5 alternativas ao GitHub após a aquisição pela Microsoft
Concorrente afirma ter visto um aumento (de 10 vezes) no volume de transferências

A Microsoft terá um desafio após concluir a aquisição do GitHub — em um negócio avaliado em US$ 7,5 bilhões — conquistar a confiança e o respeito dos quase 30 milhões de desenvolvedores na plataforma. Há usuários expressando suas preocupações, temendo abusos de privacidade e má condução de negócios do GitHub.
Microsoft vai fechar CodePlex, alternativa ao GitHub
Microsoft compra GitHub por US$ 7,5 bilhões
O GitHub permite que programadores do mundo todo colaborem em projetos, compartilhem relatórios de erros e corrijam esses bugs, além de gerir a documentação. A empresa fornece esse serviço gratuitamente para entidades que usam o recurso como “código aberto”. Para projetos de “código fechado”, paga-se uma taxa.
Tornou-se muito popular entre desenvolvedores e empresas que hospedam projetos, documentação e códigos inteiros: Apple, Amazon, Google e a lista não para por aí. São 85 milhões de repositórios hospedados no sistema e 28 milhões de desenvolvedores.
É fácil imaginar por que a Microsoft comprou o GitHub. A desenvolvedora do Windows encerrou seu próprio concorrente, o Codeplex, em dezembro de 2017, e agora é o principal contribuidor do GitHub. A popularidade do GitHub entre os desenvolvedores pode fazer com que a Microsoft conquiste a confiança e o respeito que precisa; ou não.
O GitLab, melhor concorrente, afirma ter visto um aumento (de 10 vezes) no volume total de desenvolvedores que transferiram seus repositórios de código para o GitLab.
We're seeing 10x the normal daily amount of repositories #movingtogitlab https://t.co/7AWH7BmMvM We're scaling our fleet to try to stay up. Follow the progress on https://t.co/hN0ce379SC and @movingtogitlab
— 🦊 GitLab (@gitlab) June 3, 2018
Será esse um sinal precoce de que há problemas à vista? Algumas alternativas.
1. GitLab
2. BitBucket
O BitBucket é da Atlassian, dona do Trello. Totalmente integrado a outras ferramentas de gerenciamento Jira, HipChat e Confluence. Escolha certa para grandes empresas que já usam essa plataforma. É gratuito para projetos com até cinco membros.
3. SourceForge
SourceForge é outro nome popular em código aberto. Muitas distribuições e projetos do Linux fornecem downloads através do SourceForge. O veterano de 1999 passou por redesign, ganhou novas ferramentas e também um importador direto do GitHub.
4. Launchpad
Lauchpad é uma plataforma com visual um pouco obsoleto da Canonical, a empresa-mãe do Ubuntu. Tem sido fundamental para o rastreamento de bugs e projetos relacionados a distro. Ela está nos bastidores há anos e não ganhou popularidade.
5. Apache Allura
O Apache Allura é uma opção bastante flexível da Apache Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos. A plataforma suporta linguagem Git, além de outras, cria páginas wiki internas e tickets para documentação e correção de bugs do códigos.