5 sites para treinar a digitação no computador

Quer treinar e melhorar a sua digitação no computador? Conheça cinco opções de sites que auxiliam na prática com diversas lições

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 9 meses
Conheça sites para treinar digitação (Imagem: Unsplash / Daniel Thomas)

Em dezenas de áreas profissionais é importante dominar o teclado de um computador. Poder entregar com rapidez e competência trabalhos diversos não apenas poupa tempo, mas apresenta dinamismo por parte da pessoa. Se está querendo desenvolver esse tipo de habilidade, conheça cinco sites para treinar a digitação nas linhas abaixo.

1. Agile Fingers

Site do Agile Fingers (Imagem: Reprodução)
Site do Agile Fingers (Imagem: Reprodução)

Com instruções claras, o Agile Fingers é um site para treinar digitação totalmente em português. Logo de cara, ele permite que o usuário crie um objetivo de palavras por minutos para si, que pode ser do mais fácil ao mais difícil. Assim, o próprio site o direciona nos exercícios focando nesse desenvolvimento.

Os testes e atividades são intensos, mas os achei muito divertidos. Dá vontade de continuar praticando, mesmo se já cumpriu os requisitos para outras tarefas. Já na parte de jogos, o site oferece apenas duas opções pouco interessantes. Mesmo assim, gostei muito do tempo que passei praticando.

2. Ratatype

Site da Ratatype (Imagem: Reprodução)
Site da Ratatype (Imagem: Reprodução)

Se você está procurando por algo mais simples e direto, o site para treinar digitação Ratatype pode ser uma boa alternativa. O layout não tem um grande destaque, mas é totalmente funcional e fácil de encontrar exatamente o que você procura. Vale destacar os artigos apresentados que auxiliam e tiram dúvidas dos estudantes.

Gostei da forma do teste que traz um longo parágrafo para digitação. As aulas têm uma opção de jogo que é pouco divertido, o que me fez preferir a forma padrão. O que mais curti no site foi o sistema de pontuação que oferece um tipo de moedinha para customizar a sua página. Além disso, é possível compartilhar nas redes sociais o seu progresso.

3. Sense Lang

Treinar digitação
Site da Sense Lang (Imagem: Reprodução)

Com uma quantidade menor de atividades para quem quer treinar digitação no computador, o site Sense Lang oferece uma gama de línguas para o usuário praticar. O layout é simples demais, porém há muita propaganda espalhada. Até mesmo antes de começar uma tarefa, é preciso aguardar por um vídeo de anúncio.

Já as opções de prática são satisfatórias. Há tutoriais, testes e dicas. Nada muito incrível, mas que ajuda bastante quem quer estudar. O destaque, em minha opinião, fica por conta dos jogos. Há cerca de oito opções divertidas e dinâmicas, uma excelente pedida para quem é do tipo competitivo.

4. TypingClub

Treinar digitação
Página oficial do TypingClub (Imagem: Reprodução)

Infelizmente, é importante começar essa parte afirmando que não há opção para português do Brasil no site do TypingClub. Por trazer vídeos, a falta da nossa língua pode fazer falta para algumas pessoas. O português de Portugal acaba sendo a única alternativa.

No quesito tarefas e aulas, este site para treinar digitação foca em um sistema de progressão mais travado. É preciso que o aluno passe por cada aula, não importando o seu nível. Dessa forma, a página acaba sendo mais direcionada a iniciantes.

Os outros planos de aula são em menor quantidade, mas ajudam bastante para quem só quer praticar. Por último, vale ressaltar que a única forma de manter uma progressão é fazendo o cadastro gratuito no site.

5. TypingTest

Página oficial do TypingTest (Imagem: Reprodução)
Página oficial do TypingTest (Imagem: Reprodução)

O último site para treinar digitação dessa lista está totalmente em inglês. Não há opção para mudar a língua para o português do Brasil, o que pode distanciar algumas pessoas. Por outro lado, o TypingTest oferece várias atividades de prática, permitindo usuários de níveis distintos a garantirem seu desenvolvimento.

Minha parte favorita é a de “Tricky Keys”, que foca em certas letras e exige do estudante um grande foco para não errar em demasia. Já a seção de jogos acaba direcionando a pessoa para outros sites, algo que pode incomodar. No geral, é uma alternativa interessante, mas não seria a minha primeira opção para praticar.

Não faltam opções para treinar a digitação no computação pela internet. Agora que você já conhece cinco alternativas gratuitas, conta pra gente por qual site vai começar!

Receba mais sobre Português na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados