Áudio no WhatsApp com problema: como resolver falhas para gravar, baixar e ouvir mensagens
Problemas no áudio do WhatsApp podem levar a falhas ao criar, reproduzir ou fazer o download de uma mídia de som recebida em conversas no mensageiro; saiba como resolver
Problemas no áudio do WhatsApp geralmente envolvem falhas na gravação, download ou na reprodução da mídia. Em certos casos, usuários relatam que não conseguem ouvir som ou que o mensageiro está com o áudio travando.
Felizmente, soluções simples como reestabelecer a conexão com a internet, ajustar as configurações de som do dispositivo ou calibrar o sensor de proximidade do aparelho podem resolver impasses com áudios compartilhados via mensagem do WhatsApp.
A seguir, veja o que fazer caso não consiga ouvir ou baixar mensagens de voz no WhatsApp.
Não consigo gravar áudio no WhatsApp; o que fazer?
Falha para gravar áudio no WhatsApp pode ser causada por problemas com a rede ou permissão do seu dispositivo. Veja dicas para solucionar os principais problemas a seguir.
1. Certifique-se de que há internet disponível
Seu celular ou computador precisa ter acesso à internet para que você consiga gravar e enviar mensagens de voz no WhatsApp. Teste a sua rede Wi-Fi ou a sua conexão com dados móveis e tente novamente realizar a gravação.
Você também pode desabilitar e habilitar a conexão nas Configurações de Rede do celular para tentar resolver possíveis bugs.
2. Verifique as permissões do dispositivo
O WhatsApp precisa de permissão para usar o microfone do seu celular ou computador. Caso esta opção esteja desativada, não será possível gravar áudio no mensageiro.
3. Libere espaço no seu dispositivo
Falta de espaço de armazenamento no seu celular pode impedir a gravação de novas mensagens de voz. Libere memória no seu dispositivo e tente iniciar a captura de áudio novamente.
Usar o WhatsApp desatualizado pode causar problemas de compatibilidade entre seu dispositivo e recursos do mensageiro, inclusive impedir a gravação de áudio. Entre na Google Play Store ou App Store e verifique se há uma nova versão do WhatsApp disponível para ser instalada.
Download de áudio no WhatsApp falhou; o que fazer?
Problemas para baixar áudio no WhatsApp geralmente estão relacionados a conexões instáveis, mas podem envolver falta de armazenamento, dados corrompidos, aplicativo desatualizado ou relógio desconfigurado. Veja, abaixo, o que fazer em cada situação.
1. Verifique sua conexão com a internet
Instabilidade ou falta de conexão com a internet podem impedir que o WhatsApp carregue um áudio compartilhado para reprodução ou download. Logo, é preciso certificar-se de que a rede está estável e de que o modo avião não se encontra ativado.
Conecte o dispositivo à internet (via Wi-Fi ou dados móveis) e entre em algum site pelo navegador para testar a rede. Se necessário, mude para outro ponto com sinal melhor ou entre em contato com a operadora para solucionar o problema de conexão.
2. Libere espaço no seu dispositivo
Como áudios baixados do WhatsApp preenchem o armazenamento do dispositivo, é preciso ter certeza de que o aparelho tem espaço suficiente para alocar o arquivo. Caso contrário, não será possível baixar o ficheiro.
Usuários de cartão SD também podem fazer uma limpeza para liberar mais espaço, e devem conferir se o hardware está habilitado para gravação (se estiver no modo somente leitura, não poderá salvar arquivos).
3. Limpe o cache do WhatsApp
Um WhatsApp com dados corrompidos pode afetar o bom funcionamento de alguns recursos, como o download de áudio. Nesse caso, o melhor a se fazer é limpar o cache do app da Meta e reconfigurar a conta.
Para limpar cache de um app no Android é necessário entrar nas configurações do aparelho, abrir um aplicativo pelo gerenciamento de apps e escolher a opção “Limpar dados”.
Já usuários da Apple têm de entrar em “Ajustes”, acessar a opção “Geral”, tocar na opção “Armazenamento do iPhone”, apertar em um aplicativo e escolher “Apagar app” para limpar cache de apps no iOS e desinstalá-los do aparelho.
