4 apps para comprar ou vender sobras de comida e combater o desperdício

Conheça quatro aplicativos que combatem o desperdício da sobra de comida; seja comprando ou vendendo, qual deles você vai baixar?

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Conheça os aplicativos de sobras de comida (Imagem: Unsplash / abillion)
Conheça os aplicativos de sobras de comida (Imagem: Unsplash / abillion)

Se você busca por opções focadas em sobras de comida, é válido conhecer esses aplicativos que combatem o desperdício. Eles impedem que restaurantes simplesmente joguem fora o que sobrou, ajudando a chegar nas mãos daqueles que precisam. Desse modo, a tecnologia faz a sua parte ao lado das pessoas.

1. B4Waste

B4Waste
Aplicativo do B4Waste (Imagem: Tecnoblog)

Disponível tanto para Android quanto iOS, o B4Waste é um app que visa diminuir o desperdício de comida por parte de restaurantes, mercados, empórios e afins.

Para usá-lo, a pessoa pode realizar pesquisas de itens específicos ou simplesmente verificar na página principal. Em seguida, basta escolher o que deseja adquirir e efetuar o pagamento.

Há formas de entrega desde retirar pessoalmente a receber em casa. Nesse sentido, o grande diferencial desse aplicativo é a variedade de empresas. Você pode encontrar até mesmo cosméticos e itens para pets por aqui. Assim como as outras opções dessa lista, tudo está próximo do vencimento, por isso os grandes descontos.

2. Ecofood

aplicativo de sobra de comida
Aplicativo do Ecofood (Imagem: Tecnoblog)

Antes de tudo, para usar esse aplicativo focado em sobras de comida, o usuário precisa baixá-lo e se cadastrar. A partir daí, é preciso deixar a localização ligada em seu celular e procurar por restaurantes disponíveis. Infelizmente, a única forma de entrega é a retirada, ou seja, nada de delivery.

No geral, tudo funciona bem, porém o alcance não é o dos melhores. Por exemplo, não há parceiros do app de sobras de restaurantes em São Paulo. Falando nisso, qualquer empresa que tenha interesse em fazer parte do Ecofood pode entrar na página de parceiros.

Você pode fazer o download para Android ou iOS.

3. Food to save

aplicativo de sobra de comida
Aplicativo do Food to Save (Imagem: Tecnoblog)

Este app direcionado para combater o desperdício de comida é um dos mais simples dessa lista. O motivo disso é que ele lembra bastante opções como o iFood e similares.

Para usá-lo, você só precisa se cadastrar e adicionar o seu endereço. Todavia, o menu será aberto na tela inicial, apresentando itens próximos de sua localização.

Dessa forma, o usuário pode conferir o tipo de comida que virá no pacote (se são salgados ou doces, por exemplo). Uma parte que vale o destaque do app é a opção que permite que os estabelecimentos entreguem na casa do cliente por um custo de frete.

Para virar um parceiro e contribuir no combate ao desperdício, a empresa precisa visitar a página oficial do Food to Save. O aplicativo de sobras de comida está disponível para Android e iOS.

4. Refood

aplicativo de sobra de comida
Aplicativo do Refood (Imagem: Tecnoblog)

Assim como o Food to Save, o Refood tem como principais produtos as sacolas surpresas. Elas trazem itens comestíveis variados, mas que são especificados pelo restaurante. Por exemplo, “comida vegetariana” ou “prato de salgados”.

Para comprar, basta fazer uma busca na tela inicial do app, selecionar o item, pagar e retirar pessoalmente.

O usuário pode baixar para Android ou iOS. Além disso, restaurantes e similares podem se cadastrar como parceiros diretamente pelo app. Outro destaque é a opção de avaliar o que adquiriu, exaltando aqueles locais que ofereceram bons itens e trataram bem os clientes.

5. Outras opções

Por fim, separei mais três opções de aplicativos ou sites que cobrem sobras de comida. Enquanto você confere cada uma, pode ser uma boa ideia começar a preparar a sua lista de compras.

De todo modo, esse tipo de iniciativa permite que nada seja jogado fora, além de alimentar pessoas das mais distintas necessidades. Você já usou algum desses serviços? Deixe a sua opinião na comunidade do Tecnoblog!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados