez, não tive nenhum travamento durante o meu uso.

2. Jeep Trilhas

Jeep trilhas
Aplicativo do Jeep Trilhas (Imagem: Tecnoblog)

De cara, é importante ressaltar que este aplicativo de trilhas não é apenas para quem usa um Jeep. É verdade que o principal foco é direcionado a quem usa o veículo, mas também funciona para quem quer garantir uma longa caminhada.

Por exigir um longo cadastro, o app pode afastar novos usuários. Ele ajuda a encontrar destinos próximos para a pessoa, informa tempo de duração, distância, dificuldade e uma sugestão de roteiro para seguir. Além disso, há badges atreladas a conquistas como caminhar por uma certa quantidade de quilômetros. Infelizmente, achei o aplicativo pesado e lento.

3. Relive

Relive
Aplicativo do Relive (Imagem: Tecnoblog)

Assim que o usuário abre o app, ele pode criar um planejamento com objetivos para uma meta pessoal. A partir daí, tudo funciona de forma similar a uma rede social, com um feed no qual outras pessoas podem postar sobre suas experiências. O conteúdo de informação é grande, o que pode confundir os menos acostumados.

Um ponto interessante é que é possível conectar o aplicativo de trilhas a um rastreador dentre várias opções. Dessa forma, o progresso se torna ainda mais pessoal. Por outro lado, não há tantos dados sobre os caminhos, pois quem alimenta o app são os próprios usuários.

4. Trailforks

aplicativo trilhas
Aplicativo do Trailforks (Imagem: Tecnoblog)

É possível realizar o download de trilhas não só do Brasil, mas ao redor do mundo. Com isso, o entusiasta consegue até mesmo se planejar para futuras viagens. Infelizmente, a tradução do português ficou um pouco aquém do que deveria, com muitos erros facilmente encontrados.

Com tudo funcionando, o app apresenta dados como distância, dificuldade, níveis de subida e descida, além de um mapa com tipos de atividades que podem ser encontrados no local. Há área para comentários, avaliações, eventos e até mesmo uma lista de desejos para futuros passeios. Outro destaque vai para as badges baseadas em conquistas pessoais.

5. Wikiloc

aplicativo trilhas
Aplicativo do Wikiloc (Imagem: Tecnoblog)

Em minha experiência, este é o aplicativo para trilhas mais completo da lista. Por incrível que pareça, ele é simples no todo, mas apresenta cada informação de forma clara e fácil de encontrar. Distância, níveis de subida e descida, velocidade média pra completar o percurso, tempo em movimento, ranking e até o tipo de trilha. Está tudo na primeira página do caminho escolhido.

É claro que o app permite avaliações e trocas de experiências entre os usuários. Assim, fica mais fácil compreender o que o espera em sua caminhada. Se for usar de forma casual, não há a necessidade e nem a exigência de fazer um cadastro. Vale ressaltar que usuários da versão Premium reclamam de bugs e travamentos.

Do que você mais gosta em fazer trilhas? É o contato com a natureza ou a sensação de exploração? Conta pra gente!