Como colocar travessão e meia-risca no Word ou Google Docs

Conheça os atalhos para adicionar travessão (—), meia-risca (–) ou hífen (-) no texto ou em documentos do Word ou Google Docs e saiba quando usar cada um

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Aprenda a usar o travessão nos seus documentos. (Imagem: Glenn Carstens-Peters/Unsplash)

Tem muita gente que ainda confunde ou deixa de usar travessão, meia-risca e hífen por não conseguir inserir o caractere no computador (ou não fazer ideia de que eles podem ser inseridos). Abaixo, conheça alguns atalhos de teclado para adicionar os símbolos nos documentos do Word, Google Docs ou qualquer outra área de texto do PC, ou celular e aprenda a diferença entre eles.

Atalhos para travessão (—)

Windows:

  • Alt (esquerdo) + 0151 (no teclado numérico);
  • No Word: AltGr + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
  • No Word: Ctrl + Alt + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
  • Aperte a tecla Windows + “.” (ponto) para abrir o seletor de emojis, depois clique no ícone com vários símbolos no topo da janela e selecione o travessão. No Windows 10, clique no Ômega (Ω) para achar o caractere.
Captura de tela mostrando como colocar travessão no Word
O seletor de emojis é uma opção para colocar o travessão no Word. (Imagem: reprodução/Windows)

Mac (macOS):

Aperte Shift + Option + “-” (sinal de menos).

Atalhos para meia-risca (–)

Windows:

  • Alt (esquerdo) + 0150 (no teclado numérico);
  • No Word: Ctrl + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
  • Aperte a tecla Windows + “.” (ponto) para abrir o seletor de emojis, depois clique no ícone com vários símbolos no topo da janela e selecione o travessão. No Windows 10, clique no Ômega (Ω) para achar o caractere.

Mac (macOS):

  • Aperte Option + “-” (sinal de menos).

Atalho para hífen (-)

Windows ou Mac:

Aperte o sinal de menos.

Travessão ou meia-risca pelo teclado do celular

Também é possível incluir os caracteres quando estiver escrevendo pelo celular. Eles podem ser usados em documentos, aplicativos de mensagens, entre outros. Veja abaixo:

Android

No teclado do seu smartphone, clique em “!#1”, no canto esquerdo. Após aparecer os números e símbolos, toque e segure o hífen até aparecer os outros caracteres; depois, escolha entre o travessão ou meia-risca.

Captura de tela do teclado no Android
Também é possível colocar travessão em um documento usando o teclado do Android. (Imagem: reprodução/Android)

iOS

Abra o teclado no seu iPhone e clique no botão “123”, no canto esquerdo. Após aparecer os números e símbolos, toque e segure o hífen até aparecer os outros caracteres; em seguida, escolha entre o travessão ou meia-risca.

Captura de tela do teclado no iPhone
Teclado do iPhone também possui travessão. (Imagem: reprodução/Android)

Qual a diferença entre travessão, meia-risca e hífen?

O travessão é o maior dos riscos, usado para iniciar diálogos, no começo da frase, para separar o interlocutor (indicando quem disse o quê) ou mesmo para abrir um pensamento no meio de uma sentença — como um parênteses.

A meia-risca ou meio-traço é o que tem um tamanho médio entre os três, funciona para expressar extremidades ou um intervalo. Exemplo: 1–10, Norte–Sul.

Já o hífen é o conhecido como “sinal de menos”. O menor dos três é usado para palavras compostas (como meia-risca) e fazer a translineação — quebrar a palavra para a próxima linha.

Qual é o teclado numérico do computador?

O teclado numérico é um bloco localizado ao lado direito das outras teclas com numerais de 0 ao 9. Apesar de agilizar a inclusão de dados, nem todos os computadores têm um.

Qual a diferença entre Alt e AltGr?

O botão Alt vem do termo alternar e é utilizado em conjunto com outra tecla para executar uma ação complementar em uma janela ou programa aberto. Já a AltGr, que é a combinação das teclas Ctrl + Alt, permite a inserção de caracteres especiais, como, por exemplo, o símbolo de uma moeda estrangeira.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Word na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados