Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

5 apps para organizar sua biblioteca de jogos

Aprenda a ajeitar a sua coleção da forma que achar melhor com estes 5 apps para organizar toda a sua biblioteca de jogos

Por

Com o passar do tempo é possível acumular jogos dos mais distintos em sua coleção. Dessa forma, memorizar cada título pode se tornar uma tarefa difícil, trazendo a necessidade de algum tipo de sistematização para não se perder. Confira uma lista com 5 apps para organizar jogos e toda a sua biblioteca.

apps para organizar jogos
Os apps ajudam na hora de organizar seus jogos (Imagem: Unsplash / Sara Kurfeß)

5. Gameye

Gameye
Gameye (Imagem: Tecnoblog)

Esse é um dos apps para organizar jogos dos mais populares. Tem como destaques sua extensa biblioteca e diferentes formas para cadastrar seus itens. É possível escanear o código de barra da caixa do game, realizar o registro através da câmera do celular ou até mesmo adicionar digitando o nome completo do jogo.

Outro fator que pode ser relevante para o usuário é a opção de informações relacionadas a preços, pois assim o dono da coleção consegue verificar o valor de toda a sua biblioteca. Jogos, consoles, periféricos, itens como Amiibo e Skylanders. A variedade é extensa neste app gratuito.

4. My Game Collection

apps para organizar jogos
My Game Collection (Imagem: Tecnoblog)

O My Game Collection é um dentre outros apps em inglês que permite organizar seus jogos, consoles, brinquedos e até mesmo guias físicos. Mesmo sendo gratuito, há propagandas no aplicativo. Se o usuário quiser remover esse tipo de informação, há um plano premium pago.

Há vários consoles disponíveis, desde mais recentes como o PlayStation 5 a mais antigos como NES. Este app para organizar jogos também oferece a opção de conectar com contas digitais como PSN, Steam e Xbox Live. Dessa forma, o aplicativo tem a intenção de auxiliar com a biblioteca e com os próximos jogos a serem curtidos pelo usuário.

3. Stash

Stash
Stash (Imagem: Tecnoblog)

O Stash traz textos em português para o usuário. Seu maior foco é o da experiência em games em si. O usuário pode cadastrar seus jogos, criar listas de desejo e avaliar as obras que jogou. Cada jogo cadastrado traz informações como desenvolvedora, versões disponíveis e até mesmo se tem algum tipo de DLC.

Se o jogador estiver interessado em algum título futuro, há trailers para serem vistos. Os usuários podem até disputar entre si em um ranking. Este é mais um dos apps para organizar jogos que é gratuito, mas dá a escolha do usuário assinar um plano pro no qual todas as propagandas são removidas e conteúdo exclusivo passa a ser liberado.

2. MyGameDB

MyGameDB
MyGameDB (Imagem: Tecnoblog)

Assim como os outros apps para organizar jogos da lista, o MyGameDB é gratuito, porém para usar o cadastro de jogos por código de barras, remover propaganda e modificar capas de títulos, é necessário assinar o premium. Com o uso do aplicativo, o usuário pode adicionar consoles e games, além de fazer amigos na comunidade e realizar negociações como trocas ou vendas.

Sua interface é simples, não exigindo muito do celular e nem do usuário. A página oficial do app afirma que há mais de 130 mil títulos na biblioteca, com muitos outros sendo adicionados diariamente. Há troféus digitais para os que utilizam frequentemente o serviço.

1. Games Tracker

apps para organizar jogos
Games Tracker (Imagem: Tecnoblog)

Um dos apps para organizar jogos mais populares entre colecionadores, o Games Tracker é gratuito e em inglês. Ele proporciona uma biblioteca em constante expansão na qual o usuário pode adicionar seus games ou os que ainda quer adquirir. Além disso, há como registrar o andamento de sua jogatina para saber quando começar sua próxima aventura.

Há maneiras de filtrar futuras aquisições e criar notificações para quando novos jogos forem lançados. Infelizmente, o aplicativo não fornece opções de adicionar amigos ou compartilhar suas listas. De qualquer forma, é uma opção interessante se o único objetivo for manter os registros de suas coleções e jogatinas.

Com esses cinco apps, agora você não tem mais desculpas para não organizar essa biblioteca de jogos. Tem alguma outra sugestão que deixei passar? Conta pra gente!