5 ferramentas que vão te ajudar a resumir texto online

Conheça 5 ferramentas que vão te ajudar a resumir texto online; há opções disponíveis na web e aplicativos para celular

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 8 meses
Textos (Imagem: Nadi Borodina/Unsplash)
Textos (Imagem: Nadi Borodina/Unsplash)

A internet oferece diversas ferramentas interessantes para quem precisa resumir um texto. Utilizando as soluções disponíveis, em poucos segundos, é possível obter um resumo com as principais ideias do texto de forma abreviada. Abaixo, vou te mostrar 5 ferramentas que vão te ajudar nessa tarefa.

5. Turbine Text

Turbine Text (Imagem: Reprodução/Turbine Text)

O Turbine Text resume textos de forma automática e gratuita. Essa ferramenta permite que o usuário escolha como deseja fazer o resumo: em porcentagem ou definindo um número de linhas.

O site também traz um seletor de idiomas e entrega a possibilidade de realizar o envio de um arquivo de texto armazenado no computador ou celular. Após o processo, você pode salvar o resumo em formato “txt” ou simplesmente copiá-lo.

4. Esummarizer

Esummarizer (Imagem: Reprodução/Esummarizer)

Apesar do site está em inglês, o Esummarizer é outra ferramenta que permite resumir textos em qualquer idioma de forma gratuita, tanto no PC quanto no celular.

Para utilizar essa ferramenta, basta inserir o texto que deseja resumir e selecionar o número de frases que ele deve ter. Feito isso, o site mostrará o resumo em poucos segundos, sendo preciso apenas copiá-lo ou salvá-lo em um arquivo “txt”.

3. Resoomer

Resoomer (Imagem: Reprodução/Resoomer)

Além de resumir textos, o Resoomer entrega algumas funções interessantes, como configurar o tamanho do resumo de forma manual, otimizada ou por análise, que destaca as frases mais importantes.

O site também permite reescrever o texto ou traduzi-lo para outro idioma. Outro destaque é que, após finalizar o processo de resumo, você pode salvar o arquivo em formato PDF ou DOC.

2. Text Summary

Text Summary (Imagem: Reprodução/Kreativity Apps)

O Text Summary é um aplicativo para celular. Com ele, é possível ter um resumo de várias formas: digitando normalmente, escaneando textos usando a câmera do aparelho ou enviando uma imagem/arquivo armazenado.

No entanto, a versão gratuita só oferece 10 resumos por dia, com limite de 6.000 caracteres e necessidade de acesso à internet. Mas ao adquirir a assinatura semanal (R$ 6,49) ou mensal (R$ 12,99), o aplicativo remove o limite, elimina anúncios e ativa a opção de resumo off-line.

1. Text Summarizer

Text Summarizer (Imagem: Reprodução/Prepostseo)

O aplicativo Text Summarizer usa inteligência artificial para resumir textos. O resumo pode ser feito de duas formas: colando o texto desejado ou enviando-o por meio de um arquivo DOC ou PDF.

A ferramenta também entrega uma opção de resumo comum, onde você pode selecionar a porcentagem e escolher se quer exibi-lo em ordem ou aleatório. Apesar de está em inglês, o aplicativo funciona com textos de qualquer idioma.

Pronto, agora você já conhece 5 ferramentas para resumir texto online.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados