Início / TB Responde / Saúde /

A postura correta para quem trabalha no computador

Saúde e produtividade nas funções; descubra a postura correta para quem trabalha no computador e seus benefícios reais

Por

Alguém que tem uma postura incorreta fica dolorido e é menos produtivo no computador. Veja abaixo, informações sobre a postura correta para quem trabalha no computador, os benefícios são inúmeros, além da prevenção de lesões e dores por esforço prolongado, a produtividade dos profissionais tende a aumentar consideravelmente.

Postura correta é importante para quem trabalha no computador (Imagem: Alejandro Escamilla/Unsplash)
Postura correta é importante para quem trabalha no computador (Imagem: Alejandro Escamilla/Unsplash)

Benefícios de uma boa postura

  • Manter uma postura adequada pode evitar dores nas costas, cotovelo, pescoço, ombro ou punho;
  • A postura incorreta repetitiva em um computador pode causar túnel do carpo, que pode exigir cirurgia;
  • Ter uma postura adequada aumenta a velocidade de digitação.

Dicas para boa postura no computador

1. Apoie suas costas

Reduza o risco de dores nas costas ajustando a cadeira de forma que a parte inferior das costas fique devidamente apoiada.

Uma cadeira ajustada corretamente reduzirá a tensão nas suas costas. Obtenha uma que seja facilmente ajustável para que você possa alterar a altura, a posição traseira e a inclinação.

Os joelhos devem estar ligeiramente abaixo de seus quadris. Use um apoio para os pés, se achar necessário.

2. Ajuste a cadeira

Ajuste a altura da cadeira para que se possa usar o teclado com os pulsos e antebraços retos e nivelados com o chão. Isso pode ajudar a prevenir lesões por esforços repetitivos. Os cotovelos devem ficar ao lado do corpo, de forma que o braço tenha a forma de L na articulação do cotovelo.

3. Apoie completamente os pés no chão

Coloque os pés apoiados no chão. Se não estiverem, verifique se pode ter um apoio para os pés, o que permite que descanse os pés em um nível confortável. Não cruze as pernas, pois isso pode contribuir para problemas relacionados à postura.

4. Monitor ao nível dos olhos

A tela deve estar diretamente à sua frente. Um bom guia é colocar o monitor a cerca de um braço de distância, com a parte superior da tela aproximadamente no nível dos olhos.

Para conseguir isso, pode-se precisar de um suporte para monitor. Se a tela estiver muito alta ou muito baixa, será necessário dobrar o pescoço, o que é desconfortável.

Monitor principal deve estar à altura dos olhos (Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash)
Monitor principal deve estar à altura dos olhos (Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash)

5. Posição do teclado

Coloque o teclado à sua frente ao digitar. Deixe um espaço de cerca de 10 cm na frente da mesa para descansar seus pulsos entre as digitações. Mantenha os braços dobrados em forma de L e os cotovelos ao lado do corpo.

Algumas pessoas gostam de usar um descanso para os pulsos para mantê-los retos e no mesmo nível das teclas, é uma questão de gosto.

6. Mantenha o mouse próximo

Posicione e use o mouse o mais próximo possível. Se no momento não estiver usando o teclado, empurre-o para um lado e puxe o mouse para mais perto de você, com espaço para repousar o antebraço.

7. Evite reflexos no monitor

Sua tela deve ser o mais livre de reflexos possível. Se houver brilho na tela, segure um espelho na frente da tela para saber o que está causando isso. Posicione o monitor para evitar o reflexo da iluminação e da luz solar. Se necessário, feche as cortinas das janelas. Ajustar o brilho ou o contraste da tela pode torná-la muito mais fácil de usar.

8. Mantenha os objetos ao seu alcance

Posicione objetos usados com frequência, como telefone ou grampeador, em local de fácil alcance. Evite esticar ou torcer repetidamente para alcançar as coisas. Outra dica importante é se passar muito tempo ao telefone, experimente trocar o modelo comum por um fone de ouvido. Segurar o telefone repetidamente entre a orelha e o ombro pode forçar os músculos do pescoço.

Mantenha todos os objetos necessários ao alcance das mãos (Imagem: Lasse Jensen/Unsplash)
Mantenha todos os objetos necessários ao alcance das mãos (Imagem: Lasse Jensen/Unsplash)

9. Manutenção de saúde e postura

Não se sente na mesma posição por muito tempo. Certifique-se de mudar sua postura tantas vezes quanto possível. Pausas curtas e frequentes são melhores para as suas costas do que um menor número de pausas longas. Elas dão aos músculos a chance de relaxar enquanto outros suportam o esforço.

Seguindo essas dicas ficará mais fácil encontrar a postura correta para quem trabalha no computador, lembrando que nós no Tecnoblog ficamos muitas horas sentados, fazendo pesquisas, produzindo e escrevendo conteúdo.

Com informação: Computer Hope, Ergo impact, NHS.