Bluetooth aptX ou A2DP? Entenda a diferença que faz para ouvir música
Descubra qual é a diferença entre Bluetooth aptX e A2DP, duas das tecnologias de codecs mais utilizadas por fones de ouvido sem fio
Bluetooth aptX ou A2DP? Muita gente já deve ter visto esses nomes em fones de ouvido ou caixas de som sem fio, indicando um padrão compatível de áudio. De maneira resumida, o primeiro é o formato mais antigo e extensamente suportado por dispositivos eletrônicos, enquanto o segundo oferece mais qualidade, porém, conta um número menor de aparelhos com suporte.

O que é A2DP?
A2DP é a sigla de Advanced Audio Distribution Profile (Padrão Avançado de Distribuição de Áudio, em português), a tecnologia padrão para transmissão de áudio via Bluetooth. O formato foi o primeiro estabelecido com os primeiros fones de ouvido e caixas de som sem fio.
O padrão A2DP está presente em qualquer dispositivo que use Bluetooth para transmitir sons, desde dispositivos de saída ao seu computador ou seu celular Android.
No entanto, por ser um formato mais antigo, o A2DP possui limitações de largura de banda, suportando uma conexão de no máximo 786 kbps.
O que é aptX?
O aptX é um algoritmo de compressão criado para contornar os problemas de largura de banda do A2DP. Desenvolvido pela Qualcomm, ele compacta o fluxo de áudio na banda reduzida e preserva o espectro de áudio, de modo que ele possa ser executado com mais qualidade.
O codec também oferece maior velocidade de transmissão, diminuindo o lag entre uma tela e uma caixa de som, por exemplo.
Quais são os tipos de aptX?
O codec aptX em aparelhos Bluetooth se divide em formatos que compartilham algumas características, mas são utilizados para funcionalidades diferentes.
- aptX — É o codec padrão, que conta com taxas de compressão melhores do que o A2DP, chegando a 384 kbps e conta com áudio em 16 bits;
- aptX HD — Este formato de aptX oferece áudio em 24 bits, suporta taxas de transferência de até 576kbps, garantindo áudio com mais qualidade;
- aptX LL — Também chamado de aptX Low Latency, por ter maior foco em baixa latência, é utilizado para atividades que necessitem de velocidade na transmissão de dados para evitar atrasos, por essa razão, seu uso é recomendado em games;
- aptX Adaptative — O aptX Adaptative usa taxa de transferência de bits adaptável para oferecer baixa latência e áudio de alta qualidade;
- AptX Lossless — Utiliza taxa de transferência adaptável que pode ser definida entre 140Kbps até 1Mbps. É o formato que oferece mais qualidade, porém suportado por poucos dispositivos.
Infelizmente, nem todos os dispositivos de áudio sem fio suportam o padrão aptX e, para funcionar, tanto o transmissor quanto o dispositivo de saída precisam ser compatíveis com o codec da Qualcomm.
O iPhone é compatível com aptX?

Não. Para fazer com que algum aparelho com codec aptX seja reconhecido por dispositivos iOS é necessário usar um adaptador.
A Apple utiliza o AAC (Advanced Audio Codec) em dispositivos como iPhones e iPads. Seu diferencial é a capacidade de comprimir dados sem muita perda de qualidade, devido ao seu algoritmo de compressão mais poderoso.
No entanto, a tarefa exige mais processamento e gerenciamento de energia, por isso, este codec costuma ter melhor desempenho em dispositivos iOS do que em aparelhos Android.
Qual a diferença entre aptX e A2DP?
Falando de um modo bastante simples, todos os fones Bluetooth ou caixas de som sem fio, soundbars, computadores e celulares suportam o padrão A2DP, de qualidade de transmissão de som inferior.
Já o codec aptX, que oferece mais qualidade sonora, porém é suportado por um número de dispositivos reduzido e não está presente nos aparelhos com iOS, que usam um padrão próprio.
Diversas empresas conhecidas, como Motorola, Xiaomi e Sony têm smartphones e outros aparelhos que usam aptX. A lista é extensa, mas você pode conferir no site da Qualcomm, a lista de dispositivos compatíveis com aptX.
Como carregar um fone Bluetooth
Existem maneiras diferentes de carregar um dispositivo Bluetooth, desde as mais simples como plugar o aparelho a um computador ou dispositivo com entrada USB, até mesmo usar carregamento reverso. Veja como carregar um fone Bluetooth.
Como mudar o nome de um dispositivo Bluetooth
Dispositivos Bluetooth podem ser reconhecidos por seu nome de fábrica, algumas vezes, cheio de letras e números. Saiba como mudar o nome de um dispositivo Bluetooth para que ele fique mais reconhecível e amigável.
Com informações: aptX