5 apps que ajudam a fazer reeducação alimentar

Conheça aplicativos que auxiliam na rotina de reeducação alimentar e obtenha hábitos mais saudáveis, sem dietas malucas

Ana Marques
Por
• Atualizado há 8 meses
Apps de reeducação alimentar
Apps de reeducação alimentar (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Sabemos que a busca por apps para emagrecer é bastante comum atualmente, mas antes de encontrar aplicativos para dieta, é importante pensar em algo mais sólido: a reeducação alimentar. Existem diversos serviços que prometem perda de peso rápido em troca de restrições alimentares, mas essas práticas são arriscadas e podem ser prejudiciais à sua saúde.

Para manter uma alimentação saudável, é preciso disciplina no dia a dia – e para isso, reunimos cinco aplicativos que auxiliam a regular os intervalos de alimentação, montar cardápio nutritivo e muito mais. Veja a lista abaixo.

1. Dieta e Saúde: emagreça com reeducação alimentar

O aplicativo Dieta e Saúde está disponível para Android, Phone (iOS) e iPad (iPadOS), e pode ser um aliado na hora de colocar em prática a sua rotina de reeducação alimentar.

O serviço tem como lema o emagrecimento sem sofrimento, e a versão gratuita dá acesso a um diário que permite monitorar a alimentação por meio de um sistema de pontos, regulando assim a ingestão de calorias.

Ao obtê-lo, você pode fazer o login com redes sociais ou entrar utilizando um e-mail de sua escolha. Em seguida, o app pede algumas informações sobre peso inicial, sua altura e qual peso deseja atingir com o uso do aplicativo. Após alguns cálculos, o software revela uma previsão de tempo para que você consiga a sua meta.

Dieta e Saúde é um dos melhores apps para reeducação alimentar
Dieta e Saúde é um dos melhores apps para reeducação alimentar (Imagem? Reprodução/Dieta e Saúde)

A partir daí, basta consumir alimentos com base nos pontos que você tem para gastar durante o dia. O app tem uma interface intuitiva para que você monitore o que ingeriu no café da manhã, no almoço e em outras refeições. Também é possível rastrear o seu consumo de água diário.

A versão premium dá acesso a nutricionistas, psicóloga e a cardápios personalizados.

2. MyFitnessPal tem um contador de calorias

O MyFitnessPal é um app que ajuda a fazer uma reeducação alimentar com base na contagem de calorias. Ele também funciona como uma rede social, permitindo se conectar com outras pessoas que estão com um objetivo semelhante de rotina e alimentação.

Você pode usá-lo para perder peso, mantê-lo ou engordar. Para isso, basta informar dados sobre a sua rotina, como se você pratica exercícios físicos ou não. A partir de uma avaliação das suas necessidades, o app indica um plano alimentar e as atividades físicas ideais para o seu perfil.

MyFitness Pal
Interface do MyFitness Pal (Imagem: Reprodução/MyFitness Pal)

3. Tecnonutri simula atendimento com nutricionista

Calma, esse não é o app de dieta do Tecnoblog!

O Tecnonutri tem uma interface simples e o cadastro simula um bate-papo com uma nutricionista virtual. Após saber informações sobre seu peso, altura e idade, ela pergunta qual é a sua meta, que pode ser perda de peso ou apenas manutenção da saúde.

Muitas funções são atreladas a um plano de assinatura, mas caso você não esteja disposto a pagar, é possível usar o aplicativo para registrar os alimentos ingeridos. Ao adicionar um item à lista, o app já calcula quantas calorias ele tem, aproximadamente.

Tecnonutri ajuda a fazer reeducação alimentar
Tecnonutri ajuda a fazer reeducação alimentar (Imagem: Reprodução/Tecnonutri)

Na tela inicial do app, você acompanha quantas calorias ainda restam para consumir no dia. O Tecnonutri está disponível para Android e iOS.

4. Lifesum é app de reeducação alimentar mais flexível na versão grátis

Com o Lifesum, você define o prazo para alcançar a meta desejada – apesar disso, o app recomenda o período apropriado de acordo com as informações sobre peso, idade e altura que você fornece.

Seu funcionamento é semelhante aos anteriores: você cadastra os alimentos ingeridos para controlar as calorias. Ele é um pouco mais flexível na inserção de itens (tem mais opções grátis para adicionar). Um ponto positivo é poder monitorar quantas calorias restantes você ainda tem por refeição.

Lifesum
Lifesum tem dicas de receitas saudáveis (Imagem: Reprodução/Lifesum)

Disponível para Android e iOS, o Lifesum também pode registrar seus exercícios físicos e consumo de água. Ele conta ainda com um questionário que permite conhecer melhor seus hábitos alimentares para enviar sugestões e dicas para manter a saúde.

5. Dietbox estreita laços com o seu nutricionista

Com o Dietbox, o usuário pode obter ajuda de um nutricionista real para começar uma reeducação alimentar, que deve estar cadastrado no serviço. Você também pode encontrar profissionais pelo aplicativo – trata-se de uma opção ideal para quem tem a rotina agitada.

Após avaliar o perfil do paciente, o profissional poderá oferecer um cardápio personalizado. O aplicativo também envia notificações para que você nunca perca o horário adequado para uma refeição e consiga manter o planejamento estipulado.

Dietbox
Dietbox é feito para o uso com nutricionista (Imagem: Reprodução/Dietbox)

Outras funções presentes no Dietbox incluem uma ferramenta para controle financeiro, agendamento de consulta online com nutricionista e diário para controle de ingestão de calorias. O app está disponível para Android e iOS.

E aí, curtiu as dicas? Vale lembrar que nenhum aplicativo substitui um nutricionista, por isso, é sempre recomendado fazer uma consulta para definir seus objetivos de forma saudável! 😉

Receba mais sobre MyFitnessPal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados