7 bancos de imagens gratuitos para você aproveitar

Banco de imagem gratuito para qualquer projeto: comercial ou pessoal; confira a lista com sete mais populares

Jean Prado
Por
• Atualizado há 9 meses
banco de imagem gratuito unsplash

Quando se tem, por exemplo, uma atividade de fins comerciais como um trabalho de marketing digital ou precisa de fotos livre de direitos autorais e não tem sempre um fotógrafo ou cenário à disposição, é só recorrer a um banco de imagem gratuito para fazer o download de imagens de alta qualidade.

Não é difícil encontrar bancos de imagens gratuitos na internet e literalmente é só clicar na imagem e baixar, sem a necessidade de criar uma conta no site ou baixar um programa ou aplicativo. Separamos sete fontes para pesquisar a imagem para seu próximo projeto ou post: seja ele comercial ou pessoal.

Freepik

Freepik é um banco de imagem gratuito

O interessante do Freepik é que ele não oferece apenas imagens, mas também vetores, ilustrações, arquivos em *.psd (Photoshop) e muitos modelos prontos, como infográficos ou revistas. Nem todas as imagens têm copyright livre, mas essa opção vem sempre indicada ao lado do botão de download, facilitando o conhecimento do usuário.

Ele é gratuito para todo mundo que quer usar, não precisa de cadastro e também oferece uma versão Premium, que custa US$ 10 por mês e dá acesso a fotos e vetores selecionados.

Pixabay

Pixabay é um banco de imagem gratuito

Um dos mais populares bancos de imagem gratuitos, o Pixabay não precisa de cadastro e tem mais de 900 mil fotos, vetores e ilustrações. Todas as imagens disponíveis no Pixabay tem certificação CC0 (Creative Commons 0), ou seja, esse tipo de licença permite que as imagens possam ser usadas sem nenhuma preocupação com copyright, até mesmo em uso comercial. Você pode baixar, modificar, distribuir e usar as imagens como quiser.

A busca tem alguns filtros interessantes, como de tamanho, tipo, orientação e cor. Ele também não precisa de cadastro e não oferece versão paga.

Pexels

Pexels é um banco de imagem gratuito

O Pexels tem várias fotos (inclusive para papéis de parede) e também dá a opção de buscar por cores, popularidade e de quebra mostra quais são os fotógrafos e pesquisas mais populares para você ver o que estão buscando, para quem faz marketing de conteúdo, essa é uma boa ferramenta.

StockSnap.io

O StockSnap.io é um banco de dados que adiciona novas imagens semanalmente e todas também são livres de copyright, basta clicar e baixar as imagens. Ele não exige cadastro, mas você pode fazer uma conta e deixar as fotos como favoritas. De quebra, há um editor embutido para você ajustar alguma coisa se precisar.

Unsplash

Unsplash é um banco de imagem gratuito

O Unsplash concentra-se em fotos gratuitas e além de ter uma seção para assuntos como negócios, mulheres, viagem, natureza; tem uma área para padrões (patterns), então é uma boa opção para quem trabalha com edição. Pode usar à vontade, essa plataforma também não exige nenhuma conta.. Para desenvolvedores, ele também tem API e permite que seu código pegue imagens do banco de dados deles direto da fonte.

Burst

Burst é um banco de imagem gratuito e inclusivo da Shopify

O Burst é um banco de imagens grátis para qualquer negócio, desde um projeto grande às redes sociais. O curioso é que ele pertence a Shopify, uma empresa canadense de e-commerce. Porém o glorioso é que ele prega um “compromisso de inclusão” com fotos que “retratam diversidade, incluindo grupos sub-representados” e todas com descrição das imagens traduzidas, para pessoas com deficiência visual, por exemplo.

O CC Search não é um banco de imagem, mas um motor de busca (como o Google) que pesquisa em mais de 300 milhões de imagens de APIs abertas. Ele saiu do beta este ano e é ideal para pesquisar imagens gratuita de domínio público e sob licenças de uso. No filtro da busca, por exemplo, é necessário colocar na busca o tipo de aplicação: se é para uso comercial ou para modificação ou adaptação; ou selecionar o tipo de licença da imagem, no caso de imagens gratuitas, o tipo de licença é a CC0 (Creative Commons 0).

Colaborou: Lucas Lima.

Receba mais sobre Banco de Imagens na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados