TB Responde Finanças

Cap table: o que é e qual a sua importância para startups e investidores

Apresentando o patrimônio; saiba o que é cap table e qual a sua importância para a startup e investidor tomarem decisões

Leandro Kovacs
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Uma planilha ou tabela que mostra a capitalização do patrimônio de uma empresa. Veja abaixo, o que é cap table e qual a sua importância tanto para startups quanto investidores no auxílio da tomada de decisões baseadas na materialidade econômica de uma empresa. A tabela leva em conta todo o patrimônio da empresa, físico e papéis adquiridos.

O que é cap table? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é cap table? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Cartas abertas na mesa

A cap table — ou tabela de capitalização —, também conhecida como tabela de limite, é uma planilha que mostra a capitalização do patrimônio de uma empresa.

É mais utilizada por startups e negócios em estágio inicial, mas todos os tipos de empresas também podem usá-la. Em geral, a tabela de capitalização é uma análise descritiva do patrimônio líquido de uma empresa. As cap tables geralmente incluem todo o capital de propriedade de uma empresa, como ações ordinárias, ações preferenciais, garantias e capital conversível.

Como funciona?

Uma versão básica de cap table lista cada tipo de capital acionário, os investidores individuais e os preços das ações. Uma tabela mais complexa também pode incluir detalhes sobre novas fontes potenciais de financiamento, fusões e aquisições, ofertas públicas ou outras transações hipotéticas.

As tabelas de capitalização são normalmente usadas de forma privada por empresas para fornecer informações sobre os investidores e o valor de mercado.

No geral, uma tabela de capitalização mostra o valor total de mercado de uma empresa e seus componentes. Como um ponto chave de referência para gestores de negócios, a cap table é considerada em todas as decisões financeiras que têm impacto na capitalização de mercado e no valor de mercado da empresa.

Como tal, é importante que a tabela de capitalização seja precisa, customizada para as necessidades do negócio e mantida regularmente atualizada para a tomada de decisões com base nas informações.

Exemplo de cap table (Imagem: Corporate finance institute/Divulgação)
Exemplo de cap table (Imagem: Corporate finance institute/Divulgação)

Importância para startups

Para as startups devido a necessidade constante de financiamento e capitalização essa tabela tem função primordial. Ela indica a porcentagem de participação de cada investidor na empresa, o valor de seus títulos e a diluição ao longo do tempo.

A cap table é criada primeiro, antes de outros documentos da empresa, nos estágios iniciais de uma startup ou empreendimento. Após algumas rodadas de financiamento, as tabelas de capitalização tornam-se complexas e listam as fontes potenciais de financiamento, ofertas públicas iniciais, fusões e aquisições e outras transações.

É uma excelente ferramenta para tomada de decisões onde a empresa está em um estágio de que qualquer erro pode resultar em fechamento.

Valor para os investidores

Para os investidores, a importância está ligada ao fato de que a forma mais simples de tabelas lista os acionistas iniciais e suas respectivas participações. As cap tables são usadas por investidores de risco, empreendedores e analistas de investimento para analisar eventos importantes, como diluição de propriedade, opções de ações para funcionários e emissão de novos títulos.

Liquidação efetiva (análise waterfall)

O segundo ponto é que a ferramenta serve para analisar o quanto cada acionista receberia com base no valor disponível para o patrimônio em um cenário de liquidez. Os eventos de liquidez geralmente são incertos e os acionistas não podem prever como e quando ocorrerão.

A análise waterfall se baseia em uma série de suposições para mostrar a porcentagem real dos recursos que seriam distribuídos aos acionistas se a empresa fosse liquidada (encerrada).

A cap table normalmente indica a propriedade contábil de acionistas individuais, que é a porcentagem real de propriedade. A propriedade contábil varia da propriedade econômica, que é o percentual de propriedade disponível para o patrimônio líquido.

Com essas informações descobrimos o que é cap table e qual a sua importância estratégica e tática, tanto para as startups quanto para os investidores — apostadores de risco.

Com informação: Corporate finance institute, Investopedia.

Esse conteúdo foi útil?

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque