8 jogos que se passam no Natal [ou quase isso]

Confira uma lista com diversos games que se passam no Natal ou utilizam o tema da festividade de forma ligeiramente diferente

André Leonardo
Por

Chegamos ao período do Natal, aquela época festiva em que tudo recebe um toque decorativo diferente. No mundo dos games, existem muitos jogos que contam com elementos natalinos, principalmente nestes tempos de atualizações constantes. Embora nosso Natal seja diferente daquele com neve e pinheiros visto na maioria dos games, vale conferir essa lista com 8 games que se passam no Natal ou algo próximo disso.

8 jogos que passam no Natal ou quase isso
Frank West em Dead Rising 4 (Imagem: Reprodução / Capcom)

Importante: O foco aqui são jogos completos que se passam no Natal ou conteúdos adicionais que acrescentem algo substancial ao game. Conteúdos como skins natalinas não são considerados para essa lista.

Nem todos os games que entraram na lista são bons, alguns estão aqui pela questão da curiosidade mesmo. Explicações passadas, vamos começar.

1. Dead Rising 4

8 jogos que passam no Natal ou quase isso
Dead Rising 4 inicia os jogos de Natal dessa lista (Imagem: Reprodução / Capcom)

Zumbis e Natal, seria essa uma combinação que funciona? Bom, é o que pode ser visto em Dead Rising 4. O game coloca novamente o jornalista Frank West na cidade de Willamette para viver mais um apocalipse zumbi.

O jogo se passa no Natal, há gangues de maníacos vestidos de Papai Noel e você pode usar armas bem peculiares como: uma marreta natalina que causa explosões a cada golpe, guirlandas eletrificadas e lançadores de enfeites natalinos que funcionam como granadas.

A série Dead Rising tem como característica armas improvisadas. O fato da trama ser ambientada no Natal criou mais possibilidades para loucuras.

Dead Rising 4 é um pouco repetitivo, mas se você quer uma bagunça com humor sem muito compromisso, pode ser algo divertido. O game está disponível para PS4, Xbox One, PC e também pode ser jogado via retrocompatibilidade no Xbox Series X / S e PlayStation 5.

YouTube video

2. Batman: Arkham Origins

8 jogos que passam no Natal ou quase isso
Batman: Arkham Origins (Imagem: Reprodução / Warner Bros Games)

Batman Arkham Origins é o primeiro jogo do Cavaleiro das Trevas na lista. Neste game, o vilão Máscara Negra coloca um grupo de assassinos na cola do Morcego.

O jogo se passa na véspera de Natal e conta uma história que se passa antes dos eventos de Batman: Arkham Asylum, quando Batman ainda estava no início de seus dias de vigilante.

Embora o game não seja produzido pela Rocksteady, o estúdio responsável pelos outros títulos da série, Batman: Arkham Origins é um bom game.

Para quem quiser se aventurar, ele está disponível no Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X / S, PC e PS3.

YouTube video

3. Clayfighter 63 ⅓

8 jogos que passam no Natal ou quase isso
Clayfighter 63 ⅓ (Imagem: Reprodução / Interplay Entertainment)

Clayfighter foi uma série criada pela Interplay Entertainment e teve seu primeiro game lançado para Super Nintendo em 1993. Contudo Clayfighter 63 ⅓ foi lançado para o Nintendo 64 somente em 1997.

O jogo faz uma paródia com jogos de luta e usa personagens feitos de massinha, animados em stop motion, algo muito comum na década de 1990.

Embora Clayfighter 63 ⅓ não seja um game de luta competitivo como Street Fighter, convenhamos que não é todo dia que podemos ver um boneco de neve mal-humorado saindo no braço com uma versão maligna do Papai Noel que pratica Sumô. Logo, não poderia ficar de fora dessa lista.

4. Parasite Eve

Aya Brea em Parasite Eve (Imagem: Reprodução / Square Enix)

Neste game ambientado em Nova Iorque, nós controlamos a policial Aya Brea, enquanto pretende ter um encontro tranquilo na véspera de Natal.

Como a vida não é fácil, durante a apresentação de uma ópera, muitas pessoas começam a entrar em combustão espontânea durante a performance da cantora Melissa Pearse. Agora fica nas mãos de Aya resolver esse mistério.

O game é um RPG que mistura elementos de investigação policial e ficção científica. Parasite Eve foi um game de grande destaque no primeiro PlayStation.

5. Saints Row IV – How The Saints Save the Christmas

8 jogos que passam no Natal ou quase isso
Saints Row IV (Imagem: Reprodução / Deep Silver)

Saints Row é uma daquelas séries que embarcaram no modelo sandbox popularizado por GTA, porém após o terceiro game, a franquia encontrou sua própria identidade ao focar seu conteúdo em humor escrachado e sem noção. Neste caso, isso está longe de ser um ponto negativo.

Neste conteúdo extra de Saints Row IV, os Saints, se preparam para resgatar o verdadeiro Papai Noel, enquanto encaram sua versão maligna que considera todas as pessoas como travessos e por isso devem ser punidos. Curiosamente essa trama também lembra alguns episódios natalinos de Futurama.

YouTube video

6. Hitman – Holiday Hoarders

8 jogos que passam no Natal ou quase isso
Hitman (Imagem: Reprodução / IO Interactive)

Hitman de 2016 recebeu um conteúdo extra que se passa em uma Paris natalina e o Agente 47 deve deter dois ladrões que pretendem roubar presentes de Natal.

Uma curiosidade: os ladrões se chamam Harry e Marv. Se você viveu nos anos 90 talvez lembre desses nomes. De qualquer forma, isso nos leva ao próximo título da lista.

7. Home Alone

Home Alone de Super Nintendo (Imagem: Reprodução / THQ)

Home Alone é o título original de “Esqueceram de Mim”, a série de filmes que foi sucesso na década de 1990, catapultou Macaulay Culkin para o estrelato e virou símbolo do Natal nas incontáveis reprises da TV.

Para aproveitar a popularidade da franquia de filmes, muitos jogos foram produzidos. É verdade que quase todos são ruins, afinal nada é perfeito.

Entre os títulos mais conhecidos está Home Alone 2, baseado no segundo filme da franquia, em que Kevin é esquecido em Nova Iorque.

Neste jogo que se passa no Natal, boa parte dos desafios estão relacionados a salvar Kevin do que parece ser o hotel mais violento do mundo. Já que é garoto é atacado por funcionários, idosas com sombrinhas, malas, esfregões, aspiradores, entre outros inimigos incomuns.

Home Alone 2 e sua árvore de Natal assustadora (Imagem: Reprodução/ THQ)

Posteriormente o game teve uma versão para Super Nintendo com gráficos melhores, porém mantendo a jogabilidade com controles pouco responsivos e nada confiáveis.

Se você for procurar na internet, recomendo Home Alone de Mega-Drive, que é visualmente “na média” para sua época e jogabilidade envolve criar armadilhas para acertar a dupla de bandidos como no filme.

8. Batman Returns

Batman Returns (Imagem: Reprodução / Konami)

Mais um jogo baseado em filmes, mas diferente de “Esqueceram de Mim” aqui o cenário é um pouco diferente, o game é baseado no segundo filme do Batman, dirigido por Tim Burton e vivido por Michael Keaton em 1992.

As versões desenvolvidas para consoles da Sega (Mega-Drive, Sega CD, Master System e Game Gear) são games mais focados em jogabilidade de plataforma.

Contudo, para quem ficou curioso em jogar, recomendo a versão de Super Nintendo, produzida pela Konami. Esse jogo tem visuais muito bons e segue o estilo beat’em up, aquele típico “andar e bater” como Final Fight e Streets of Rage.

Dessa forma, fecho essa lista de jogos natalinos. Será que deixei algum game importante de fora da lista? Fique à vontade para comentar e acrescentar outros jogos.