7 coisas que você precisa saber sobre o fim do Google+
Google+ acabou; saiba as próximas etapas do processo para "fechar o caixão" da rede social, baixar fotos e outros dados importantes

Em dezembro de 2018, o Google anunciou a já esperada desativação das contas pessoais do Google+ marcada para abril de 2019. Os motivos: baixa demanda e desafios na manutenção de um produto de qualidade (leia-se segurança). As próximas etapas do processo de “fechar o caixão” da rede social inclui download das fotos, mas não só.
A partir de 4 de fevereiro, não será possível criar novos Perfis, Páginas, Comunidades ou eventos no Google+. Quem criou, criou. Quem não criou, não cria mais.
Assim como aconteceu com o Orkut, o Google Buzz e o Google Wave, além do backup, outros recursos associados à rede social serão suspensos. Saiba como proceder.
1) Prazo final para baixar suas fotos do Google+
O prazo máximo para baixar suas fotos do Google+ é 1º de abril de 2019. Depois disso — em 2 de abril — sua conta e qualquer página do Google+ que você tiver criado serão desativadas, e o conteúdo totalmente excluído. As fotos e os vídeos do Google+ no “Arquivo dos álbuns” e suas “páginas do Google+” também serão apagadas.
A boa notícia é que você pode fazer backup do seu conteúdo. Basta fazer isso antes 1º de abril (não é mentira). Fotos e vídeos em backup no Google Fotos não serão excluídos.
Você pode fazer o download e salvar outros dados do Google+:
É possível baixar quantas vezes quiser até o prazo limite ou excluir a sua conta Google+.
2) Seus posts podem permanecer online
De acordo com o Google, o processo de exclusão de conteúdo das contas pessoais do Google+, das páginas do Google+ e do Arquivo dos álbuns levará meses. É possível que ainda veja partes da conta do Google+ pelos registros de atividades, e alguns conteúdos pessoais do Google+ poderão ficar disponíveis para os usuários do G Suite.
Fotos e vídeos armazenados em backup no Google Fotos não serão excluídos. Algumas fotos e vídeos enviados com o Google+ talvez continuem disponíveis no Google Fotos.
3) Donos de comunidades esperem até março
Se você for o proprietário ou moderador de uma Comunidade do Google+, poderá fazer o download dos seus dados da Comunidade (não pessoais, os da sua comunidade) e salvá-los a partir de março de 2019. Será possível fazer o download de outros dados, como autor, texto e fotos de todas os posts das Comunidades Públicas (e só delas).
4) Botão de Login do Google+ vai morrer também
O botão de Login do Google+ (sim, existia isso) usado para se conectar a sites e apps não funcionará mais e, em alguns casos, poderá ser substituído pelo botão de Login do Google (faça isso logo). Esses botões deixarão de funcionar até 7 de março, e podem apresentar falhas intermitentes a partir de 28 de janeiro. Em alguns sites, o botão de Login do Google+ talvez seja substituído imediatamente por um botão de Login Google.
5) Comentários com login Google+
Para quem usava o Google+ para fazer comentários em sites, note que esse recurso será removido do Blogger até 4 de fevereiro e, de outros sites, até 7 de março. Seus comentários serão todos excluídos de todos os sites que usam a partir de 2 de abril.
6) Usuários Google+ e G Suite seguem o baile
Se você for um cliente do G Suite, o Google+ permanecerá ativo única e somente para sua conta do G Suite. O Google recomenda entrar em contato com o administrador do G Suite para saber mais detalhes. Recentemente, o Google informou que o usuário G Suite contará com novos recursos e uma nova aparência em breve, sem dar detalhes.
A empresa deve transformar o Google+ em uma espécie de rede social para empresas. “Nossa análise mostrou que o Google+ é mais adequado como um produto corporativo, em que colegas de trabalho podem se engajar em discussões internas”, disse.
7) Como manter contato com meus seguidores do Google+?
Simples, não mantém. O Google recomenda informar seus seguidores onde eles podem ver o seu conteúdo fora do Google+. “Você pode criar uma postagem que informe seu site, blog, canais de mídia social e outras maneiras de manter contato”, diz o FAQ.
É isso aí, acabou…
Com informações Google [1], Google [2], Google+ API e Blog Google Cloud