6 jogos visual novel para aproveitar nos PCs e consoles
Com história interessantes e personagens apaixonantes, os jogos do gênero visual novel são ótimos para os fãs de leitura; confira

Obras com boas histórias e personagens existem em todos os sistemas disponíveis, mas se sentir lendo um livro enquanto joga não é algo tão comum. É aí que entra essa lista com 6 jogos visual novel para aproveitar nos PCs e consoles. Um gênero feito para dar imersão e permitir escolhas que alteram a narrativa. Confira.
É possível definir os jogos do gênero visual novel como obras de ficção e literatura interativas. Há muita leitura envolvida em cada parte da jogatina, além de imagens estáticas ou com pouco movimento entre cada ação. O jogador assume um papel mais passivo, mesmo que muitas vezes tenha opções de escolhas ou de interação com objetos da história.
Os personagens tendem a ser apaixonantes para dar uma imersão maior para quem está curtindo a aventura, fazendo com que o jogador tenha interesse em cada um que surgir em seu caminho. A trilha sonora é normalmente envolvente para manter o clima entre cada parte do texto. Conheça 6 opções de jogos visual novel na lista abaixo.
Com sua história se passando em uma versão steampunk de Londres no século 19, Code: Realize – Guardian of Rebirth traz elementos de relacionamento e de aventura em sua jogatina. A protagonista se chama Cardia, ela encontra-se doente e é perseguida por guardas.
Porém, a personagem acaba se deparando com personalidades históricas como Victor Frankenstein e Van Helsing que de uma forma ou de outra acabam ajudando em sua jornada.
Um conhecido seu está desaparecido, mas deixou um pequeno robô que consegue pensar por si só. Com a sua ajuda, vocês seguem em busca de respostas em um mundo cyberpunk cheio de personalidade e perigos. É com essa premissa que 2064: Read Only Memories consegue agarrar o jogador. Tudo isso enquanto oferece temas como preconceito, violência e conspiração neste jogo de visual novel.
Com influências de filmes de terror, Zero Escape: The Nonary Games é uma coletânea contendo os dois primeiros jogos da franquia que começou no Nintendo DS. A premissa é que um psicopata chamado Zero capturou 9 pessoas e passa a forçá-las a participarem de um jogo cruel onde a morte é uma das punições. Esta versão deste jogo de visual novel traz as obras 999 e Virtue’s Last Reward totalmente remasterizadas.
Um jogo de visual novel com uma história que começa toda fofinha, mas que aos poucos se torna uma obra de suspense e momentos complexos. O protagonista entra no clube de literatura no qual passa a escrever poemas com a intenção de encontrar o verdadeiro amor.
Vale ressaltar que cada escolha afeta todos ao redor, influenciando relacionamentos e reações das mais variadas. Ao todo são 6 histórias paralelas para serem jogadas.
Após se acidentar e precisar se acomodar em uma vila chamada Yasumizu, a protagonista Haruaki Fujaishi percebe que não consegue mais deixar o local. A partir daí, vários eventos aterrorizantes envolvendo lobos, assassinatos e um jantar passam a ocorrer.
Cabe ao jogador sobreviver enquanto tenta descobrir os motivos dessa maldição e como interrompê-la. Neste jogo de visual novel, cada diálogo passa a ser muito importante.
Três histórias totalmente ligadas sobre casos de advogados e tribunais nas quais cada personagem é muito mais do que apresenta ao jogador. Phoenix Wright: Ace Attorney é uma franquia consagrada pelas mãos da Capcom, mas nem por isso deve ser ignorada.
O jogador conhece situações malucas que de alguma maneira estranha acabam se conectando em um grande clímax. O ideal, claro, é jogar cada título da trilogia em sua ordem correta.
Deu para notar que há muitos jogos do gênero visual novel diferentes. Você gosta do estilo? Qual o seu jogo favorito?
Com informações: GameRant.