Importante: faça um backup de conversas do WhatsApp antes da limpeza de cache, uma vez que apagar os dados do mensageiro também deletará bate-papos e mídias compartilhadas.
4. Atualize o sistema operacional do seu dispositivo
Manter o sistema operacional desatualizado fará com que o dispositivo fique mais vulnerável a bugs antigos e instabilidade do sistema, além de afetar o funcionamento de apps (como o WhatsApp) por problemas de incompatibilidade.
Portanto, vale entrar nas configurações do aparelho para atualizar o Android ou o dispositivo iOS, se novos patches estiverem disponíveis.
5. Ajuste Data e Hora do seu dispositivo
O mensageiro da Meta também pode apresentar problemas se o relógio do aparelho estiver desconfigurado. O WhatsApp com a hora errada é capaz de barrar o acesso do usuário até a correção do relógio, ou mesmo impossibilitar download de áudios, mensagens e arquivos.
A solução para ajustar a hora do WhatsApp consiste em acessar as configurações do relógio do dispositivo, e deixar a hora e fuso com ajustes automáticos.
Não consigo ouvir áudio no WhatsApp; o que fazer?
A impossibilidade de ouvir áudios no WhatsApp pode estar atrelada a problemas no alto-falante, configurações sonoras específicas do aparelho ou sensor de proximidade do celular descalibrado. A seguir, confira soluções para cada um desses impasses.
1. Teste a saída de áudio em outro aplicativo
A reprodução de sons do WhatsApp e de todos os outros aplicativos instalados no sistema só vai acontecer se a saída de áudio do dispositivo estiver em pleno funcionamento.
Quem não estiver conseguindo ouvir áudios no WhatsApp deve abrir outro app e testar se o aparelho está reproduzindo sons. Recomenda-se abrir um vídeo aleatório no YouTube ou tocar uma música no Spotify para verificar o funcionamento da saída de áudio do dispositivo.
Outras sugestões envolvem limpar a saída de áudio ou tirar água do alto-falante do celular, se necessário. Também é recomendado levar o aparelho para a assistência técnica, caso constate que o problema está no alto-falante.
2. Cheque as configurações de áudio do dispositivo
Os ajustes de áudio do dispositivo também podem afetar a reprodução de sons do WhatsApp e de outros aplicativos, já que ditam a configuração padrão do sons em todo o sistema.
Verifique os níveis de volume do dispositivo (nas configurações e via botões físicos) e aumente-os. Certifique-se também de que nenhum ajuste de som para um app específico esteja ativado, e de que o celular não está conectado a um fone Bluetooth ou caixa de som.
Vale ainda entrar nas permissões de aplicativos e conferir se o WhatsApp está habilitado a usar recursos de música e áudio no aparelho.
3. Verifique o sensor de proximidade do seu celular
Outro ponto a ser verificado é a calibração do sensor de proximidade do celular. Esse sensor é responsável por ajustar automaticamente o nível de sons quando o usuário está com o aparelho no ouvido ou quando está usando o alto-falante.
Um sensor de proximidade descalibrado pode não identificar assertivamente se o celular está ou não na orelha. Há casos em que o áudio do WhatsApp fica parado e com a tela apagada durante a reprodução via alto-falante, por achar erroneamente que o aparelho está no ouvido.
Para solucionar isso recomenda-se calibrar o sensor de proximidade do celular, cuja ação pode ser feita ao entrar nas configurações do aparelho e buscar pelos termos “sensor de proximidade” ou “talkback”.
Outras resoluções envolvem a troca da película, a limpeza da parte superior frontal do aparelho (onde fica localizado o sensor de proximidade), a reinstalação do WhatsApp ou a reinicialização do dispositivo.
Posso abrir os áudios do WhatsApp fora do mensageiro?
Sim. Basta salvar um áudio do WhatsApp no celular ou PC e abrir o arquivo com um programa capaz de reproduzir sons. Vale ressaltar que esse aplicativo deve ser compatível com os formatos de áudio OGG, Opus ou M4A do mensageiro.
Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.
Ana Marques
Gerente de Conteúdo
Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.