Como bloquear alguém no Instagram? Entenda como funciona o recurso na rede social

Bloquear uma pessoa no Instagram é a medida mais drástica para lidar com usuários inapropriados ou privar uma pessoa de ver seu perfil na rede social

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como bloquear alguém no Instagram? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como bloquear alguém no Instagram? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Você pode bloquear uma conta no Instagram para excluir uma pessoa em seu círculo de contatos na rede social. Ao fazer o bloqueio, o usuário não poderá ver seu perfil e suas publicações, ou mandar mensagens na DM até você fazer o desbloqueio.

O bloqueio do Instagram faz parte dos recursos de segurança do usuário na plataforma, junto da função “restringir” e da possibilidade de remover seguidores. Bloquear uma pessoa no Instagram é uma das formas de impedir que ela siga o seu perfil.

Entenda no passo a passo abaixo como bloquear um perfil no Instagram, seja no Android ou iOS.

1. Acesse a guia Explorar no Instagram

O primeiro passo para bloquear um perfil no Instagram consiste em acessar a guia Explorar. Trata-se do ícone de lupa na parte inferior do aplicativo, tanto no Instagram para Android quanto para iPhone.

Ícone da guia Explorar no Instagram (imagem: Emerson  Alecrim/Tecnoblog)

2. Toque em Pesquisar e busque pelo usuário que deseja bloquear no Instagram

Bloquear alguém no Instagram requer pesquisar pelo seu nome no campo Pesquisar, no topo da área Explorar. Se a pessoa te segue, você pode acessar a sua lista de seguidores e buscar por ela no campo Pesquisar, novamente no topo da tela.

Pesquise pela pessoa a ser bloqueada no Instagram (imagem: Emerson  Alecrim/Tecnoblog)

3. Acesse o perfil da pessoa

Ao localizar a pessoa que deseja bloquear no Instagram, entre no perfil dela.

Acesse o perfil da pessoa a ser bloqueada no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Toque nos três pontos no canto superior direito

No perfil da pessoa, toque no ícone com três pontos no canto superior direito do Instagram.

Toque nos três pontos no perfil da pessoa a ser bloqueada no Instagram (imagem: Emerson  Alecrim/Tecnoblog)

5. Selecione “Bloquear”

No conjunto de opções que aparece no ícone de três pontos, escolha “Bloquear”.

Opção de bloquear perfil no Instagram (imagem: Emerson  Alecrim/Tecnoblog)

6. Confirme o bloqueio do usuário no Instagram

O Instagram perguntará se você realmente deseja bloquear aquele perfil. Toque no botão “Bloquear” para confirmar o procedimento.

Confirme o bloqueio do perfil no Instagram (imagem: Emerson  Alecrim/Tecnoblog)

O que acontece quando alguém é bloqueado no Instagram?

A conta bloqueada por você no Instagram é impedida de localizar o seu perfil, bem como de visualizar suas publicações e stories na rede social. Além disso, o usuário bloqueado não pode enviar mensagens diretas a você.

A conta bloqueada também não é capaz de fazer marcações ou menções ao seu perfil. Além disso, se a mesma pessoa tiver ou criar outra conta no Instagram, esta será bloqueada automaticamente para você.

O Instagram também bloqueia outras contas criadas pela mesma pessoa (imagem: Emerson  Alecrim/Tecnoblog)

A pessoa para de me seguir quando é bloqueada no Instagram?

Sim. Quando você bloqueia alguém no Instagram, vocês deixam de seguir um ao outro na rede social, automaticamente. Isso porque o recurso visa impedir qualquer tipo de contato entre quem bloqueia e a conta bloqueada.

O usuário vai saber se eu bloqueá-lo no Instagram?

O Instagram não envia notificações ou avisa o usuário de outra forma sobre a sua conta ter sido bloqueada por outro participante da rede social. No entanto, há alguns sinais que permitem a você saber se foi bloqueado no Instagram.

Posso bloquear alguém que já me bloqueou no Instagram?

Não é possível bloquear alguém que já te bloqueou no Instagram, pois a conta dessa pessoa não irá aparecer para você nas pesquisas dentro da rede social, a não ser que ela te desbloqueie em algum momento.

O bloqueio do Instagram é definitivo?

Sim. O bloqueio de uma conta no Instagram dura para sempre. Não existe prazo para a restrição expirar ou bloqueio de perfil por período de tempo. Mas é possível desbloquear uma pessoa no Instagram a qualquer momento.

Desbloqueando um perfil no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Desbloqueando um perfil no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Posso evitar interação com outros usuários sem ter que bloquear?

Você pode remover a pessoa da sua lista de seguidores indo ao perfil dela, tocando no botão com três pontinhos e escolhendo “Remover seguidor”. No mesmo menu, você também pode usar a opção “Restringir”, que limita a interação com uma conta, mas não a bloqueia.

Qual a diferença entre bloquear e restringir no Instagram?

A diferença entre bloquear e restringir no Instagram é que o bloqueio impede a conta de acessar seu perfil, visualizar suas publicações e te contatar via mensagens diretas.

Já a opção de restringir no Instagram faz os comentários do perfil restrito não serem exibidos publicamente em suas postagens. Além disso, as mensagens enviadas a você por um usuário restrito vão para a área de solicitações, não para a caixa de entrada.

Qual a diferença entre bloquear e remover seguidor no Instagram?

A diferença entre remover seguidor e bloquear no Instagram está no fato de que o bloqueio impede a pessoa de acessar as suas publicações ou de enviar mensagens diretas a você.

Já a função de remover seguidores do Instagram faz o perfil deixar de te seguir, mas o usuário removido ainda pode visualizar as suas publicações e entrar em contato com você.

Posso impedir que alguém me siga no Instagram sem ter que bloquear?

Você só pode impedir que uma conta não bloqueada te siga se deixar o Instagram privado. A rede social não tem nenhuma função que impede que um perfil específico te siga que não seja o bloqueio.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados