7 apps de receitas gratuitos

Se você acha que livros de receitas são coisas do passado, então está na hora de se modernizar e conhecer 7 apps de receitas gratuitos

Ricardo Syozi
Por

Usar a conveniência da tecnologia para garantir aquela torta de bauru ou aquele bolo de cenoura na melhor hora possível é algo que todos deveríamos fazer. Memorizar os ingredientes e o modo de preparo não é nada fácil, convenhamos. Sendo assim, vale pegar o nosso smartphone para conferir 7 apps de receitas gratuitos e já planejar o lanche da tarde.

Usar aplicativos de receitas pode ser interessante no dia a dia (Imagem: Unsplash / Jeff Sheldon)

1. Receitas Fáceis

Receitás Fáceis
Aplicativo do Receitas Fáceis (Imagem: Tecnoblog)

Um dos apps de receitas mais populares oferece uma enorme biblioteca para quem quer inventar na cozinha. Sua interface é bastante simples, mas dá conta do recado. Tudo é separado por categorias como “Bebidas”, “Bolos” e “Carnes”. Além disso, o usuário pode deixar as receitas que mais usar como suas favoritas para sempre ter acesso.

Outra opção interessante é a possibilidade de marcar os ingredientes que a pessoa tem em mãos na hora de fazer a receita. Com isso, fica mais fácil de controlar e não ter que sair no meio da preparação. Há anúncios no aplicativo.

2. Tasty Receitas

apps para receitas
Aplicativo do Tasty (Imagem: Tecnoblog)

Este é mais um dos apps de receitas que ganha popularidade, ainda mais por ser do famoso veículo BuzzFeed. Ele já se apresenta garantindo mais de 3000 opções de pratos variados. O aplicativo oferece preparações passo a passo para facilitar a vida do usuário, além de vídeos frequentes sobre novidades da cozinha.

Há como personalizar o app para transformá-lo em um livro de receitas pessoal, mas também tem como permitir que ele envie sugestões periódicas do que preparar para a próxima refeição. Infelizmente, não há opções para o português, ou seja, é necessário conhecer um pouco de inglês para usufruir de todo o conteúdo.

3. TudoGostoso Receitas

Aplicativo TudoGostoso
Aplicativo do TudoGostoso Receitas (Imagem: Tecnoblog)

Com mais de 170 mil receitas para os usuários, este aplicativo permite que tudo seja encontrado através de um botão de buscas de fácil acesso. As categorias também auxiliam na hora de achar aquele prato para aquele momento importante do dia.

Uma característica que vale mencionar é que o TudoGostoso Receitas motiva os usuários a enviarem suas próprias sugestões com imagens e dicas. Assim, quase que uma comunidade de chefs acaba sendo criada entre as pessoas que mais gostam de apps de receitas. Há muitas propagandas que aparecem enquanto você faz uso do aplicativo.

4. Cozinha Fit & Fat

Fit & Fat
Aplicativo do Cozinha Fit & Fat (Imagem: Tecnoblog)

Oferecendo opções para quem quer criar refeições mais saudáveis, o Cozinha Fit & Fat permite buscas que vão desde o ingrediente usado na receita ao próprio nome do prato. Cada opção é apresentada com uma imagem da receita pronta e um passo a passo intuitivo e cheio de detalhes.

Além disso, matérias informativas e miniaulas são parte da biblioteca do aplicativo. Há até mesmo entrevistas com personalidades para quem busca aquele conteúdo extra que vai além da preparação e dos ingredientes vistos na maioria dos apps de receitas por aí.

5. Livro de Receitas

apps de receitas
Aplicativo do Livro de Receitas (Imagem: Tecnoblog)

Ao contrário de todas as opções desta lista de apps, o Livro de Receitas não oferece uma lista para que o usuário possa encontrar algum prato e prepará-lo. Na verdade, este aplicativo funciona como um livro no qual a própria pessoa pode adicionar texto e imagens para deixar tudo organizado.

Assim, a ideia aqui é aposentar o caderninho físico e trocá-lo por um app para manter suas receitas guardadas de maneira segura. Outro fator interessante é que dessa maneira, o usuário pode compartilhar com outras pessoas os seus pratos preferidos.

6. Receitas Veganas em Português

apps de receitas
Aplicativo Receitas Veganas (Imagem: Tecnoblog)

Direcionado tanto para aquelas pessoas interessadas em conhecer o veganismo quanto para os veganos de longa data, esse aplicativo oferece um layout simples, mas prático. A gama de pratos não é gigantesca como outros exemplos dessa lista, mas fornece o suficiente dentro do mundo apresentado.

Há sugestões de café da manhã, almoço, jantar e até de sobremesa. Tudo sem usar um único ingrediente de origem animal. Vale o destaque para os lanches (meus favoritos) que conseguem agradar até mesmo os carnívoros de plantão.

7. Petitichef

Petitchef
Aplicativo do Petitchef (Imagem: Tecnoblog)

Este é mais um dos muitos apps de receitas que prometem milhares de pratos para todos os gostos. O Petitchef divide suas categorias entre “Entrada”, “Prato”, “Sobremesa” e “Outros”. Sendo assim, fica mais fácil encontrar aquele petisco para a sua festa, por exemplo.

Um ponto de destaque deste aplicativo é que muitas receitas também trazem informações nutritivas, auxiliando quem busca por mais detalhes. É possível favoritar as que quiser, além de adicionar imagens para compartilhar com outras pessoas. Por último, vale ressaltar que o app envia sugestões de pratos diariamente para os usuários.

Você gosta de usar os apps de receitas ou ainda prefere ter em mãos os livros e anotações de outrora? Não deixe de comentar!

Ricardo Syozi

Repórter

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Relacionados

Relacionados