Início / TB Responde / Internet /

5 sites para treinar a digitação no computador

Quer treinar e melhorar a sua digitação no computador? Conheça cinco opções de sites que auxiliam na prática com diversas lições

Ricardo Syozi

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Em dezenas de áreas profissionais é importante dominar o teclado de um computador. Poder entregar com rapidez e competência trabalhos diversos não apenas poupa tempo, mas apresenta dinamismo por parte da pessoa. Se está querendo desenvolver esse tipo de habilidade, conheça cinco sites para treinar a digitação nas linhas abaixo.

Conheça sites para treinar digitação (Imagem: Unsplash / Daniel Thomas)
Conheça sites para treinar digitação (Imagem: Unsplash / Daniel Thomas)

1. Agile Fingers

Site do Agile Fingers (Imagem: Reprodução)
Site do Agile Fingers (Imagem: Reprodução)

Com instruções claras, o Agile Fingers é um site para treinar digitação totalmente em português. Logo de cara, ele permite que o usuário crie um objetivo de palavras por minutos para si, que pode ser do mais fácil ao mais difícil. Assim, o próprio site o direciona nos exercícios focando nesse desenvolvimento.

Os testes e atividades são intensos, mas os achei muito divertidos. Dá vontade de continuar praticando, mesmo se já cumpriu os requisitos para outras tarefas. Já na parte de jogos, o site oferece apenas duas opções pouco interessantes. Mesmo assim, gostei muito do tempo que passei praticando.

2. Ratatype

Site da Ratatype (Imagem: Reprodução)
Site da Ratatype (Imagem: Reprodução)

Se você está procurando por algo mais simples e direto, o site para treinar digitação Ratatype pode ser uma boa alternativa. O layout não tem um grande destaque, mas é totalmente funcional e fácil de encontrar exatamente o que você procura. Vale destacar os artigos apresentados que auxiliam e tiram dúvidas dos estudantes.

Gostei da forma do teste que traz um longo parágrafo para digitação. As aulas têm uma opção de jogo que é pouco divertido, o que me fez preferir a forma padrão. O que mais curti no site foi o sistema de pontuação que oferece um tipo de moedinha para customizar a sua página. Além disso, é possível compartilhar nas redes sociais o seu progresso.

3. Sense Lang

Treinar digitação
Site da Sense Lang (Imagem: Reprodução)

Com uma quantidade menor de atividades para quem quer treinar digitação no computador, o site Sense Lang oferece uma gama de línguas para o usuário praticar. O layout é simples demais, porém há muita propaganda espalhada. Até mesmo antes de começar uma tarefa, é preciso aguardar por um vídeo de anúncio.

Já as opções de prática são satisfatórias. Há tutoriais, testes e dicas. Nada muito incrível, mas que ajuda bastante quem quer estudar. O destaque, em minha opinião, fica por conta dos jogos. Há cerca de oito opções divertidas e dinâmicas, uma excelente pedida para quem é do tipo competitivo.

4. TypingClub

Treinar digitação
Página oficial do TypingClub (Imagem: Reprodução)

Infelizmente, é importante começar essa parte afirmando que não há opção para português do Brasil no site do TypingClub. Por trazer vídeos, a falta da nossa língua pode fazer falta para algumas pessoas. O português de Portugal acaba sendo a única alternativa.

No quesito tarefas e aulas, este site para treinar digitação foca em um sistema de progressão mais travado. É preciso que o aluno passe por cada aula, não importando o seu nível. Dessa forma, a página acaba sendo mais direcionada a iniciantes.

Os outros planos de aula são em menor quantidade, mas ajudam bastante para quem só quer praticar. Por último, vale ressaltar que a única forma de manter uma progressão é fazendo o cadastro gratuito no site.

5. TypingTest

Página oficial do TypingTest (Imagem: Reprodução)
Página oficial do TypingTest (Imagem: Reprodução)

O último site para treinar digitação dessa lista está totalmente em inglês. Não há opção para mudar a língua para o português do Brasil, o que pode distanciar algumas pessoas. Por outro lado, o TypingTest oferece várias atividades de prática, permitindo usuários de níveis distintos a garantirem seu desenvolvimento.

Minha parte favorita é a de “Tricky Keys”, que foca em certas letras e exige do estudante um grande foco para não errar em demasia. Já a seção de jogos acaba direcionando a pessoa para outros sites, algo que pode incomodar. No geral, é uma alternativa interessante, mas não seria a minha primeira opção para praticar.

Não faltam opções para treinar a digitação no computação pela internet. Agora que você já conhece cinco alternativas gratuitas, conta pra gente por qual site vai começar!