Início / TB Responde / Celular /

BIG Launcher: como transformar um celular para idoso

Aplicativo aumenta os caracteres e os ícones da tela inicial, assim qualquer aparelho se torna um ótimo celular para idoso

Victor Hugo Felix

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A procura por celular para idoso é cada vez maior, uma vez que pessoas mais velhas querem e precisam se manter conectadas. O aplicativo BIG Launcher é uma opção viável para adaptar smartphones convencionais às necessidades dos idosos que, muitas vezes, têm dificuldade para enxergar e usar o celular de forma mais independente.

Celular para idoso / Pexels / Andrea Piacquadio

O que é app launcher?

Os aplicativos launcher são softwares que podem ser instalados em smartphones e tablets Android para personalizar o aparelho. Com esses aplicativos, é possível trazer novos visuais para a tela, com ícones e menu inicial que combinam com o usuário.

É um tipo de aplicativo que pode ser instalado por pessoas de todas as idades, de modo que cada um explore os potenciais do smartphone e o adapte aos seus próprios gostos.

O BIG Launcher, entretanto, é um aplicativo launcher com configurações desenvolvidas especialmente para idosos e pessoas com dificuldade para enxergar letras pequenas.

O BIG Launcher

A principal função do aplicativo é aumentar os caracteres e os ícones dos visores dos smartphones, facilitando a leitura e a navegação. O BIG Launcher substitui a interface tradicional dos aparelhos com sistema operacional Android, incluindo botões e letras mais legíveis.

O launcher ainda aumenta o contraste dos ícones dos aplicativos. O menu pode ser facilmente personalizado para que se adeque às necessidades do usuário. O intuito é que o idoso possa realizar suas atividades de forma mais ágil e intuitiva, sem cometer erros de digitação e precisar de outra pessoa para ajudar na navegação.

celular para idoso / BIG Launcher / ReproduçãoLimitações do BIG Launcher

O aplicativo precisou sofrer algumas alterações em março de 2019, por conta Política de Permissões da Google Play Store, e assim algumas funções básicas do aplicativo se perderam. Então a BIG Apps Suite, criadora do BIG Launcher, lançou aplicativos complementares que devem ser baixados individualmente para outras funções.

O BIG Phone, por exemplo, traz discador com números mais amplos e ícones com cores diferentes que ajudam a ser identificados mais facilmente. Além disso, a tela de chamada é simplificada para que as ligações sejam feitas sem sufoco. O BIG SMS segue os mesmos princípios, com caracteres e ícones maiores que facilitam leitura e digitação.

Todos os aplicativos da BIG App Suites são gratuitos, mas oferecem opções pagas com opções de personalização mais amplas.

Celular para idoso mais acessível

Acentuando a acessibilidade dos smartphones, o BIG Launcher e os outros aplicativos do mesmo segmento podem ser controlados por teclados físicos ou interfaces para cadeiras de rodas. Com o apoio do leitor Talkback, usuários com deficiência visual ou dificuldades de leitura também podem usar o celular tranquilamente.

Com informações: Positivo, BIG Launcher 1, BIG Launcher 2.