As melhores séries da Netflix sobre tecnologia
Uma lista com tramas que falam de inovações tecnológicas, hackers, experimentos científicos, inteligência artificial e privacidade

Se você curte tecnologia e Netflix, prepare a pipoca! Reunimos as 10 melhores séries sobre o tema disponíveis na plataforma, de acordo com as notas dos usuários do IMDb. De títulos antológicos como Black Mirror até produções nacionais, você vai encontrar opções para maratonar, se divertir e aprender coisas interessantes. E o melhor, sem spoilers! Confira nossa lista e dê o play.
Série nacional, 3% foi a primeira produção brasileira original da Netflix. Em sua história, após eventos que deixaram todo o planeta devastado, o Brasil foi dividido em Continente (parte mais pobre) e Maralto (uma grande promessa de abundância e prosperidade). Para chegar lá, no entanto, aos 20 anos de idade todo cidadão pode passar por uma seleção, que usa da tecnologia e de provas físicas e psicológicas para colocá-los diante de dilemas morais. De todos que se inscrevem, apenas 3% são selecionados.
Série russa, Better Than Us se passa em uma realidade futurista, na qual a sociedade vive em harmonia com robôs, que servem para substituir tarefas humanas. Nesse universo, Arisa é uma robô rara, criada pelos chineses e programada para ser mãe e esposa, mas se vê diante de uma situação não planejada quando passa a ser desejada por uma corporação e caçada por terroristas e investigadores de um assassinato.
Minissérie sul-coreana, Holo, Meu Amor acompanha uma jovem que sofre de um distúrbio que a impede de reconhecer a face das pessoas, o que a transforma em uma figura antissocial. Tudo muda, porém, quando ela experimenta um óculos que possui uma inteligência artificial integrada e que funciona com um holograma com a mesma aparência de seu desenvolvedor. Encantada pela imagem e personalidade da tecnologia, a garota aos poucos se apaixona pela IA.
Série de comédia adolescente alemã, Como Vender Drogas Online (Rápido) acompanha Moritz, um garoto que quer reconquistar a ex-namorada que o trocou por um traficante da escola. Membro da Geração Z que respira internet, o protagonista começa então um comércio online para vender drogas e assim chamar sua atenção.
Série documental, O Código Bill Gates se debruça sobre a história e influências do visionário co-fundador da Microsoft, Bill Gates. Um dos homens mais ricos do mundo e que hoje se dedica a apoiar causas sociais – uma das finalidades para a grande fortuna que acumulou – ele fala sobre passado e futuro, e como ainda pretende alcançar algumas metas.
Baseada em um livro homônimo, Altered Carbon se passa em 2384, futuro no qual seres humanos podem guardar sua consciência em cápsulas e trocar de corpo sem morrer. Nesse cenário, um homem acorda 250 anos após sua morte para desvendar um assassinato, usando três armas: inteligência artificial, realidade virtual e big data.
Título que não podia faltar em uma lista de melhores séries de tecnologia da Netflix, Apostando Alto é uma produção sul-coreana ambientada em Sandbox (a versão do Vale do Silício da Coreia do Sul). A comédia romântica segue os passos de uma jovem empreendedora que deseja ser a “Steve Jobs do seu país”, e que, ao lado de um empresário e amigo, decide fundar sua própria startup.
Série canadense-americana, Travelers se passa em um futuro no qual viajantes do tempo conseguem voltar ao passado com sua consciência e assumirem a vida de outras pessoas. Nessa viagens, eles trabalham juntos para realizar missões como salvar a humanidade de um futuro caótico, e, para isso, se utilizam de ferramentas como o conhecimento histórico e perfis de mídias sociais.
Série de animação antológica, Love, Death & Robots possui episódios curtos totalmente independentes e que utilizam técnicas diversas de animação. Suas narrativas, no entanto, giram em torno dos temas que dão título à série e se utilizam do humor ácido para contar histórias que se passam em realidades alternativas e com desenrolares surpreendentes.
Criada por Charlie Brooker, Black Mirror é uma série britânica de ficção científica que deu origem a um filme interativo: Black Mirror: Bandersnatch. Produção antológica, ou seja, que possui episódios independentes, com elencos, cenários e histórias diferentes, a série aborda temas obscuros e satíricos sobre a sociedade moderna, mostrando consequências imprevistas das novas tecnologias.
Você deve estar se perguntando como Mr. Robot ficou de fora dessa lista. A verdade é que a série americana estrelada por Rami Malek no papel de um engenheiro de cibersegurança e hacker, que sofre de transtorno de ansiedade e depressão, não está disponível na Netflix, e sim no Amazon Prime Video.
Na trama, o protagonista se vê em uma encruzilhada quando o líder de um misterioso grupo de hackers o recruta para destruir a firma em que ele trabalha, em um dilema ético que envolve o mercado financeiro e a indústria da cibersegurança. A série começou a ser exibida na USA Network em 2015 e despertou ótimas críticas.
O catálogo da plataforma e as notas do IMDb foram consultados em 13/08/2021.